Super banner

Experiência faz prefeito acelerar implantação de UTI neonatal

Experiência faz prefeito acelerar implantação de UTI neonatal

11/09/2009 – O projeto de implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal prevista para 2010 na Santa Casa será colocado em prática imediatamente, com previsão de entrega para dezembro próximo. A decisão do prefeito Jeová Moreira da Costa mudou após experiência ele teve no último fim de semana no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Ele, que é médico, atendia na unidade de urgência e emergência quando uma gestante gemelar (gestação de mais de um bebê) entrou em trabalho de parto prematuro e precisou de uma UTI neonatal. Como Araxá não possui a unidade, foram solicitadas três vagas na Gerência Regional de Saúde (GRS) em Uberaba que só foram encontradas doze horas depois.

“Pedimos vagas em todas as cidades da região, mas não encontrávamos. Depois de muito tempo, arrumaram uma vaga em Uberlândia e outra em São Sebastião do Paraíso, mas como uma mãe vai mandar cada recém-nascido para uma cidade diferente. Não podemos aceitar isso, a implantação de uma UTI neonatal é urgente”, afirma o prefeito.

De acordo com Jeová, a implantação da UTI neonatal em Araxá está sendo fechada com um grupo de Riberão Preto (SP) que é responsável pelas unidades do Hospital São Domingos, em Uberaba.

“Vamos decidir se construiremos uma estrutura nova ou reforma uma unidade do hospital. Nós não podemos mais conviver com a situação que convivi no último fim de semana. A mãe, o médico, as enfermeiras, todos ficaram angustiados, fazendo telefonema de dez em dez minutos para Uberaba tentando disponibilizar as vagas, mas tinha vez que ninguém atendia nem o telefone.”

Ele acrescenta que o investimento previsto é de R$ 1,2 milhão, sem contar com a construção ou reforma de uma ala na Santa Casa.

Notícias relacionadas