Super banner
Super banner

ExpoAraxá 2013 aguarda mais de 1 mil animais para competições e leilões

ExpoAraxá 2013 aguarda mais de 1 mil animais para competições e leilões

ExpoAraxá 2013 aguarda mais de 1 mil animais para competições e leilões 1

A primeira etapa da ExpoAraxá 2013, que conta com a realização dos leilões, torneiros leiteiros e a exposição de gado deve ser ainda mais movimentada que a do ano passado. As datas das competições e eventos na primeira fase, que começa oficialmente no dia dois de abril, já estão marcadas e os preparativos no Parque de Exposições Agenor Lemos estão ocorrendo.

Segundo o coordenador desse departamento na festa, Fábio Rios, os animais começam a chegar no dia 25 de abril. São esperados 650 animais da raça Girolando, 300 do Gir Leiteiro e outros 200 do Projeto Educampo.

“Dia 25 de março é a entrada dos animais do Torneiro Girolando. Dias 1º e 2 abril são os animais Girolando para pista. Dias 6 e 7 chegam os animais Educampo; nos dias 8 e 9 os animais Gir. No dia 12 de abril chegam os Muares e dia 18 de abril Mangalarga Marchador”, explica.

O Torneiro Leiteiro do Girolando começa no dia 30 de março, com esgota às 14h. Neste mesmo dia, às 22h, acontece a primeira ordenha. A nona e última ordenha será às 14h do dia 2 de abril. O do Gir Leiteiro tem a esgota às 14h do dia 6 de abril, r às 22h tem a primeira ordenha. A final será dia 9 de abril, às 14h.

Fábio Rios - Ascom Arap

“Uma novidade é essa exposição do Mangalarga Marchador. No ano passado tivemos só a prova de marcha e este ano vai ser a exposição dessa raça, sendo ranqueada também, contando pontos para a etapa nacional. Os critérios são da Associação dos Criadores do Mangalarga Marchador. São três quesitos: marcha, morfologia e a funcionalidade. São três dias da exposição do Mangalarga”, ressalta Emílio Carlos Pereira Valle, vice-presidente da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap).

Emílio Pereira Valle - Ascom Arap

“Os julgamentos também prometem movimentar a ExpoAraxá. Dia 3 de abril são do Girolando ½ sangue jovem e ¾ jovem. No dia quatro de abril Girolando ½ sangue adulto e ¾ adulto (macho 3/4). Na sexta-feira, dia 5 de abril, julgamento do Girolando 5/8. Os da Educampo serão nos dias 8 e 9 de abril e do Gir dia 10 de abril, machos, dia 11, fêmeas jovens e no dia 12 de abril, um sábado, fêmeas adultas”, destaca Fábio. Do dia 19 a 21 de abril, acontece o Julgamento Mangalarga Marchador, e nos dias 13 e 14 de abril a Prova de Marcha de Muares.

Queijo Minas Artesanal

Outra realização que será feita na 39ª ExpoAraxá é a Etapa Regional do Concurso Queijo Minas Artesanal, organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), com parceria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A Arap, pelo terceiro ano consecutivo, abre espaço na ExpoAraxá para a realização da etapa.

O evento será no dia 12 de abril, a partir das 16h, no Parque de Exposições Agenor Lemos. Segundo Sílvia Passos, extensionista da Emater na cidade, o concurso é da região produtora Araxá, uma das cinco existentes no Estado. A região tem 20 produtores cadastrados e a expectativa é de que todos participem. Este ano é a sétima edição do concurso regional em Araxá.

“Neste ano temos uma parceria, proposta pela Arap, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Vamos ter dentro do concurso o foco também de chamar a atenção dos próprios comerciantes, dos consumidores, da população em geral da importância do Queijo Minas Artesanal cadastrado. Na nossa microrregião são 11 municípios e temos 20 produtores cadastrados, e esperamos que todos eles possam estar conosco. E todos os produtores estão convidados para vir acompanhar o concurso”, afirma.

Da etapa Araxá, os cinco primeiros colocados serão convidados a participar do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, onde será eleito o melhor queijo de Minas Gerais. Produtos da região produtora de Araxá, já ocuparam o primeiro lugar do ranking em edições anteriores da etapa estadual.

Leilões

No dia 3 de abril, uma quarta-feira, acontece o Leilão Úbere Cheio, da Arap. Dia 4, Leilão de Bezerras e Novilhas. Na sexta-feira, 5 de abril, acontece o Leilão Excelências de Araxá. No dia 9 de abril é o dia do Leilão Misto Carga Fechada da Arap. Na quinta-feira, dia 11 de abril, Leilão Misto Tradicional. Já no sábado, 13 de abril, será realizado o Leilão Joias de Araxá. E encerrando os leilões, no dia 18 de abril acontece mais um Leilão Misto Tradicional.

Notícias relacionadas