Super banner

Fabiano cobra melhorias no Aterro Sanitário e mutirão para limpeza dos bolsões de lixo

Fabiano cobra melhorias no Aterro Sanitário e mutirão para limpeza dos bolsões de lixo

Vereador Fabiano

Terceiro orador da tarde, o vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) abriu pronunciamento fazendo cumprimento ao orador anterior Professor Cachoeira (PDT) pelo apoio e organização a diversos eventos esportivos pela cidade, em especial aos Jogos Estudantis, que não eram realizados desde de 2008, época em que atuou como assessor de Esportes, enaltecendo que o evento contempla não só alunos como também a participação dos pais e da comunidade.

Ainda fazendo menção ao setor educacional, Fabiano voltou a cobrar a atuação de profissionais de Educação Física em escolas e creches do Município, como prevê legislação federal, e vem defendendo esta bandeira desde o início do seu mandato.

Fabiano também solicitou para que o Município também contemple revisão salarial do quadro de servidores públicos, pedindo apoio ao vereador Marcílio da Prefeitura (PT), a exemplo do recente benefício contemplado aos servidores da Educação com o piso nacional da categoria.

O vereador também homenageou as suas assessoras Elena Cecília e Leila Rosa pelo Dia da Secretária comemorado nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, além de também cumprimentar todas as assessoras dos demais pares.

O vereador também abordou assunto relativo ao veto enviado pelo Executivo sobre a destinação de garantia de percentual financeiro obrigatório destinado às entidades assistenciais, se declarando contra o veto, cumprimentando representantes de diversas entidades que lotaram o plenário na Reunião Ordinária, indagando sobre qual Administração Pública não tem interesse em apoiar o trabalho desempenhado por essas instituições, abrangendo principalmente crianças e idosos.

Por meio de apresentação em slides, o vereador apresentou um diagnóstico sobre a importância para o Município em contar e apoiar as atividades desempenhadas pelas entidades assistenciais da cidade. O vereador se colocou ainda à disposição de todas as entidades para que faça gestão junto as suas demandas crescentes em função do aumento da população e de pessoas assistidas.

Fabiano também declarou apoio à greve dos bancários para que a lei que trata sobre o atendimento (tempo de espera em fila) seja atendida pelas instituições.

Outro assunto abordado pelo vereador foi relativo à Campanha de Combate ao Câncer de Mama, falando sobre a importância de se prevenir este mal e destacou iniciativa do Centro de Atendimento à Mulher com programação para o público feminino durante este mês de outubro.

Outra informação apresentada ainda pelo vereador foi quando a volta do funcionamento do Centro Esportivo “Buracanã”, lembrando que o complexo foi inaugurado por parceria da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) com o governo do ex-prefeito Antônio Leonardo, e nos últimos anos o local foi entregue ao abandono total. E por meio de iniciativa sua juntamente com o vereador Juninho da Farmácia (DEM) e apoio dos demais colegas, um Projeto de Lei junto ao Executivo tornou possível a cessão do espaço para a Fundação Rio Branco que já inicia a reforma do local já esta semana, se tratando de uma grande conquista para a cidade.

O vereador tratou ainda sobre o Aterro Sanitário, com foco no desenvolvimento ambiental.Ele lembrou que o aterro foi inaugurado em 2008 após incansável trabalho de 15 anos junto a diversos órgãos ambientais para que o local finalmente fosse colocado em operação. E atualmente, o vereador constatou diversos problemas que o aterro enfrenta atualmente, com lixos espalhados pelo seu acesso e o local está se transformando em lixão, perdendo a sua finalidade e cobrou providências. Ele alertou que se as condicionantes não forem atendidas, dificilmente a licença do local será renovada. Ele falou ainda que já apresentou dois requerimentos, um no dia 4 de julho e outro em 23 de julho, solicitando a cópia do Certificado de Licença de Operação do Aterro Sanitário, cobrando novamente por um terceiro requerimento nesta Reunião Ordinária.

Em outro assunto abordado no campo ambiental, o vereador relatou sobre bolsões de lixo espalhados pela cidade e também cobrou providências apresentando diversos setores comprometidos como no bairro Salomão Drummond, no acesso à Igreja Nossa Senhora de Fátima, na estrada de acesso à comunidade do Mourão Rachado e até às margens da rodovia Araxá/Sacramento. O vereador demandou por meio de indicação à Secretaria de Desenvolvimento Urbano para que realize mutirão de limpeza para solucionar este grave problema.

Fabiano apresentou também Projeto de Lei que dispõe sobre denominação de via pública – rua José Geraldo, a atual rua Sete do loteamento residencial Fenícia.

Moções apresentadas pelo vereador

– Moção de Congratulações e Reconhecimento – Concedida ao professor Adriano Pena Ribeiro Lemos, pela eleição e posse como vice-presidente da Liga Brasileira de Xadrez, no último dia 21 de setembro, em Brasília.

– Moção de Aplausos e Reconhecimento – Concedida à professora Fabíola Cristina Melo pela conquista do Doutorado em Educação realizado ao longo de quatro anos na cidade de Viña Del Mar, no Chile.

– Moção de Aplausos e Reconhecimento – Concedida à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através do seu diretor administrativo Sr. Antônio Gilberto Ribeiro de Castro, e ao Sr. Afonso Borges, presidente da Associação Cultural Sempre Um Papo, pela realização do 2º Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), promovido entre os dias 19 e 22 de setembro.

Notícias relacionadas