Super banner

Faixas da Antônio Carlos não são respeitadas

Faixas da Antônio Carlos não são respeitadas

Da Redação/Jorge Mourão – O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) encaminhou um requerimento à Prefeitura de Araxá e à Câmara Municipal que reivindica através da manifestação popular e de membros militantes uma atenção especial em relação à travessia de pedestres nas faixas da avenida Antônio Carlos, que está sendo revitalizada.

Faixas da Antônio Carlos não são respeitadas 1

A instalação de tablados ao longo da avenida para organizar as obras diminuiu o campo de visão do tráfego para pedestres e motoristas, e a campanha de reeducação de travessia na faixa – Sou Pedestre! Sou Motorista! – será promovida pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran) a partir da próxima segunda-feira (14). Os semáforos das travessias da avenida com as ruas Cassiano Lemos e Presidente Olegário Maciel foram retirados nesta quarta-feira (9), indicando que a prefeitura não pretende reativá-los.

A campanha é semelhante aos moldes aplicados na travessia de pedestres em Brasília e outras cidades. O pedestre, que tem preferência, acena com o braço pedindo a parada do motorista para que ele possa atravessar com segurança.

 Apesar de instalar placas de preferência no início das obras, a maioria dos motoristas ignoram a sinalização. A reportagem do Diário de Araxá acompanhou o tráfego na Antônio Carlos no final da tarde desta terça-feira (8) por 10 minutos, e a travessia foi respeitada uma única vez.

Faixas da Antônio Carlos não são respeitadas 2

“O tráfego de veículos é constante e muito perigoso, já tivemos várias ocorrência de acidentes, e a primeira missão do chefe do Executivo é preservar a vida humana, o povo de Araxá. O pedestre indefeso e motorista refém, porque não existe uma ordem de preferência entre motoristas e pedestres. Entendemos que a conscientizaçaõ do motorista é importante, mas ela vem a longo prazo, hoje pedimos a proteção à vida do povo que ali trafega diariamente”, afirma o presidente do diretório municipal PT em Araxá, Rogério Farah.

“A nossa manifestação tem o intuito de colaborar com a administração pública, e para que o chefe do Poder Legislativo (Carlos Roberto Rosa) perceba a atuação do PT, que é sensível aos anseios do povo, assim como a Câmara Municipal”, acrescenta.

O requerimento do PT foi lido na abertura da reunião ordinária da Câmara desta terça-feira (8). Posteriormente, o vereador César Romero da Silva (PR/Garrado), vice-líder do governo, fez um pronunciamento anunciado a campanha de conscientização promovida pela Asttran a partir da semana que vem.

“Não teria condições de reativar os semáforos porque a visibilidade do motorista e do pedestre ficou limitada em função dos tablados das obras de revitalização da Antônio Carlos. A campanha vai mostrar que o pedestre tem a prefência, a prioridade é zelar pela vida. Isso tudo acontece por causa das obras, mas no final todos vão ver como a cidade ficará bonita com a nova Antônio Carlos”, afirma Garrado.

Notícias relacionadas