Super banner

Fausto Alvim é avaliado por prestador de serviço da Fifa

Fausto Alvim é avaliado por prestador de serviço da Fifa

Divulgação/Secopa

A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) acompanhou a primeira visita do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da Fifa (COL) a Araxá, ambas pré-selecionadas como candidatas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS). A visita foi realizada nesta segunda-feira (16) no Estádio Municipal Fausto Alvim por um técnico da empresa Arena, que presta serviços de monitoramento de estádios e campos ao COL.

A análise dos representantes do COL leva em conta mais de 100 detalhes técnicos no campo, como sistema de abastecimento de água e energia, acessos para as equipes e imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, tipo de solo, drenagem, entre outros itens. É retirada, inclusive, uma amostra do gramado para observação. O administrador do estádio deve, ainda, apresentar o projeto arquitetônico do mesmo, com plantas específicas e maquetes eletrônicas. O sistema de irrigação de cada arena também é colocado em funcionamento durante a vistoria.

Após a visita, de aproximadamente quatro horas, é feito um relatório detalhado sobre o local com base nos dados técnicos apurados, no qual estará exposta a situação de cada estádio.

Araxá faz parte da lista de 145 cidades pré-selecionadas a candidatas a CTS no país. A presença de um local na lista não significa que tenha sido aprovado pelo COL. São locais que atendem aos requisitos básicos da Fifa, como distância para aeroporto e capacidade de pouso para grandes aeronaves, distância para hotéis oficiais, qualidade de hospedagem, entre outros.

As cidades escolhidas após as visitas farão parte de um Catálogo Oficial de Centros de Treinamento de Seleções que será disponibilizado pela Fifa. A decisão final sobre o local de treinamento é das federações e confederações nacionais.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas