Super banner
Super banner

FCCB se manifesta sobre comentários de corte de árvores na praça da Matriz

FCCB se manifesta sobre comentários de corte de árvores na praça da Matriz

FCCB se manifesta sobre comentários de corte de árvores na praça da Matriz 1

O presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Walter Ogawa, encaminhou uma nota de esclarecimento à imprensa que trata sobre comentários surgidos na cidade sobre o possível corte de árvores da praça da Igreja Matriz de São Domingos pelo movimento “Vamos salvar as árvores da praça da Igreja de São Domingos. Leia a nota na íntegra.

Nota de esclarecimento

Em referência ao movimento vamos salvar as árvores da Igreja Matriz, vejo com muita surpresa e ao mesmo tempo contentamento o engajamento e a envolvimento em defesa do patrimônio de nossa cidade. Entretanto, devemos esclarecer alguns pontos sobre o assunto: O projeto de reforma da Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão foi apresentado ao Minc em 2008, pela Fundação Cultural Calmon Barreto, este previa execução do projeto inicial e de projetos complementares que são: Elementos artísticos, segurança, acessibilidade, sonorização e paisagismo.

Vale lembrar que o projeto que está sendo executado na “ Matriz”, é de restauração e não reforma.

Vale lembrar também que a Igreja Matriz por várias vezes durante sua existência, foi reformada e descaracterizada.

Uma obra, por mais grandiosa que seja, não resiste ao tempo e demanda cuidados perenes, lembrem-se  que a sua construção começou em 1917 , e só terminou em 1948.

A obra que se iniciou em 2009 é uma obra de RESTAURAÇÃO.

Nunca em sua existência a Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão passou por uma obra completa de restauração.

Pequenas intervenções se tornaram necessárias para atualizar este patrimônio histórico sem descaracterizá-lo. Isso aconteceu na especificação da sonorização, na obra de acessibilidade, na segurança e no paisagismo.

Assim as intervenções no paisagismo previstas são as seguintes:

• Readequação dos canteiros;

• Revitalização das Palmeiras Imperial sem previsão de corte com exceção das árvores, que após vistoria técnica, possam trazer insegurança a população.

• Retirada das árvores Pinus do entorno do prédio, pois estes causam problemas para a sua estrutura e pintura.

• Revitalização dos canteiros próximos à igreja.

Haverá uma pequena reestruturação que prevê a troca do pavimento externo atual, permitindo assim, a harmonização da transição arquitetônica entre  a obra da Avenida Antonio Carlos e a preservação do bem tombado pelo patrimônio histórico, unindo assim duas grandes obras realizadas para o desenvolvimento e fomento interno e externo do turismo, comércio e por conseguinte da nossa tradicional, histórica e moderna cidade.

Cabe relatar:

• O referido projeto tem o estudo e anuência do Padre Manuel Claro, do IPDSA, do IPHAN, da empreiteira da obra e também do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, bem como da Prefeitura Municipal de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto.

• Ainda serão feitas reuniões para finalizar o cronograma de ações antes entre as pessoas e entidades citadas acima antes da execução de qualquer ação no que diz respeito a questões históricas, ecológicas, de segurança e religiosas que por ventura possam existir.

• O gestor da obra da Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão é a Fundação Cultural Calmon Barreto, órgão municipal responsável pela gestão e fomento da cultura da cidade de Araxá, da preservação do patrimônio cultural.

A missão da Fundação Cultural Calmo Barreto:

Promover a ação cultural na cidade de Araxá e região em suas diversas formas de manifestação, estimulando idéias e expressões artísticas, e atuando prioritariamente nas áreas de planejamento, promoção, pesquisa e documentação patrimonial histórica, resgate artesanal e inclusão social, valorizando sobre tudo as raízes da cultura mineira.

Esperando ter esclarecido este grande mal entendido, me coloco à disposição para qualquer outro esclarecimento que se faça necessário.

Walter Ogawa Silva – Presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto

Notícias relacionadas