Diário de Araxá http://www.diariodearaxa.com.br As principais notícias de Araxá e região Tue, 19 Jun 2018 23:57:00 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.6 Secretaria de Saúde de Araxá recebe 2 ambulâncias e uma caminhonete http://www.diariodearaxa.com.br/secretaria-de-saude-de-araxa-recebe-2-ambulancias-e-uma-caminhonete/ http://www.diariodearaxa.com.br/secretaria-de-saude-de-araxa-recebe-2-ambulancias-e-uma-caminhonete/#respond Tue, 19 Jun 2018 18:24:57 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36873

Os veículos foram comprados com recursos que o Legislativo devolveu aos cofres públicos municipais, referente ao Exercício Financeiro de 2017. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 18, duas ambulâncias de último modelo, equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel e uma Picape Oroch, com carretinha. As ambulâncias serão utilizadas no transporte seguro dos ...

O post Secretaria de Saúde de Araxá recebe 2 ambulâncias e uma caminhonete apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Os veículos foram comprados com recursos que o Legislativo devolveu aos cofres públicos municipais, referente ao Exercício Financeiro de 2017.



A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 18, duas ambulâncias de último modelo, equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel e uma Picape Oroch, com carretinha. As ambulâncias serão utilizadas no transporte seguro dos pacientes que necessitam de atendimento específico e a caminhonete adaptada será destinada ao Canil Municipal, para recolhimento de animais em situação de risco e ameaça à saúde pública.

A solenidade de entrega ocorreu no pátio da Câmara Municipal de Araxá, com a presença de autoridades e lideranças. O presidente do Poder Legislativo, Fabiano Santos Cunha, informou que os veículos foram comprados através da economia da Câmara e devolução aos cofres públicos municipais de R$ 1,3 milhão, referente ao Exercício Financeiro de 2017. “Sugerimos ao prefeito Aracely de Paula que parte desses recursos fossem utilizados na aquisição desses veículos. O Executivo acatou nossa sugestão e hoje, concretizamos essa histórica ação política com a participação de todos”, ressaltou Fabiano.

A secretária de Saúde, Diane Dutra reforçou a importância dos veículos na prestação de serviços à comunidade de Araxá. “A chegada desses veículos vêm melhorar ainda mais o atendimento na área de saúde. Já temos o planejamento para otimizar a utilização deles pela população”, destaca.

O prefeito Aracely salientou a importância da união entre os poderes para a compra dos veículos com recursos dos cofres municipais.  “A entrega é um exemplo. Esse é o resultado da união entre os poderes. A situação política em Araxá faz a diferença exatamente por essa unidade. A prefeitura acatou a sugestão da câmara e os veículos foram comprados”, enfatiza.

O post Secretaria de Saúde de Araxá recebe 2 ambulâncias e uma caminhonete apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/secretaria-de-saude-de-araxa-recebe-2-ambulancias-e-uma-caminhonete/feed/ 0
Noite do Cinema será realizada pela quarta vez em Araxá http://www.diariodearaxa.com.br/noite-do-cinema-sera-realizada-pela-quarta-vez-em-araxa/ http://www.diariodearaxa.com.br/noite-do-cinema-sera-realizada-pela-quarta-vez-em-araxa/#respond Tue, 19 Jun 2018 15:17:10 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36871

Tradicional no calendário de eventos da cidade, a 4ª edição da Noite do Cinema será realizada nesta terça-feira, 19, às 19h30, no Teatro Municipal de Araxá. O evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) consiste em relembrar as trilhas sonoras de filmes que marcaram época, e conta com a participação de professores ...

O post Noite do Cinema será realizada pela quarta vez em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Tradicional no calendário de eventos da cidade, a 4ª edição da Noite do Cinema será realizada nesta terça-feira, 19, às 19h30, no Teatro Municipal de Araxá. O evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) consiste em relembrar as trilhas sonoras de filmes que marcaram época, e conta com a participação de professores e alunos da Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo.

As apresentações serão feitas pela Orquestra Popular de Araxá (OPA), Grupo de Cordas, Grupo Flauteando, Henrique Natal, Coros: Madrigal Sol de Araxá / Belcanto, Rivas Trio, Escolas de Música Nota Certa e Vivace, Grupo de Flautas e Solos de piano e violão.

De acordo com a diretora da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, Cristiane Borges Santos, a Noite do Cinema retrata a importância da sétima arte para todos. “A trilha sonora do cinema sempre está ligada a memória afetiva de cada um. Cerca de 50 pessoas estarão se apresentando durante o evento. Sempre temos surpresas que serão reveladas no decorrer do espetáculo. Convido a todos para nos prestigiar”, conclui a diretora.

 

O post Noite do Cinema será realizada pela quarta vez em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/noite-do-cinema-sera-realizada-pela-quarta-vez-em-araxa/feed/ 0
Comunicado: Funcionamento das Escolas da rede Municipal na Copa http://www.diariodearaxa.com.br/comunicado-funcionamento-das-escolas-da-rede-municipal-na-copa/ http://www.diariodearaxa.com.br/comunicado-funcionamento-das-escolas-da-rede-municipal-na-copa/#respond Tue, 19 Jun 2018 13:37:04 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36875

A Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria de Educação, comunica que cumprindo o Decreto Municipal 453 de 15 de junho de 2018, todas as unidades municipais de ensino do perímetro urbano e zona rural, vão funcionar em horário especial nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.   Dia 22 de ...

O post Comunicado: Funcionamento das Escolas da rede Municipal na Copa apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria de Educação, comunica que cumprindo o Decreto Municipal 453 de 15 de junho de 2018, todas as unidades municipais de ensino do perímetro urbano e zona rural, vão funcionar em horário especial nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.

 

Dia 22 de junho – sexta-feira

Horário de trabalho: 13h às 17h

 

Dia 27 de junho – quarta-feira

Horário de trabalho: 7h às 12h

O post Comunicado: Funcionamento das Escolas da rede Municipal na Copa apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/comunicado-funcionamento-das-escolas-da-rede-municipal-na-copa/feed/ 0
Parque do Cristo ganha novos atrativos http://www.diariodearaxa.com.br/parque-do-cristo-ganha-novos-atrativos-2/ http://www.diariodearaxa.com.br/parque-do-cristo-ganha-novos-atrativos-2/#respond Tue, 19 Jun 2018 12:13:48 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36867

Turistas e comunidade podem desfrutar dos espaços e consumir na lanchonete que já está em pleno funcionamento.

O post Parque do Cristo ganha novos atrativos apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Quem frequenta o Parque do Cristo já pode perceber que o espaço conta com novos atrativos. Desde sexta-feira está em funcionamento a lanchonete “Novo Sabor” com a oferta de salgados, lanches, sanduíches naturais, guloseimas, sucos, água e refrigerante. Só não oferece cigarro e bebida alcoólica.

O empresário Pablo de Barros Herculano venceu a licitação e assinou contrato para oferecer o serviço durante 12 meses, podendo prorrogar para 5 anos. A lanchonete fica no centro do parque, na área onde já funcionam a loja de artesanato, o coco, o açaí, picolés e sorvetes. O horário de atendimento é das 8h às 22h de terça a domingo. Pablo explica que trabalhava no setor de transportes e fez sociedade com uma pessoa que já atua no ramo para iniciar o empreendimento. “A expectativa é muito boa, no primeiro fim de semana, o movimento foi bom. Agora divulgaremos o espaço para atrair a clientela já que essa era uma reivindicação dos frequentadores do Parque. Temos produtos variados e atendimento de qualidade”, reforça.

Segundo o diretor do Parque, Pedro Cândido Neto, a movimentação de turistas e moradores deve aumentar mais agora. “Temos atividades físicas e culturais, mas as pessoas buscavam esse atrativo que agora estamos oferecendo. Acredito que a clientela vai aumentar muito, principalmente depois que a Administração Municipal melhorou a iluminação da escadaria, um dos nossos importantes atrativos”, ressalta.

Pedro destaca que as apresentações dos alunos da Escola de Música também são prestigiadas pela comunidade. Elas acontecem às quartas-feiras, às 18h30, com um repertório variado.

E o Parque também está no clima de Copa do Mundo. Com o início dos jogos, o Cristo Redentor recebeu uma decoração especial, tendo em destaque o verde, o amarelo, o azul e o branco. Uma homenagem à seleção brasileira para fortalecer na cidade a torcida pelo hexa.

Outro projeto previsto é a implantação de rede wifi, que deve estar disponível para os visitantes em breve. A licitação foi concluída e depois da assinatura do contrato a empresa vencedora tem 20 dias para começar a instalação, integrando qualidade de vida, com lazer e tecnologia.

A presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Côrtes, avalia como positiva a busca diária de atrativos para o parque. “Acho extremamente importante a abertura da lanchonete, que é mais uma opção para os visitantes do Parque do Cristo com suas famílias, crianças. O próximo passo agora é buscar empresários do ramo gastronômico para a licitação do restaurante”, finalizou Régia.

O post Parque do Cristo ganha novos atrativos apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/parque-do-cristo-ganha-novos-atrativos-2/feed/ 0
Campanha do Agasalho 2018 http://www.diariodearaxa.com.br/campanha-do-agasalho-2018/ http://www.diariodearaxa.com.br/campanha-do-agasalho-2018/#respond Mon, 18 Jun 2018 21:02:27 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36862

O 37º Batalhão da Polícia Militar e parceiros estão promovendo em Araxá a Campanha do Agasalho 2018 – “As temperaturas caem. O amor aumenta.” Faça alguém feliz com a sua doação. Participe! Postos de Coleta: 37ºBatalhão da PM, Tv Integração, Supermercados ABC, Kamel e Barbosão.

O post Campanha do Agasalho 2018 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

O 37º Batalhão da Polícia Militar e parceiros estão promovendo em Araxá a Campanha do Agasalho 2018 – “As temperaturas caem. O amor aumenta.”
Faça alguém feliz com a sua doação. Participe!
Postos de Coleta: 37ºBatalhão da PM, Tv Integração, Supermercados ABC, Kamel e Barbosão.

O post Campanha do Agasalho 2018 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/campanha-do-agasalho-2018/feed/ 0
Ações de conscientização combatem o uso de álcool e outras drogas http://www.diariodearaxa.com.br/acoes-de-conscientizacao-combatem-o-uso-de-alcool-e-outras-drogas/ http://www.diariodearaxa.com.br/acoes-de-conscientizacao-combatem-o-uso-de-alcool-e-outras-drogas/#respond Mon, 18 Jun 2018 19:47:46 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36857

Semana Municipal de Prevenção será aberta nesta terça-feira, às 8h no Teatro Municipal de Araxá. A Semana Municipal de Prevenção ao Álcool e outras Drogas começa nesta terça-feira, 19. A Secretaria Municipal de Saúde através do Serviço de Saúde Mental, em especial o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD), participa ...

O post Ações de conscientização combatem o uso de álcool e outras drogas apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Semana Municipal de Prevenção será aberta nesta terça-feira, às 8h no Teatro Municipal de Araxá.

A Semana Municipal de Prevenção ao Álcool e outras Drogas começa nesta terça-feira, 19. A Secretaria Municipal de Saúde através do Serviço de Saúde Mental, em especial o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD), participa junto com os parceiros da Agenda Comum Intersetorial. As atividades que vão até o dia 26 com caminhada,  passeio ciclístico e rua de lazer.

A coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Lourdes Maria Xavier, informa que o CAPS AD atende aproximadamente 30 usuários e/ou dependentes por dia, uma média de 100 usuários por mês, de forma intensiva e/ou semi-intensiva. Ela revela que cada vez mais assistimos um crescimento descontrolado do uso abusivo de álcool e outras drogas, no mundo todo. Pesquisas apontam que em média pessoas dos 15 aos 24 anos já experimentaram e/ou apresentaram sinais de embriaguez e há um aumento de 55% do consumo entre jovens.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, no Brasil, o uso de álcool aumentou 43,5%, o que tem sido motivo de preocupação, pois o consumo de bebidas alcoólicas é algo comum em nossa cultura. O álcool mata mais pessoas do que todas as outras drogas combinadas, exemplos disso, são os altos índices de acidentes, homicídios, suicídios. Causa vários danos à saúde, é porta de entrada para outras drogas, causa sérios prejuízos sociais, familiares e judiciais, entre outros.

Lourdes ressalta que a toxicodependência é um fenômeno provocado por circunstancias de índole social, cultural, psicológica e por fatores relacionados, comuns às próprias drogas. Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem:  problemas pessoais e  sociais,  influência  de amigos, sensação imediata de prazer, desejo ou impressão de que elas  podem resolver todos os problemas ou aliviar  as ansiedades, curiosidade, aliviar dores, tensões, angustias, depressão, encontrar novas sensações, novas satisfações, etc.

 A coordenadora destaca que o uso contínuo e abusivo de álcool e outras drogas altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência levando à dependência.  “ Não existe um modelo de programas de prevenção predefinido, eles precisam estar adequados à realidade local, aos anseios e à cultura da comunidade na qual serão implantados.  Mas, prevenir o uso indevido dessas substâncias constitui ação de inquestionável relevância nos mais diversos contextos sociais, são inúmeros os prejuízos associados ao abuso e à dependência a essas substancias psicoativas”, reforça.

Dentre as atividades da semana, o Serviço de Saúde Mental fará ações internas em todas as unidades básicas de saúde abordando o tema na sala de espera. Nos CAPS terá palestras para os usuários e seus familiares, com o  intuito de alertar toda a população sobre os malefícios do uso de drogas, com o tema: “Vida eu Quero! Drogas, Tô Fora”, no CAPS AD que funciona na Rua Nossa Senhora do Carmo, 100, Vila Guimarães.

O post Ações de conscientização combatem o uso de álcool e outras drogas apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/acoes-de-conscientizacao-combatem-o-uso-de-alcool-e-outras-drogas/feed/ 0
Manhã esportiva movimenta o Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo http://www.diariodearaxa.com.br/manha-esportiva-movimenta-o-centro-esportivo-educacional-pedro-bispo/ http://www.diariodearaxa.com.br/manha-esportiva-movimenta-o-centro-esportivo-educacional-pedro-bispo/#respond Mon, 18 Jun 2018 19:02:31 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36859

Reunindo várias modalidades esportivas – futebol society, futsal feminino, vôlei e basquete – praticadas pela comunidade do bairro São Domingos e adjacências, a Secretaria Municipal de Governo juntamente com coordenação do Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo, o antigo CSU, promoveu uma manhã esportiva no último sábado, 16. Mais de 500 pessoas participaram das atividades. O ...

O post Manhã esportiva movimenta o Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Reunindo várias modalidades esportivas – futebol society, futsal feminino, vôlei e basquete – praticadas pela comunidade do bairro São Domingos e adjacências, a Secretaria Municipal de Governo juntamente com coordenação do Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo, o antigo CSU, promoveu uma manhã esportiva no último sábado, 16. Mais de 500 pessoas participaram das atividades. O futebol society com disputas envolvendo crianças de 7 a 15 anos abriu a manhã esportiva que contou com a presença do prefeito Aracely de Paula.

Na quadra, os garotos deram um show, com muita disposição e garra. Na arquibancada, os pais e familiares incentivavam os jogadores da Escolinha da Prefeitura e da Escolinha Chute Inicial Corinthians. A cada toque na bola, havia a interação da família. O Mecânico William de Andrade, já jogou futebol amador e sabe da importância do esporte para comunidade. Ele estava na arquibancada torcendo pelo neto Guilherme, de 9 anos. “Dei os primeiros passos do futebol nesse espaço. A Prefeitura não mediu esforços para reativar o antigo CSU e o futuro nosso está aqui. O esporte é curtição, lazer e cultura. Para mim, é um prazer imenso ver o meu neto jogar”, comenta. Joaquim Lucas, de 7 anos, filho de Renato e Rafaela, participou de um dos jogos na quadra de futebol society. Ele correu, foi para cima da marcação e disputou a posse da bola em cada lance. “Jogo desde os 3 anos. Gosto muito daqui porque tenho amigos, colegas e campo que jogo bastante”, enfatiza.

Paralelamente ao futebol society, as meninas do projeto Infinitys corriam atrás da bola também na outra quadra. Camila Vilela, coordenadora da iniciativa, relata que a cessão do centro esportivo educacional para as meninas significa uma valorização da prática do futebol feminino em Araxá. “É de extrema importância para as meninas terem um local de treinamento e não entrem no mundo das drogas. O esporte transforma os nossos jovens e as nossas crianças em cidadãos melhores”.

A prática do vôlei também foi destacada durante a manhã esportiva. Homens e mulheres estiveram envolvidos em uma disputa bem animada, sob os olhos de Ana Lúcia Silva, coordenadora das aulas de vôlei e ginástica localizada, durante a semana. Por indicação de amigas, Dorilene Kátia Ferreira, de 34 anos, começou a frequentar as aulas nesse ano e ressalta que o Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo contribui para a comunidade não ficar só no sedentarismo. “O esporte é muito importante para a nossa vida”, afirma Dorilene.

Outra modalidade em destaque foi o basquete. Amantes da modalidade mostraram que sabem acertar a bola na cesta e ainda jogaram vôlei, uma interação de respeito e amizade com quem pratica os dois esportes. Lucas Henrique Calazan conta que ele e os amigos frequentam o centro esportivo há 4 meses. “Nós viemos aqui porque é um espaço liberado para toda comunidade. Aqui é muito bom porque encontramos a quadra limpa e coberta”, acrescenta.

Carlos Marcelo de Souza, conhecido como Marcelo Araxá, coordena a programação do Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo, e avalia positivamente a realização do evento. “Temos 80 crianças frequentando a nossa escolinha e ainda abrimos espaço para o vôlei, basquete, futsal feminino e ginástica localizada. Uma manhã como essa que ocorreu aqui em clima de Copa do Mundo, com a decoração em verde, azul e amarelo, foi bastante positivo. Uma manhã muito especial para todos nós”, reitera Marcelo Araxá.

 

Programação do Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo durante a semana

Escolinha da Prefeitura com o Futebol Society – quartas, das 8h às 11h, das 16h às 18h, e sábados, das 8h às 11h

Futebol Feminino – segundas e quartas, das 16h às 18h

Vôlei – terças e quintas, das 18h às 19h

Ginástica (aulas funcionais) – segundas e quartas, 17h30 às 18h30

Basquete – quartas, das 7h às 9h, e domingos, das 9h às 11h

Futebol para comunidade – de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e também aos finais de semana em horários alternados

O post Manhã esportiva movimenta o Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/manha-esportiva-movimenta-o-centro-esportivo-educacional-pedro-bispo/feed/ 0
Última semana para pais ou responsáveis realizarem o Cadastramento Escolar http://www.diariodearaxa.com.br/ultima-semana-para-pais-ou-responsaveis-realizarem-o-cadastramento-escolar/ http://www.diariodearaxa.com.br/ultima-semana-para-pais-ou-responsaveis-realizarem-o-cadastramento-escolar/#respond Mon, 18 Jun 2018 17:25:18 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36861

Procedimento é voltado para crianças e jovens que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino em 2019. Atenção, pais e responsáveis: esta é a última semana para a realização do Cadastramento Escolar 2019. Unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais, o cadastro é fundamental para o aluno garantir uma vaga ...

O post Última semana para pais ou responsáveis realizarem o Cadastramento Escolar apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Procedimento é voltado para crianças e jovens que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino em 2019.

Atenção, pais e responsáveis: esta é a última semana para a realização do Cadastramento Escolar 2019. Unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais, o cadastro é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.

O cadastramento em todo o estado deverá ser feito pela internet, no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE), com exceção dos estudantes da capital, que devem se inscrever no portal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O cadastramento deverá ser feito até o dia 22 de junho e o prazo não será prorrogado.

Podem se inscrever, o candidato que completar seis anos até 30 de junho de 2019; o candidato a uma vaga nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental nas redes públicas de ensino; e o candidato ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não deverá inscrever-se no cadastro escolar o aluno já matriculado no ensino fundamental nas redes públicas.

A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 poderão fazer a sua própria inscrição. O cadastramento para os candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação também será realizado via formulário eletrônico disponibilizado na internet, no portal da SEE. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

Os pais ou responsáveis poderão acessar o portal da Secretaria de Educação de qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à internet para cadastrar o candidato. Aqueles que não têm acesso à Internet podem procurar a Secretaria Municipal de Educação do seu município.

– Os interessados em realizar o cadastramento para Belo Horizonte devem efetuar o procedimento neste link;
– Aqueles que desejarem realizar o cadastramento para os outros municípios do estado devem clicar aqui.

Cabe às Superintendências Regionais de Ensino coordenarem o cadastro escolar, organizando, em cada município, a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula. Outras informações sobre o Cadastramento Escolar 2019 podem ser consultadas na Resolução Nº 3.765, publicada no Diário Oficial do dia 10 de maio.

Planejamento

O cadastramento escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando, com tranquilidade, para uma escola pública próxima às suas residências, as crianças que vão iniciar os estudos no 1º ano do ensino fundamental, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano dessa etapa de ensino.

Com a demanda apresentada no cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

Matrícula

Para que o candidato cadastrado tenha a sua vaga assegurada na escola para a qual será encaminhado, é preciso efetuar a matrícula no prazo estabelecido. O período de matrícula dos inscritos no cadastramento – unificado nas redes estadual e municipais – será de 17 a 21 de dezembro de 2018. Já o candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo será encaminhado para a escola onde houver vaga remanescente.

Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar:

– cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente.
– cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF, caso possua;
– comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos.

O post Última semana para pais ou responsáveis realizarem o Cadastramento Escolar apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/ultima-semana-para-pais-ou-responsaveis-realizarem-o-cadastramento-escolar/feed/ 0
Ateliê de tecelagem da Fundação Cultural Calmon Barreto está em clima de Copa do Mundo http://www.diariodearaxa.com.br/atelie-de-tecelagem-da-fundacao-cultural-calmon-barreto-esta-em-clima-de-copa-do-mundo/ http://www.diariodearaxa.com.br/atelie-de-tecelagem-da-fundacao-cultural-calmon-barreto-esta-em-clima-de-copa-do-mundo/#respond Mon, 18 Jun 2018 13:28:40 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36831

Nova produção revela o grande trabalho feito por tecelãs comprometidas em manter a tradição dos teares mineiros.

O post Ateliê de tecelagem da Fundação Cultural Calmon Barreto está em clima de Copa do Mundo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá (FCCB), através do Setor de Artesanato busca sempre novos designs acompanhando a tendência do mercado, dentro de uma abordagem moderna. Neste mês de junho, produtos especiais com as cores da bandeira do Brasil foram lançados e estão à disposição de turistas, visitantes, alunos e população.

Produtos como porta petiscos, jogos americanos e de lavabos receberam um novo conceito de estilo, em clima de Copa do Mundo. A presidente da FCCB, Régia Côrtes, destaca a importância e, principalmente, a necessidade de mostrar ao mundo essa arte, que através das mãos talentosas das artesãs, cria forma extraordinária e encantadora.

Atualmente, o Ateliê de Tecelagem é composto por 10 tecelãs que ajudam a manter a tradição do artesanato em Araxá. Há mais de 30 anos, o município é bem destacado por esse trabalho considerado como um bem cultural e de relevância econômica na esfera turística.

Para ter acesso a esses produtos, o Ateliê fica aberto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h. Mais informações sobre o trabalho do artesanato realizado pela FCCB pelo telefone (34) 3612-9339.

O post Ateliê de tecelagem da Fundação Cultural Calmon Barreto está em clima de Copa do Mundo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/atelie-de-tecelagem-da-fundacao-cultural-calmon-barreto-esta-em-clima-de-copa-do-mundo/feed/ 0
PM prende autores com droga e materiais de procedência duvidosa http://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-autores-com-droga-e-materiais-de-procedencia-duvidosa/ http://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-autores-com-droga-e-materiais-de-procedencia-duvidosa/#respond Mon, 18 Jun 2018 13:18:50 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36830 Ocorrências Policiais Araxá

No último dia 15 de junho, a Polícia Militar recebeu denúncia relatando que na rua Funcionário José Guerra, Francisco Duarte, estava ocorrendo tráfico de drogas. Segundo as informações, um carro estava descarregando produtos de furto minutos antes. Ao chegar à residência, a Polícia Militar foi recebida por um indivíduo que tentou fugir, mas foi contido. ...

O post PM prende autores com droga e materiais de procedência duvidosa apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
Ocorrências Policiais Araxá

No último dia 15 de junho, a Polícia Militar recebeu denúncia relatando que na rua Funcionário José Guerra, Francisco Duarte, estava ocorrendo tráfico de drogas. Segundo as informações, um carro estava descarregando produtos de furto minutos antes.

Ao chegar à residência, a Polícia Militar foi recebida por um indivíduo que tentou fugir, mas foi contido. Após buscas, foram localizados diversos produtos de procedência duvidosa (TV, aparelho de som, notebook, secador de cabelo e diversos cosméticos), além de duas buchas de maconha e certa quantia em dinheiro.

Foi dada voz de prisão aos autores W.F.F.S. e W.S.R. e apreensão de um adolescente. Os materiais encontrados não possuem nota fiscal e os autores não souberam informar a procedência.

O post PM prende autores com droga e materiais de procedência duvidosa apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-autores-com-droga-e-materiais-de-procedencia-duvidosa/feed/ 0
Rússia 2018: talento individual contra trabalho coletivo http://www.diariodearaxa.com.br/russia-2018-talento-individual-contra-trabalho-coletivo/ http://www.diariodearaxa.com.br/russia-2018-talento-individual-contra-trabalho-coletivo/#respond Mon, 18 Jun 2018 11:02:16 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36834

Na atual Copa do Mundo, como em todas as anteriores, há uma dura competição entre desejo e realidade, já que todos os fãs ao redor do mundo querem ver seu time erguendo a Copa, mas muitas vezes, as possibilidades de alcançar tal triunfo coletivo estão um pouco mais distantes da realidade, por isso, as habilidades ...

O post Rússia 2018: talento individual contra trabalho coletivo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Na atual Copa do Mundo, como em todas as anteriores, há uma dura competição entre desejo e realidade, já que todos os fãs ao redor do mundo querem ver seu time erguendo a Copa, mas muitas vezes, as possibilidades de alcançar tal triunfo coletivo estão um pouco mais distantes da realidade, por isso, as habilidades individuais de cada jogador são o que motiva milhões de fãs durante cada torneio.

Para buscar alcançar essa glória individual, muitos jogadores deixam seus locais de origem, com o objetivo de desenvolver suas habilidades em outros torneios, e melhorar suas habilidades de jogo, como no caso dos Araxaenses, Fernando Augusto, quem emigrou durante alguns anos para a Liga da Macedônia, e Neto, que como goleiro, viajou para a Itália para melhorar suas habilidades, e conseguiu se tornar campeão olímpico em Londres, ao lado de Neymar e Thiago Silva. É claro que um fator fundamental para as individualidades de cada jogador, a ser mostradas na Copa do Mundo, é o quão longe suas respectivas equipes chegam dentro do torneio, já que os minutos a mais dentro do campo de jogo, mais oportunidades para mostrar suas habilidades.

 

Foto: Facebook

Quem será o melhor jogador da Copa do Mundo de 2018?

O primeiro que é chamado para ser o melhor jogador da Copa é Lionel Messi. O argentino chega em excelente estado de forma, depois de jogar uma grande temporada, onde venceu a Bota de Ouro da UEFA, e até mesmo o site de apostas esportivas online Betway o coloca como o favorito para melhor artilheiro na Rússia, dando-lhe 10% de chances em 10 de junho, e o põe sobre seu rival no campeonato espanhol, Cristiano Ronaldo, mas sua Argentina é o grande mistério do torneio e se não consegue avançar de quartos, seu reinado se extinguiria. Pela sua parte, Cristiano Ronaldo é aquele que parece se afastar das possibilidades de obter alguma glória na Rússia, já que seu Portugal, apesar de ser um campeão europeu, não está em nenhuma casa de apostas como favorito para ser o vencedor, mas Cristiano é um grande competidor e fará todo o possível para alcançar pelo menos a mesma situação que a equipe argentina, em busca de sua sexta Bola de Ouro. Outro que poderia ser o melhor jogador da Copa do Mundo é Neymar, já que o brasileiro, aos 26 anos, chega na idade certa e com um time muito favorito para ser campeão. Sua lesão no pé levantou algumas dúvidas, mas no amistoso contra a Croácia limpou todos de uma vez, assinando um verdadeiro golaço. Além disso, todo o Brasil acredita na sua seleção e vai seguir cada jogo da seleção brasileira, independentemente do horário dos encontros. Dentro da equipe francesa, Antoine Griezmann tem suas opções, já que o jogador vem mostrando um ótimo nível nas últimas temporadas dentro do Atlético de Madrid, e a equipe francesa é candidata ao título graças aos jovens talentos que o compõem. Apesar disso, a França mostrou um jogo fraco dentro da Eurocopa, e nesta ocasião, a Copa do Mundo é mostrada como sua escolha mais próxima para a glória, desde a Copa de 1998.

Foto: Facebook

Em alguns casos, o jogo em equipe é melhor que as individualidades

O atual campeão mundial, a Alemanha, é uma potência e um dos favoritos para conquistar a Copa (16,7% de possibilidades), só depois do Brasil, mas seu bom bloco não tem uma estrela que brilhe sobre os outros. Enquanto Ozil é o jogador mais talentoso da maquinaria Teutona, Muller é o artilheiro da equipe, e Kroos é o líder das assistências. O objetivo alemão é bem coberto por Neuer, e o time campeão é protegido na defesa por Hummels, que também está no seu melhor nível físico. Algo semelhante com a Alemanha acontece com a Espanha, já que seu jogo em equipe se destaca das individualidades de seus jogadores, embora talvez Isco e David Silva possam se destacar como artilheiros, esperando que La Roja faça um bom trabalho. Se Messi tem complicado com a Argentina, o que dizer de James Rodríguez dentro da Colômbia, já que, apesar de ter sido uma das revelações da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, os Cafetaleros têm um cenário muito complicado para repetir seu desempenho à Rússia.

Foto: Facebook

A Copa do Mundo da Rússia, 2018, será, sem dúvida, um torneio muito interessante desde qualquer perspectiva, incluindo a possibilidade de ver quem vence como jogador revelação do torneio, onde vários candidatos como Mbappé (França), Asencio (Espanha) Gabriel Jesus (Brasil) e Dybala (Argentina), vão mostrar o melhor deles, além das muitas surpresas que os cavalos negros da competição, como Croácia, México e Turquia, podem adicionar à Copa do Mundo.

O post Rússia 2018: talento individual contra trabalho coletivo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/russia-2018-talento-individual-contra-trabalho-coletivo/feed/ 0
Programa Bom dia, Prefeito – 15/06/18 http://www.diariodearaxa.com.br/programa-bom-dia-prefeito-15-06-18/ http://www.diariodearaxa.com.br/programa-bom-dia-prefeito-15-06-18/#respond Fri, 15 Jun 2018 13:33:44 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36829

O post Programa Bom dia, Prefeito – 15/06/18 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

O post Programa Bom dia, Prefeito – 15/06/18 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/programa-bom-dia-prefeito-15-06-18/feed/ 0
Raphael Rios propõe legislação que exige reforço na segurança de agências bancárias em Araxá http://www.diariodearaxa.com.br/raphael-rios-propoe-legislacao-que-exige-reforco-na-seguranca-de-agencias-bancarias-em-araxa/ http://www.diariodearaxa.com.br/raphael-rios-propoe-legislacao-que-exige-reforco-na-seguranca-de-agencias-bancarias-em-araxa/#respond Fri, 15 Jun 2018 12:26:54 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36827

Vereador Raphael Rios apresentou Projeto de Lei, nesta quinta-feira (14), que objetiva proporcionar mais segurança às agências bancárias que possuem caixas eletrônicos em Araxá. A medida conta com o apoio do 37º Batalhão de Polícia Militar. A matéria estabelece a instalação de proteções (portas) metálicas na entrada dos bancos e de dispositivos de fumaça, inibindo ...

O post Raphael Rios propõe legislação que exige reforço na segurança de agências bancárias em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Vereador Raphael Rios apresentou Projeto de Lei, nesta quinta-feira (14), que objetiva proporcionar mais segurança às agências bancárias que possuem caixas eletrônicos em Araxá. A medida conta com o apoio do 37º Batalhão de Polícia Militar.

A matéria estabelece a instalação de proteções (portas) metálicas na entrada dos bancos e de dispositivos de fumaça, inibindo a ação de quadrilhas especializadas em explosões de caixas eletrônicos, protegendo as instituições financeiras e a população.

Raphael apresentou registros de ataques ocorridos, recentemente, em cidades vizinhas como Tapira, Pratinha, Ibiá, Campos Altos e Serra do Salitre.

“O objetivo deste projeto é proporcionar que as agências fiquem mais seguras quanto a possíveis ataques explosivos. A porta metálica reforçando a segurança nas entradas das agências pode evitar esses atos criminosos, e caso a quadrilha ainda consiga a invasão, o acionamento automático da nebulização de fumaça compromete completamente o campo de visão dos bandidos, forçando eles à desistência”, destaca Raphael.

O investimento para a instalação dos equipamentos previstos no Projeto de Lei ficaria a cargos dos bancos. “Atendemos uma reivindicação da Polícia Militar na apresentação do projeto. Esperamos que venha a aprovação e Araxá tenha essa prevenção importante contra esse tipo de crime”, destaca.

A proposta segue para tramitação em plenário.

Homenagem

Raphael Rios também apresentou Moção de Congratulação ao advogado e professor universitário Dr. Bruno Barbosa Borges, pelo lançamento do livro “O Controle de Convencionalidade no Sistema Interamericano: Entre o conflito e o diálogo de jurisdições”, lançado no último dia 7 de junho, durante o 1° Seminário Direitos Humanos, no Teatro Municipal.

Pesar

O vereador encerrou o uso da tribuna apresentando Moção de Pesar pelo falecimento da jovem Lara Melo da Silva, universitária araxaense que estudava Engenharia Civil na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

O post Raphael Rios propõe legislação que exige reforço na segurança de agências bancárias em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/raphael-rios-propoe-legislacao-que-exige-reforco-na-seguranca-de-agencias-bancarias-em-araxa/feed/ 0
Comentarista esportivo aponta os favoritos para a conquista da Copa do Mundo http://www.diariodearaxa.com.br/comentarista-esportivo-aponta-os-favoritos-para-a-conquista-da-copa-do-mundo/ http://www.diariodearaxa.com.br/comentarista-esportivo-aponta-os-favoritos-para-a-conquista-da-copa-do-mundo/#respond Fri, 15 Jun 2018 01:39:42 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36825

Edmilson José analisa a seleção do Brasil e fala do desinteresse do torcedor brasileiro.

O post Comentarista esportivo aponta os favoritos para a conquista da Copa do Mundo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Edmilson José analisa a seleção do Brasil e fala do desinteresse do torcedor brasileiro.

O post Comentarista esportivo aponta os favoritos para a conquista da Copa do Mundo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/comentarista-esportivo-aponta-os-favoritos-para-a-conquista-da-copa-do-mundo/feed/ 0
Sete Vereadores usam a tribuna em Reunião Ordinária da Câmara  http://www.diariodearaxa.com.br/sete-vereadores-usam-a-tribuna-em-reuniao-ordinaria-da-camara/ http://www.diariodearaxa.com.br/sete-vereadores-usam-a-tribuna-em-reuniao-ordinaria-da-camara/#respond Thu, 14 Jun 2018 22:31:56 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36817

Serviços Urbanos, Saúde e Segurança foram lembrados pelos Parlamentares.   A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá ocorreu excepcionalmente nessa quinta- feira (14). O Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), convidou a comunidade para participar da Solenidade de Entrega dos Veículos adquiridos com recursos economizados e devolvidos pelo Legislativo referente ao exercício de 2017.  Na oportunidade ...

O post Sete Vereadores usam a tribuna em Reunião Ordinária da Câmara  apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Serviços Urbanos, Saúde e Segurança foram lembrados pelos Parlamentares.

 

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá ocorreu excepcionalmente nessa quinta- feira (14). O Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), convidou a comunidade para participar da Solenidade de Entrega dos Veículos adquiridos com recursos economizados e devolvidos pelo Legislativo referente ao exercício de 2017.

 Na oportunidade serão entregues duas UTIs Móveis, que serão utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, e um automóvel adaptado para o Canil Municipal. A Cerimônia vai ocorrer no dia 18 de junho (segunda- feira), às 16 horas, no Pátio da Câmara Municipal de Araxá.

 Os seguintes Vereadores usaram a tribuna nessa quinta- feira: Robson Magela (PRB), Bosco Júnior (AV), José dos Reis de Paula (Zezinho- PT), José Valdez da Silva (Ceará- PMB), Luiz Carlos Bittencourt (PODE), Raphael Rios (SD) e Fernanda Castelha (PSL).

 

 

Robson Magela

 Abrindo as participações na Tribuna, o Vereador Robson Magela comentou que o problema da coleta de lixo na cidade continua. Ele lembrou que a Prefeitura contratou uma empresa e três caminhões para auxiliar na coleta. Na época da paralisação dos caminhoneiros, a PMA anunciou que a falta de combustíveis estava prejudicando os trabalhos, porém, com o fim da greve, o lixo segue acumulado por toda cidade. Robson cobrou providências do poder público em relação ao problema.

O parlamentar voltou a criticar a construção dos viadutos em Araxá e falou da necessidade de realização do Fórum Comunitário, solicitado por ele, para debater a obra. Robson ressaltou que está parado na Câmara um Projeto de Decreto Legislativo, que convoca um plebiscito para perguntar à população se eles são a favor ou contra os viadutos.

A demolição não concluída de alguns imóveis na Rua Uberaba, onde vai ser construído um dos viadutos projetados pela Prefeitura, também foi tema de comentários do Vereador. Os locais, sem portas e janelas, têm sido usados para atos ilícitos e isso tem preocupado quem mora nas imediações da via. Robson reforçou que, para ele, não há necessidade do viaduto nessa região, e que a obra vai consumir algo em torno de R$ 10 milhões dos cofres públicos.

Indicação – Construção de Ginásio Poliesportivo na Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria.

 

Bosco Junior

 O Vereador Bosco Júnior apresentou, em sua participação na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, um projeto que visa coibir o descarte irregular de entulhos em vários locais da cidade, que sempre são alvos desse problema. A proposta é feita em parceria com o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA). Um número de contato, via Whats App, está sendo disponibilizado para que qualquer cidadão possa fotografar e denunciar descartes irregulares.

 Áreas como as estradas vicinais de acesso ao Mourão Rachado, ao Distrito de São José da Antinha, no final da Avenida Honório de Paiva Abreu, no Bela Vista e atrás do Cemitério São João Batista, por exemplo, são pontos de descarte irregular na cidade. Além do número de telefone, placas indicativas estão sendo instaladas nos locais citados.

 Segundo Bosco Júnior, a população não precisa se identificar e pode encaminhar denúncias com fotos de pessoas que praticaram a irregularidade. Essa denúncia será encaminhada ao Ministério Público e Polícia de Meio Ambiente. A ideia é promover a redução do descarte irregular. Bosco pediu apoio da comunidade para ajudar a divulgar o contato, reduzindo os descartes e protegendo o meio ambiente. O número é (34) 9 8861-4079.

 Moção de Congratulações – Ao Uniaraxá, pela implantação dos cursos na modalidade Educação à Distância.

 Indicação – Ao Curso de Direto do Uniaraxá e ao Professor Nilson Carvalho, coordenador de cursos no Centro Universitário, pela nota 4 na avaliação do MEC.

 

José dos Reis de Paula 

A concessionária de telecomunicações que atua em Araxá, empresa OI, foi alvo dos comentários do Vereador Zezinho na Tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (14). O Vereador disse que os serviços da operadora na cidade continuam sendo insuficientes no que se refere aos atendimentos básicos e respostas de reclamações feitas pela comunidade.

 Zezinho disse que fez queixas à empresa e não obteve nenhuma resposta. Por isso, protocolou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pedido de informações da estatal sobre a fiscalização e regularização dos serviços prestados pela empresa em Araxá. O Vereador reforçou que recebe diariamente reclamações de pessoas físicas e empresas com relação á oferta dos serviços e cumprimento dos planos feitos. Ainda, disse que não tem visto nenhuma melhora, nos serviços e nem nos atendimentos e respostas da operadora.

 Zezinho também comentou a posse dos novos Conselheiros de Saúde e o trabalho realizado por eles em Araxá. Ele falou da importância do Conselho, que delibera sobre diversos assuntos relacionados à saúde no Município e as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). José dos Reis cumprimentou os novos conselheiros e desejou sucesso nos trabalhos em prol do desenvolvimento e das boas ações praticadas na Saúde Pública de Araxá.

 

José Valdez da Silva

 Ao usar a tribuna na tarde dessa quinta-feira, o Vereador Ceará fez críticas ao Poder Executivo, pela falta de realização de diversos serviços, que são cobrados na Câmara e não são executados pela Prefeitura. Segundo José Valdez, a cidade está repleta de buracos e mato alto em diversas ruas e comunidades. O parlamentar voltou a falar dos problemas que atingem o Bairro Boa Vista e que é constantemente cobrado pela população, mas, as indicações enviadas não são resolvidas pela PMA.

 Valdez afirmou que o papel do Vereador é cobrar, mas cabe ao Prefeito determinar as realizações, afinal, segundo Ceará, a cidade tem dinheiro para atender o que a população tem anseio. O Vereador ainda afirmou que os serviços de saúde precisam de melhorias, como disponibilização de medicamentos na Farmácia Municipal. Ele pediu aos gestores, que cuidam do dinheiro público, que pensem mais no cidadão araxaense.

 Projeto de Lei – Denominação de Via Pública para Rua Maria José “Lalica” a atual Rua A, do Loteamento Residencial Dona Adélia II.

 

Luiz Carlos Bittencourt

 O Vereador Luiz Carlos destacou o trabalho do “Projeto Tecendo Sonho” realizado no Centro de Convivência do Pão de Açúcar, em que 30 idosas fazem toucas e cachecóis para serem doados a crianças em tratamento contra o câncer. Luiz Carlos pediu a colaboração da população com a doação de lãs para que os voluntários possam ajudar, atendendo também os adultos que estão em tratamento

 O Parlamentar também levou à tribuna a situação dos barraqueiros da Feira do Complexo do Barreiro. Ele esteve no local para verificar o início da obra para Construção da Vila do Artesanato e conversou com os comerciantes que reclamaram que foram comunicados que serão retirados de seu local de trabalho, sem nenhuma programação.

 Em conversa com a Engenheira responsável pela obra, Luiz Carlos mostrou a necessidade de resolver a situação o mais breve possível e sugeriu um novo espaço para instalação dos barraqueiros. Após a reivindicação do vereador a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), marcou uma reunião com os barraqueiros. Luiz Carlos informou que pretende acompanhar de perto as negociações para que esses comerciantes não sejam prejudicados.

 Projeto de Lei– Dispõe sobre a proibição de apreensão de veículos por falta de quitação do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

 

Raphael Rios

 Diante da onda de ataques a caixas eletrônicos o Vereador Raphael Rios exibiu fotos de diversos crimes do tipo ocorridos em Araxá e cidades da região. Ele alertou sobre o alto preparo e o forte armamento dessas quadrilhas especializadas e citou o nome das cidades, na área de atuação do 37º Batalhão, que já sofreram com esse tipo de crime. Diante da justificativa Raphael apresentou o seguinte Projeto de Lei, com o objetivo de dificultar a atuação desses criminosos.

 Projeto de Lei- Dispõe sobre a instalação de forte anteparo metálico e dispositivo de segurança com nebulização de fumaça no local onde se encontrar caixa (s) eletrônico (s) nos estabelecimentos bancários.

 Moção de Congratulações- Ao Professor Universitário Dr. Bruno Barbosa Borges, pelo lançamento do livro: “O Controle de Convencionalidade no Sistema Interamericano: Entre o conflito e o diálogo de jurisdições”, lançado no último dia 7 de junho, durante o 1° Seminário Direitos Humanos, no Teatro Municipal.

 Moção de Pesar – Aos familiares da jovem Lara Melo da Silva, pelo seu falecimento no dia 5 de junho de 2018.

 

Fernanda Castelha

 Finalizando o Grande Expediente, a Vereadora Fernanda Castelha usou a tribuna para agradecer todos que compareceram e colaboraram para a realização do “1º Arraiau Solidário”, que teve a renda totalmente revertida para o Lar Castelha. Fernanda declarou sua satisfação em perceber que a causa animal, defendida por ela, também é apoiada por outras pessoas.

 Moção de Congratulações- Os Truta da Viola (Luiz Carlos e Silvinho), Os Arachás, Lippi e Fernando, pelos relevantes serviços prestados a cidade de Araxá.

 Indicação- Instalação de câmeras de videomonitoramento em frente o Velório Municipal, na Rua Carvalho Lopes.

 

Moção e Projeto apresentado pela Mesa Diretora

 

Moção de Pesar- Aos familiares do Senhor Juarez Borges (irmão do Vereador Jairinho Borges), que faleceu no último dia 12 de junho. (Moção assinada por todos os vereadores

 Projeto de Lei – Denominação de Via Pública para Rua Antônio da Costa Pereira, a atual Rua 2, do Condomínio Residencial Villagio II. (Vereador Presidente Fabiano Santos Cunha).

O post Sete Vereadores usam a tribuna em Reunião Ordinária da Câmara  apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/sete-vereadores-usam-a-tribuna-em-reuniao-ordinaria-da-camara/feed/ 0
Convite: Entrega de UTIs móveis e carro adaptado do Canil Municipal http://www.diariodearaxa.com.br/convite-entrega-de-utis-moveis-e-carro-adaptado-do-canil-municipal/ http://www.diariodearaxa.com.br/convite-entrega-de-utis-moveis-e-carro-adaptado-do-canil-municipal/#respond Thu, 14 Jun 2018 20:05:52 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36812

A Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal, convidam para a solenidade de entrega das UTIs móveis e do carro adaptado para o Canil Municipal de Araxá. Os veículos foram adquiridos com os recursos economizados pelo Legislativo no ano de 2017.   Serviço Data: 18 de junho (segunda) Horário: 16 horas Local: Pátio da Câmara Municipal

O post Convite: Entrega de UTIs móveis e carro adaptado do Canil Municipal apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal, convidam para a solenidade de entrega das UTIs móveis e do carro adaptado para o Canil Municipal de Araxá.

Os veículos foram adquiridos com os recursos economizados pelo Legislativo no ano de 2017.

 

Serviço

Data: 18 de junho (segunda)

Horário: 16 horas

Local: Pátio da Câmara Municipal

O post Convite: Entrega de UTIs móveis e carro adaptado do Canil Municipal apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/convite-entrega-de-utis-moveis-e-carro-adaptado-do-canil-municipal/feed/ 0
Parada da Leitura: viagem pela vida e obra de grandes escritores http://www.diariodearaxa.com.br/36814-2/ http://www.diariodearaxa.com.br/36814-2/#respond Thu, 14 Jun 2018 19:58:53 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36814

A Parada da Leitura, realizada no último dia 07/06, com a participação de Estudantes e Professores de diversos Cursos do Uniaraxá foi um grande sucesso. Este ano, a Parada da Leitura homenageou o grande escritor brasileiro Guimarães Rosa; autor da marcante obra literária “Grande Sertão: Veredas”. O evento levou todos os participantes a uma incrível viagem ...

O post Parada da Leitura: viagem pela vida e obra de grandes escritores apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A Parada da Leitura, realizada no último dia 07/06, com a participação de Estudantes e Professores de diversos Cursos do Uniaraxá foi um grande sucesso. Este ano, a Parada da Leitura homenageou o grande escritor brasileiro Guimarães Rosa; autor da marcante obra literária “Grande Sertão: Veredas”. O evento levou todos os participantes a uma incrível viagem pelas obras e história de vida do escritor.

A Professora e Coordenadora do Suporte Pedagógico do Uniaraxá, Maria Celeste de Moura, conta um pouco sobre a idealização do projeto. “A Parada da Leitura é um evento que muito orgulha o Uniaraxá! A proposta para que fosse realizado esse grande projeto envolvendo a leitura veio do Reitor José Oscar de Melo e foi acolhida por toda a Instituição. Vários setores trabalham para que ele se torne viável: Suporte Pedagógico; Extensão; Marketing; Recursos Humanos; entre outros. A cada edição, um Curso fica responsável pela criação e sustentação da “Parada”! Na primeira (segundo semestre de 2017) houve um “Júri Simulado” baseado na obra de Machado de Assis “A Cartomante”, com o suporte do Curso de Direito, liderado pelo professor Francisco Ilídio. Na segunda, bem recente, a viagem pelo mundo de Guimarães Rosa teve o apoio especial do Curso de Pedagogia, coordenado pela professora Fabíola Melo. A próxima versão, a ser realizada no segundo semestre de 2018, mergulhará no “Mundo Assombrado pelos Demônios”, de Carl Sagan, e os cursos que promoverão essa imersão serão Engenharia Ambiental e Engenharia Civil”, conta.

Durante o evento foram apresentados alguns vídeos que ressaltaram a grandeza de suas obras, bem como realizada a leitura de “A Terceira Margem do Rio”. Destaque para a apresentação teatral da noite, que enriqueceu a Parada da Leitura e levou todos a uma bonita reflexão sobre a vida no sertão brasileiro. Os atores encenaram trechos das obras de Guimarães Rosa e emocionaram o público. O evento teve ainda a participação e o apoio do Fliaraxá; Festival de Literatura realizado anualmente na cidade e que vem ganhando cada vez mais notoriedade nacional.

Ainda segundo a Professora Celeste, a Parada da Leitura também simboliza o resgate pelo gosto da leitura. “O intuito da atividade é envolver a todos(as) em um momento ímpar de contato com os grandes autores nacionais e internacionais, além de resgatar o gosto pela leitura, tão desgastado em nosso país. Afinal, como está na obra do grande Guimarães Rosa “a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total”, destaca.

O Uniaraxá acredita que a leitura é uma importante ferramenta na construção de uma sociedade melhor, mais ética e plural. Eventos como a Parada da Leitura são de crucial importância nessa construção social, pois através das obras de grandes autores é possível construir conhecimentos e levar aos Estudantes reflexões significativas, tanto para sua vida profissional quanto pessoal.

O post Parada da Leitura: viagem pela vida e obra de grandes escritores apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/36814-2/feed/ 0
Parque do Cristo terá atividades físicas aos domingos http://www.diariodearaxa.com.br/parque-do-cristo-tera-atividades-fisicas-aos-domingos/ http://www.diariodearaxa.com.br/parque-do-cristo-tera-atividades-fisicas-aos-domingos/#respond Thu, 14 Jun 2018 17:33:40 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36819

Projeto “Manhã mais saúde” vai oferecer para a comunidade caminhada, ginástica localizada, ritmos e treinamento funcional.   As manhãs de domingo no Parque do Cristo vão ser movimentadas com muita diversão e atividade física para pessoas de todas as idades. Esta é a proposta do projeto “Manhã mais saúde”, idealizado pela Secretaria de Esportes. A ideia é ...

O post Parque do Cristo terá atividades físicas aos domingos apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Projeto “Manhã mais saúde” vai oferecer para a comunidade caminhada, ginástica localizada, ritmos e treinamento funcional.

 

As manhãs de domingo no Parque do Cristo vão ser movimentadas com muita diversão e atividade física para pessoas de todas as idades. Esta é a proposta do projeto “Manhã mais saúde”, idealizado pela Secretaria de Esportes. A ideia é levar à comunidade e às pessoas que visitam o Parque do Cristo, alternativas para aproveitar toda a infraestrutura do espaço. O assessor de Esportes Especializados, Márcio Contato, explica que vão oferecer qualidade de vida, bem estar físico e mental, uma manhã de descontração levando atividade física com consciência e aprimoramento. “Teremos caminhada, danças de vários estilos, treinamento funcional para cada um treinar a sua habilidade psicomotora, de agilidade, concentração, equilíbrio, cardiorrespiratório, neuromotor e a parte de ginástica localizada para o fortalecimento completo do corpo”, informa.

Márcio reforça que vão trabalhar com circuito e a pessoa pode escolher qual das quatro modalidades quer participar, se caminhada, ginástica localizada, ritmos ou treinamento funcional. As aulas serão adaptadas para o grupo que estiver frequentando o parque naquele momento. “Temos condições de montar aulas para adultos, para melhor idade, para crianças. São 3 decks, ilhas espaçosas com aparelhagens, todos conseguirão fazer os exercícios dentro do limite e da capacidade de cada um. Levaremos atividades de recreação, lazer, será um manhã esportiva para todos que lá estiverem”, revela.

O “Manhã mais saúde” começa neste domingo, 17, das 8h30 às 10h30, no acesso ao parque pela Avenida Washington Barcelos. A segunda edição será no dia 24 e depois os encontros serão quinzenais até 23 de dezembro. Márcio comenta que vão ter uma equipe de 18 pessoas, entre educadores físicos, universitários e equipe de apoio. Segundo o Assessor, as pessoas que fazem atividades lá no Parque do Cristo espontaneamente sem ter orientação nenhuma, pedem esse tipo de atividade com profissionais que ofereçam um exercício físico diferenciado. “Qualquer um pode fazer uma corrida, praticar esportes, mas a orientação para você fazer uma caminhada certa, uma corrida certa e não sofrer lesão é muito importante”, ressalta.

Não é necessário fazer inscrição. Márcio Contato orienta que os participantes devem levar garrafa com água, uma toalhinha, passar protetor solar, usar tênis, colocar uma roupa leve, um boné e ir com muita animação. “Nosso intuito é oferecer coisas diferentes para que o participante volte, supere a expectativa e continue até o fim do projeto. Quem participar vai perceber que cada domingo terá uma coisa diferente, quem for em um dia, não saberá o que vai acontecer na próxima edição”.

O secretário de Esportes, Adolfo Maurício da Silva, comentou que desde a reinauguração do Parque do Cristo tem procurado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas para fazer parcerias e implantar projetos no local. Já desenvolvem atividades esportivas nos ginásios e agora vão ampliar para o Parque, integrando a comunidade. Reforça que o projeto “Manhã mais saúde” é uma oportunidade de incentivar a prática esportiva, oferecendo acompanhamento com profissionais especializados. “A nossa expectativa é que as pessoas participem, venham somar. Esporte é saúde, é vida, quem quer ter qualidade de vida precisa fazer atividades esportivas no dia a dia” finalizou Adolfo.

 

O post Parque do Cristo terá atividades físicas aos domingos apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/parque-do-cristo-tera-atividades-fisicas-aos-domingos/feed/ 0
PM registra tentativa de homicídio e procura suspeitos do crime http://www.diariodearaxa.com.br/pm-registra-tentativa-de-homicidio-e-procura-suspeitos-do-crime/ http://www.diariodearaxa.com.br/pm-registra-tentativa-de-homicidio-e-procura-suspeitos-do-crime/#respond Thu, 14 Jun 2018 13:50:18 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36811 Ocorrências Policiais Araxá

Na madrugada de hoje (14), a Polícia Militar foi acionada a comparecer em um posto de combustíveis no bairro João Ribeiro, local em que havia chegado uma pessoa ensanguentada. No local, a vítima foi identificada como um homem de 27 anos. Ele relatou que estava na companhia de dois indivíduos e que devia certa quantia ...

O post PM registra tentativa de homicídio e procura suspeitos do crime apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
Ocorrências Policiais Araxá

Na madrugada de hoje (14), a Polícia Militar foi acionada a comparecer em um posto de combustíveis no bairro João Ribeiro, local em que havia chegado uma pessoa ensanguentada.

No local, a vítima foi identificada como um homem de 27 anos. Ele relatou que estava na companhia de dois indivíduos e que devia certa quantia em dinheiro a um deles. Os suspeitos o chamaram para consumir droga em um local escuro nas proximidades. Logo depois, o homem disse que foi esfaqueado por eles.

A vítima apresentava várias perfurações pelo corpo, sendo socorrida pelo Corpo de Bombeiro até a Unidade de Pronto Atendimento em estado grave. A perícia técnica da Polícia Civil compareceu ao local para os trabalhos de praxe. Os policiais localizaram uma faca e um relógio de pulso. Rastreamentos seguem no intuito de localizar os autores do fato.

O post PM registra tentativa de homicídio e procura suspeitos do crime apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/pm-registra-tentativa-de-homicidio-e-procura-suspeitos-do-crime/feed/ 0
Jovens do Pequeno Jardineiro participam de ação para a revitalização de pátio ferroviário em Araxá http://www.diariodearaxa.com.br/jovens-do-pequeno-jardineiro-participam-de-acao-para-a-revitalizacao-de-patio-ferroviario-em-araxa/ http://www.diariodearaxa.com.br/jovens-do-pequeno-jardineiro-participam-de-acao-para-a-revitalizacao-de-patio-ferroviario-em-araxa/#respond Thu, 14 Jun 2018 13:40:37 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36823

No mês do Meio Ambiente, local recebeu jovens para plantio de mudas.   Cerca de 60 jovens do Projeto Casa Pequeno Jardineiro da Prefeitura de Araxá participaram de uma edição especial do programa Braços Abertos da VLI, nesta quarta-feira (13). Além de conhecer o pátio ferroviário de Araxá, a turma contribuiu para a revitalização do ...

O post Jovens do Pequeno Jardineiro participam de ação para a revitalização de pátio ferroviário em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

No mês do Meio Ambiente, local recebeu jovens para plantio de mudas.

 

Cerca de 60 jovens do Projeto Casa Pequeno Jardineiro da Prefeitura de Araxá participaram de uma edição especial do programa Braços Abertos da VLI, nesta quarta-feira (13). Além de conhecer o pátio ferroviário de Araxá, a turma contribuiu para a revitalização do local com o plantio de espécies nativas da região.

Durante a visita os convidados entenderam um pouco mais sobre as atividades da empresa e a importância da ferrovia para a região. O pátio dá suporte à operação local e recebe vagões e locomotivas para manutenção. Os adolescentes plantaram mudas de Ipê amarelo e Flamboyants na unidade. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Araxá.

As visitas às instalações da VLI proporcionadas pelo Braços Abertos têm o objetivo de aproximar as comunidades das atividades regionais desenvolvidas pela empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica e Ferrovia Norte-Sul.

O post Jovens do Pequeno Jardineiro participam de ação para a revitalização de pátio ferroviário em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/jovens-do-pequeno-jardineiro-participam-de-acao-para-a-revitalizacao-de-patio-ferroviario-em-araxa/feed/ 0
Cerca de 4 mil estudantes participam de projeto em prol da conscientização ambiental http://www.diariodearaxa.com.br/cerca-de-4-mil-estudantes-participam-de-projeto-em-prol-da-conscientizacao-ambiental/ http://www.diariodearaxa.com.br/cerca-de-4-mil-estudantes-participam-de-projeto-em-prol-da-conscientizacao-ambiental/#respond Thu, 14 Jun 2018 13:40:02 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36809

Eles coletaram, em vários pontos da cidade, mais de cinco toneladas de material reciclável.

O post Cerca de 4 mil estudantes participam de projeto em prol da conscientização ambiental apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Reutilizar, Reduzir e Reciclar. Durante três meses, estudantes do Ensino Fundamental I e II (do 1° ao 9° ano) da rede municipal de ensino estiveram envolvidos no projeto “Reciclar para o Bem Viver – Repensando e assumindo a nossa responsabilidade”, uma ação voltada para a conscientização ambiental. A divulgação das ações e premiações do projeto foi realizada na terça-feira, 12, no auditório do Teatro Municipal de Araxá, com a presença de alunos, professores e parceiros. A ação que representou o início da campanha de educação socioambiental nas escolas, contou com palestras relacionadas ao meio ambiente e com a coleta de materiais recicláveis (garrafa PET, sacolas, potes, copos, dentre outros), realizada pelos próprios alunos.  Foram 3900 alunos de instituições de ensino da rede municipal – Leonilda Montandon (Caic), Manoela Lemos, Dona Gabriela, Auxiliadora Paiva, Aziz J. Chaer, Romália Porfírio de Azevedo Leite, Professor Nelson e Anexo Loren, dos setores Oeste, Centro, Leste, e Norte, da cidade, que coletaram, um total de 5 toneladas, 646kg e 500 gramas.

O projeto foi idealizado pela Cáritas Arquidiocesana, de Uberaba, e contou com o apoio da Administração Municipal, representada pelas Secretarias de Educação, Serviços Urbanos, Saúde e do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), da Copasa e das cooperativas de reciclagem Foco Ambiental, Reciclara, Cooperare e Dona Beja. Em nome da Cáritas, Walter Vieira, ressaltou que o projeto ganhou força com a participação das crianças. “Estamos começando a colher os primeiros frutos dessa iniciativa porque essa reflexão se faz necessária para ser passada desde a infância”, comenta o representante da Cáritas, Walter Vieira.

Pedro Henrique Bonifácio de Castro, aluno da Escola Manoela Lemos, de 8 anos, já sabe o que é necessário fazer quando se fala em contribuir com o meio-ambiente. “Não posso colocar fogo nas matas e nas plantas, não jogar lixo na água e nem poluir”. O material coletado por Pedro e demais estudantes foi repassado para as cooperativas. Maurício Ferreira da Silva, vice-presidente da Cooperativa Reciclara, avalia positivamente essa ação. “O que as crianças fizeram para nós coletando esse material foi fundamental no nosso trabalho. Então, acredito que esse projeto tem que continuar porque é uma forma de incentivar a preservação ambiental”, destaca.

Para Gessy Glória Lemos, secretária de Educação, o projeto deu oportunidade aos alunos aprenderem o meio ambiente é importante para nossa própria sobrevivência. “Fizemos um trabalho bem elaborado com essas crianças para que aprendam, não só recolher o lixo, mas também não contribuir para a poluição do meio-ambiente”. Os participantes do projeto foram premiados com uma caixa coletora de água de chuva, ingressos para sessão de cinema do Shopping Boulevard Garden e um Tablet.

O projeto “Reciclar Para o Bem Viver” faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, desenvolvida entre os dias 11 e 16 de junho, em Araxá, com o tema “Acabe com a poluição plástica”, definido pela Organização das Nações Unidas. “O plástico é o grande vilão da natureza porque, primeiro ele degrada muito lentamente e a sua produção vem aumentando a cada ano, em função das tecnologias e de matéria-prima disponível. Essa temática é importante com o objetivo de fazer essa conscientização para reduzir a produção e o consumo de plástico”, ressalta o superintendente do IPDSA, Ricardo Manoel de Oliveira.

A programação da semana segue nesta quinta-feira, 14. As atrações são a palestra sobre resíduos sólidos plásticos com alunos da Escola Sesc, às 7 horas, na instituição de ensino, e o Café com Ciência – Meio Ambiente e Sociedade: O plástico e seus impactos, às 17 horas, no Uniaraxá. Na sexta-feira, 15, tem atividade no laboratório de ciências sobre resíduos plásticos na Escola Sesc. O encerramento, no sábado, 16, será marcado por um passeio ciclístico, com largada e chegada na Igreja Matriz de São Domingos.

O post Cerca de 4 mil estudantes participam de projeto em prol da conscientização ambiental apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/cerca-de-4-mil-estudantes-participam-de-projeto-em-prol-da-conscientizacao-ambiental/feed/ 0
Após baixa procura, campanha de vacinação contra gripe é prorrogada http://www.diariodearaxa.com.br/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada/ http://www.diariodearaxa.com.br/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada/#respond Wed, 13 Jun 2018 21:39:48 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36808

Público-alvo deverá procura os postos até 22 de junho.   O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quarta-feira (13), que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do público-alvo foi vacinado. O número é considerado baixo pela pasta, que ...

O post Após baixa procura, campanha de vacinação contra gripe é prorrogada apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Público-alvo deverá procura os postos até 22 de junho.

 

O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quarta-feira (13), que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do público-alvo foi vacinado. O número é considerado baixo pela pasta, que estabeleceu como meta a cobertura de 90% dessa população, o que equivale a 54 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, no dia 23 de abril, 42,6 milhões de pessoas foram vacinadas.

A região Sudeste é a que possui menor cobertura até agora: 71% do público prioritário foi protegido.

Segundo o ministério, a situação acende um alerta, dada a proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Além disso, neste ano, já foram contabilizados 2.715 casos de influenza, mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado (1.227). As mortes decorrentes da doença também aumentaram: passaram de 204, em 2017, para 446, em 2018. Apesar do crescimento, os números estão distantes dos que foram registrados em 2016, quando houve forte incidência da influenza no Brasil, quando foram 12.174 casos e 2.220 óbitos derivados deles.

“Nós entendemos que a estratégia é: atuação mais proativa para ir buscar esse público-alvo”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que citou iniciativas de vacinação e de conscientização envolvendo imprensa, escola e agentes comunitários de saúde como exemplos.

 

Público-alvo

O público prioritário da campanha é composto por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores em saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e mulheres que tenham tido filhos há 45 dias, bem como pessoas privadas de liberdade. Crianças e gestantes são os grupos que registraram menor cobertura vacinal neste ano, assim como ocorreu no ano passado. Na região Sudeste, por exemplo, menos da metade (48,95%) das crianças que devem ser vacinadas foram imunizadas. Já o percentual de gestantes atingiu 54%.

 

O post Após baixa procura, campanha de vacinação contra gripe é prorrogada apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada/feed/ 0
Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa antecipa Fliaraxá e promove Encontros Literários http://www.diariodearaxa.com.br/biblioteca-publica-municipal-viriato-correa-antecipa-fliaraxa-e-promove-encontros-literarios/ http://www.diariodearaxa.com.br/biblioteca-publica-municipal-viriato-correa-antecipa-fliaraxa-e-promove-encontros-literarios/#respond Wed, 13 Jun 2018 21:00:13 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36799

Doação de livros, encontros e concertos de leitura serão realizados na Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa. As atividades literárias antecedem o Fliaraxá começando nesta sexta-feira, dia 15 de junho, a partir das 15h. Haverá uma tarde de doação, a Biblioteca vai receber obras e doar livros para quem estiver visitando o local. Também estará aberta ...

O post Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa antecipa Fliaraxá e promove Encontros Literários apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Doação de livros, encontros e concertos de leitura serão realizados na Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa. As atividades literárias antecedem o Fliaraxá começando nesta sexta-feira, dia 15 de junho, a partir das 15h. Haverá uma tarde de doação, a Biblioteca vai receber obras e doar livros para quem estiver visitando o local. Também estará aberta ao público a Exposição Literária Itinerante – “50 Anos do livro Grande Sertão: Veredas” – composta de 69 banners que contam a vida e a obra do grande escritor mineiro Guimarães Rosa.

No dia 20 de junho, às 19h30 a Biblioteca receberá o encontro “Quem foi Graciliano Ramos” com conversa sobre a vida e obra do grande autor de romances como “Vidas Secas e Memórias do Cárcere”. Haverá também uma “Oficina de Leitura” em conjunto com o Uniaraxá, quando a professora Juliana Correa de Oliveira estará ministrando um curso aos alunos do Magistério.

No dia 22 de junho, às 19h30 será apresentado o “Concerto em Leitura – Primeiro Encontro – com Elida Marques e Eduardo Contreras.  O evento homenageia os 110 anos de nascimento do escritor Guimarães Rosa (1908-1967) e serão lidos trechos do romance “Grande Sertão: Veredas”. Numa composição que mistura a prosa poética do escritor e a criação musical e cênica por ela despertada, a apresentação alterna momentos de canto, silêncio e leitura em voz alta, para sensibilizar o público para a escuta e fruição da narrativa roseana.

O espetáculo faz parte do programa de incentivo à leitura “Ler é uma viagem”. Tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e CBMM, e foi abraçado também pela Biblioteca Pública de Araxá que busca oportunizar momentos de conhecimento e enlevo para os amantes dos livros. Criado em 2003, o programa realiza sessões de leitura com música ao vivo, eventos e oficinas para formar mediadores de leitura e estimular entre crianças, jovens e adultos o prazer da descoberta do texto. Em 15 anos de atividades, já realizou mais de 700 apresentações, para mais de 40 mil pessoas em escolas, bibliotecas e espaços culturais de oito estados brasileiros (SP, PR, MG, MS, GO, RJ, BA e ES).

O post Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa antecipa Fliaraxá e promove Encontros Literários apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/biblioteca-publica-municipal-viriato-correa-antecipa-fliaraxa-e-promove-encontros-literarios/feed/ 0
Poder Público e comunidade debatem LDO 2019 em Audiência Pública na Câmara http://www.diariodearaxa.com.br/poder-publico-e-comunidade-debatem-ldo-2019-em-audiencia-publica-na-camara/ http://www.diariodearaxa.com.br/poder-publico-e-comunidade-debatem-ldo-2019-em-audiencia-publica-na-camara/#respond Wed, 13 Jun 2018 19:02:39 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36796

Lei de Diretrizes Orçamentárias estipula receitas e despesas para o Exercício Financeiro de 2019 no Município.

O post Poder Público e comunidade debatem LDO 2019 em Audiência Pública na Câmara apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A Câmara Municipal de Araxá se reuniu na tarde dessa quarta-feira (13) para debater em uma Audiência Pública, o Projeto de Lei 28/2018, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A matéria estipula as receitas e despesas para o Exercício Financeiro 2019 no Município. A reunião foi presidida pela Comissão Especial de Análise da LDO, composta pelos Vereadores Emílio de Paula Castilho (PR), Presidente da Comissão; Bosco Junior (AV), relator e Fernanda Castelha (PSL), membro.

 

O Presidente da Câmara, Fabiano Santos Cunha (PRB) e os Vereadores César Romero da Silva (Garrado-PR) Edinho Souza (PTB), Farley Pereira de Aquino (DEM), Luiz Carlos Bittencourt (PODE), Hudson Fiuza (PSL), José dos Reis de Paula ( Zazinho-PT), José Valdez da Silva (Ceará-PMB), Raphael Rios (SD) e Robson Magela (PRB) estavam presentes no Plenário. O Subcomandante do 37º Batalhão da PM, Major Ademir Vicente Fagundes, a Secretária de Educação, Gessy Glória Lemos e representantes de vários setores da comunidade também acompanharam a reunião.

 

O Presidente da Comissão, Vereador Emílio, abriu a audiência. Segundo ele, por mais de 30 dias, os membros se reuniram de forma periódica com assessores e advogados da Casa para tratar da LDO. Ele destacou a importância desse trabalho, que deve ser feito com atenção e seriedade. “Somos Vereadores de primeiro mandato e posso dizer que foi uma oportunidade ímpar ser parte de uma comissão que analisou uma das peças mais importantes para uma cidade e que tramita nessa Casa”, disse.

 

O Orçamento Financeiro de 2019 deve ser elaborado e executado, observando as diretrizes, os objetivos, as prioridade e metas estabelecidos nessa Lei Complementar. A LDO deve compreender metas fiscais, regras, disposições sobre a dívida pública municipal, as despesas com pessoal e a legislação tributária.

 

De acordo com o Assessor Jurídico da Prefeitura de Araxá, Johnathan Renault, o Orçamento Municipal para 2019 deve ser apresentado no mês de setembro à Câmara de Vereadores e a formatação dele, depende das normativas estabelecidas na LDO. “Estivemos em reuniões para adequar solicitações feitas pela Comissão Especial e agora, queremos ouvir as sugestões dos demais Vereadores para formatar o projeto e levar para apreciação”, explica.

 

Para 2019, é estimado um Orçamento na LDO de R$ 407.623.990, que representa um crescimento de 7% se comparado a 2018. Essa receita é oriunda de impostos e taxas recolhidos, além de transferências do Estado e União para os municípios, e ainda, operações de crédito, alienação de bens e deduções.

 

Desse valor, a previsão de despesas é de R$ 356.016.820. O Projeto da LDO ainda traz as principais obras estabelecidas para 2019 e os recursos que são necessários para elas, como por exemplo, construção do cemitério de animais, construção e ampliação de Unidades Básicas de Saúde, construção e reforma de Ginásios e Praças Esportivas, Recuperação de Vias e Revitalização de Praças, dentre outras obras elencadas.

 

Fernanda Castelha, membro da Comissão Especial também agradeceu ao corpo jurídico da Casa pelo apoio e aos assessores de gabinete que auxiliaram nos encontros prévios para debater a LDO. “Espero ter contribuído nesse processo e estamos à disposição para recepcionar as emendas dos colegas vereadores. Foi um motivo de grande aprendizado participar dessa Comissão”, pontuou.

 

Alcameno Alves, Assessor Jurídico da Câmara, explanou diversos pontos importantes da LDO aos Vereadores e comunidade presente. Segundo ele, alguns Parâmetros Macroeconômicos, como câmbio, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e inflação, são variáveis que interferem na estimativa de receita. Todas devem ser levadas em consideração. “Pelo princípio da gestão fiscal, as metas representam a conexão entre o planejamento, a elaboração e a execução do orçamento. Esses parâmetros indicam os rumos da condução da política fiscal para os próximos exercícios e servem de indicadores para a promoção da limitação de empenho e de movimentação financeira”, complementou Alcameno.

 

Finalizando, o relator Bosco Junior disse que esse é um momento de os vereadores participarem do planejamento do futuro do município. “A LDO corresponde a maior conquista na área do orçamento governamental, que foi propiciada ao Legislativo. Possui grande alcance na defesa da sociedade. Realizamos vários estudos nos últimos meses. É uma matéria extremamente importante para o funcionamento da máquina pública. Todos os atos do executivo estão amarrados nessa peça. A gente espera ter dado essa contribuição ao projeto e ao município”, informou.

 

Agora, os Vereadores devem propor à Comissão Especial as emendas ao Projeto de Lei, para que elas sejam apreciadas em plenário. A Comissão já tem prontas cerca de seis emendas. Outras ainda podem ser produzidas e entregues até a data de apreciação. A previsão para a votação da peça pelos parlamentares é dia 19 de junho.

O post Poder Público e comunidade debatem LDO 2019 em Audiência Pública na Câmara apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/poder-publico-e-comunidade-debatem-ldo-2019-em-audiencia-publica-na-camara/feed/ 0
Deputado Estadual Bosco participa de solenidade de entrega de ônibus escolares http://www.diariodearaxa.com.br/deputado-estadual-bosco-participa-de-solenidade-de-entrega-de-onibus-escolares/ http://www.diariodearaxa.com.br/deputado-estadual-bosco-participa-de-solenidade-de-entrega-de-onibus-escolares/#respond Wed, 13 Jun 2018 17:18:48 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36855

O Deputado Estadual Bosco participou nesta terça-feira, em Patos de Minas, da solenidade de entrega de ônibus escolares para municípios dos Territórios Central, Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Rio Doce. Os veículos serão destinados para o transporte dos alunos que moram em áreas rurais do interior de Minas ...

O post Deputado Estadual Bosco participa de solenidade de entrega de ônibus escolares apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

O Deputado Estadual Bosco participou nesta terça-feira, em Patos de Minas, da solenidade de entrega de ônibus escolares para municípios dos Territórios Central, Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Rio Doce.

Os veículos serão destinados para o transporte dos alunos que moram em áreas rurais do interior de Minas Gerais. Através de indicação do Deputado Bosco foram contemplados os municípios de: Perdizes, Araxá, Campos Altos, Serra do Salitre, Guimarânia, Pratinha, João Pinheiro e Cruzeiro da Fortaleza.

O post Deputado Estadual Bosco participa de solenidade de entrega de ônibus escolares apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/deputado-estadual-bosco-participa-de-solenidade-de-entrega-de-onibus-escolares/feed/ 0
PM prende suspeitos de envolvimento com o tráfico e apreende arma de fogo no Centro http://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-suspeitos-de-envolvimento-com-o-trafico-e-apreende-arma-de-fogo-no-centro/ http://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-suspeitos-de-envolvimento-com-o-trafico-e-apreende-arma-de-fogo-no-centro/#respond Wed, 13 Jun 2018 13:48:03 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36793

A Polícia Militar realizou buscas em um imóvel na rua Mário Campos, Centro, na tarde desta quinta-feira (12). Os militares estavam em operação e perceberam movimentação suspeita no local. Com autorização do proprietário, a PM entrou na casa e apreendeu uma arma, maconha e outros objetos. O proprietário da casa disse que é usuário de ...

O post PM prende suspeitos de envolvimento com o tráfico e apreende arma de fogo no Centro apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A Polícia Militar realizou buscas em um imóvel na rua Mário Campos, Centro, na tarde desta quinta-feira (12). Os militares estavam em operação e perceberam movimentação suspeita no local. Com autorização do proprietário, a PM entrou na casa e apreendeu uma arma, maconha e outros objetos.

O proprietário da casa disse que é usuário de drogas e que outras pessoas frequentam a casa dos fundos para o consumo de entorpecentes. Na casa dos fundos, a PM encontrou uma arma de fogo e vários materiais de procedência duvidosa. Foi relatado também que ele autoriza o uso da residência em troca de drogas.

Segundo ele, o autor J.G.S.S. lhe ofereceu arma apreendida por certa quantia em dinheiro, porém ele recusou. Diante do exposto, os envolvidos A.S.M. (18 anos), J.G.S.S. (23 anos), C.G.V.L. (19 anos) e duas adolescentes, ambas de 17 anos, que se encontravam no local, foram conduzidos presos/apreendidos.

A PM apreendeu a arma de fogo, três aparelhos celulares, certa quantia em dinheiro, duas blusas de frio, um boné e um cigarro de maconha. A arma foi identificada como sendo a que foi usada em um roubo ocorrido no dia 7 de junho em Araxá.

O post PM prende suspeitos de envolvimento com o tráfico e apreende arma de fogo no Centro apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-suspeitos-de-envolvimento-com-o-trafico-e-apreende-arma-de-fogo-no-centro/feed/ 0
Entidades que trabalham com idosos terão mais prazo para inscrever projetos no CMIA http://www.diariodearaxa.com.br/entidades-que-trabalham-com-idosos-terao-mais-prazo-para-inscrever-projetos-no-cmia/ http://www.diariodearaxa.com.br/entidades-que-trabalham-com-idosos-terao-mais-prazo-para-inscrever-projetos-no-cmia/#respond Wed, 13 Jun 2018 13:33:05 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36806

Um investimento de R$ 7,5 milhões que vai beneficiar os idosos com os mais variados atendimentos.    Os idosos de Araxá serão assistidos com projetos variados, iniciativa que vai atender as pessoas da melhor idade com lazer, educação em saúde, integração social, treinamentos, adaptação de residências e até aquisição de equipamentos para facilitar a locomoção. O ...

O post Entidades que trabalham com idosos terão mais prazo para inscrever projetos no CMIA apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Um investimento de R$ 7,5 milhões que vai beneficiar os idosos com os mais variados atendimentos.

 

 Os idosos de Araxá serão assistidos com projetos variados, iniciativa que vai atender as pessoas da melhor idade com lazer, educação em saúde, integração social, treinamentos, adaptação de residências e até aquisição de equipamentos para facilitar a locomoção. O Conselho Municipal do Idoso de Araxá (CMIA) publicou no Diário Oficial do Município de Araxá (DOMA) do dia 18 de maio, cinco editais com as informações sobre os projetos que se enquadram nas exigências de cada eixo.

Serão investidos R$ 7,5 milhões do Fundo Municipal do Idoso em projetos que atendam os cinco eixos propostos pelo Conselho. As instituições que atendem idosos tem prazo até 20 de junho para inscrever os projetos, na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Lázaro Ribeiro da Silva, 10, São Cristóvão. Um estudo feito com acompanhamento do Ministério Público apontou as principais carências dos idosos de Araxá e a partir de agora serão desenvolvidos projetos que atendam às necessidades e prioridades deles.

 

Os projetos apresentados deverão, obrigatoriamente, estar de acordo com as exigências dos editais:

– Compra de vagas para idosos em organizações da sociedade civil de natureza filantrópica registradas neste CMIA tipificadas como instituições de longa permanência para idosos;

– Criação, adaptação de um espaço destinado à permanência do idoso em vulnerabilidade ou risco social, das 8h às 17h horas, de segunda a sexta-feira, com o objetivo de proporcionar acolhimento, integração social e diversas atividades como educação em saúde sobre sexualidade, inclusão digital, garantia de direitos, educação no trânsito, atividades de cultura e lazer;

– Criação, adaptação de um espaço destinado à permanência de idosos em vulnerabilidade ou risco social, parte do dia, não necessariamente todos os dias da semana, possibilitando a participação de um número maior de pessoas, com o objetivo de proporcionar acolhimento, integração social e diversas atividades;

– Formação e capacitação de pessoas que atuam diretamente com o idoso;

– Reforma, manutenção, aquisição de equipamentos e custeio para residências coletivas exclusivas para idosos em vulnerabilidade ou risco social, que não possuam imóveis, com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e com autonomia para morarem sozinhos;

– Adaptação e ou adequações de residências próprias de idosos, visando dar acessibilidade, independência, segurança e qualidade de vida ao idoso inscrito no CAD Único;

– Compra e manutenção de equipamentos para empréstimo aos idosos residentes em Araxá que tenham dificuldade ou impossibilidade de locomoção ou que necessitem de leitos especiais;

– Aquisição de insumos para higiene pessoal, necessários à manutenção das atividades de vida diária dos idosos em vulnerabilidade ou risco social, e que comprovem a real necessidade da utilização do produto;

– Campanhas de enfrentamento à violência e maus tratos contra a pessoa idosa;

– Campanhas que visem prevenir acidentes no trânsito com os idosos;

– Campanhas educativas sobre o direito da pessoa idosa, com foco intergeracional.

O post Entidades que trabalham com idosos terão mais prazo para inscrever projetos no CMIA apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/entidades-que-trabalham-com-idosos-terao-mais-prazo-para-inscrever-projetos-no-cmia/feed/ 0
Vilma Cunha Duarte lança livro de memórias no Museu Calmon Barreto http://www.diariodearaxa.com.br/vilma-cunha-duarte-lanca-livro-de-memorias-no-museu-calmon-barreto/ http://www.diariodearaxa.com.br/vilma-cunha-duarte-lanca-livro-de-memorias-no-museu-calmon-barreto/#respond Wed, 13 Jun 2018 13:02:38 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36791

A obra é uma autobiografia que revela curiosidades da carreira da escritora, mostrando dificuldades de uma trajetória marcada pela superação.

O post Vilma Cunha Duarte lança livro de memórias no Museu Calmon Barreto apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Uma obra que consola, oferece esperança com fé, coragem e aceitação. “Tem gente demais com friagens no peito”. Assim a escritora Vilma Cunha Duarte define o seu novo livro “De Aquecer Invernos no Coração”, trabalho que reúne suas memórias, sem ser autobiográfico.

São cerca de 200 páginas divididas em cinco capítulos, começando com o nascimento e terminando em outros caminhos. A autora emociona o leitor revelando curiosidades da sua carreira como professora, escritora e principalmente sua trajetória pessoal marcada por superação. “De forma transparente procurei reunir pedaços de minha vida sem retoques. Vida com muitas dificuldades, mas que jamais foram motivos para lamentação. É uma ousadia literária, uma viagem pelas lembranças com a coragem de ver o futuro sempre com otimismo na certeza de que o grande espetáculo é o amanhã”, comenta.

A capa foi produzida pelo design gráfico Gutto Paixão com prefácio do ex-prefeito, ministro Olavo Drummond. “Além de currículo riquíssimo como homem público, Olavo foi um grande poeta, um ser humano singular”, relembra.

Vilma Cunha é dinâmica, foi a primeira mulher a ser presidente da Academia Araxaense de Letras e é uma das autoras mais atuantes no cenário cultural de Araxá. Com dezenas de livros publicados, prêmios, tradicional coluna em jornal e ativa presença nas redes sociais, suas crônicas e poesias traduzem como ninguém o cotidiano, as dores e alegrias do nosso dia a dia.

Lançamento

O lançamento do livro abre a programação do Pré-FliAraxá e será no dia 14 de junho às 19 horas no Museu Calmon Barreto. “De Aquecer Invernos no Coração” conta com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), tendo apoio cultural do Jornal Correio de Araxá e Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural Calmon Barreto e da Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo.

O post Vilma Cunha Duarte lança livro de memórias no Museu Calmon Barreto apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/vilma-cunha-duarte-lanca-livro-de-memorias-no-museu-calmon-barreto/feed/ 0
Empossados novos representantes do Conselho Municipal de Saúde http://www.diariodearaxa.com.br/empossados-novos-representantes-do-conselho-municipal-de-saude/ http://www.diariodearaxa.com.br/empossados-novos-representantes-do-conselho-municipal-de-saude/#respond Wed, 13 Jun 2018 11:22:05 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36801

São 20 membros titulares e 20 suplentes para o biênio 2018/2020.   Os novos representantes do Conselho Municipal de Saúde para o  biênio 2018/2020 tomaram posse em solenidade realizada nesta segunda-feira, 11, no Teatro Municipal de Araxá. O órgão trabalha a formulação e proposição de estratégias, o controle da execução das Políticas de Saúde, inclusive nos ...

O post Empossados novos representantes do Conselho Municipal de Saúde apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

São 20 membros titulares e 20 suplentes para o biênio 2018/2020.

 

Os novos representantes do Conselho Municipal de Saúde para o  biênio 2018/2020 tomaram posse em solenidade realizada nesta segunda-feira, 11, no Teatro Municipal de Araxá. O órgão trabalha a formulação e proposição de estratégias, o controle da execução das Políticas de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A vice-prefeita Lídia Jordão representou o prefeito Aracely na solenidade.

Composto por 20 membros titulares e 20 suplentes, a formação do Conselho atende ao seguinte critério: 50% de representantes de entidades de usuários do Sistema Único de Saúde (10 vagas); 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde (5 vagas); 25% de representantes do governo e de entidades prestadoras de serviços de saúde do SUS (5 vagas).

De acordo com a ex-presidente, Elvira Aparecida Oliveira Pereira, o trabalho no mandato entre 2016 e 2018 foi árduo, mas bastante positivo, contou com a presença maciça dos conselheiros nas reuniões. “Agradeço a colaboração de todos nesses dois anos de trabalho e tenho certeza que foi feito o melhor de cada conselheiro para atingir com êxito as ações propostas pelo Conselho Municipal de Saúde”, destaca. Em nome dos conselheiros que se despediram do cargo, Aleteia Alcântara afirma que desempenhar essa função é uma missão gratificante em prol de uma comunidade. “Atuamos na fiscalização, nas conferências, nos dias intermináveis de reunião, estando presente em todos os momentos que precisavam de um conselheiro. Todos contribuíram de uma forma muita rica, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

A secretária de Saúde, Diane Dutra, analisa que o trabalho do Conselho faz a diferença para a população araxaense. “Amplio a esperança de que estamos unindo forças e pessoas para fazer uma Araxá melhor com pensamento em uma assistência respeitosa e resolutiva ao cidadão. Parabenizo os membros da gestão que se encerra pelo trabalho realizado. Convido os novos conselheiros para desenvolver em parceria, uma atuação responsável e transparente. Temos certeza de que possuímos o mesmo objetivo e a mesma vontade de fazer acontecer”, ressaltou a secretária.

Em seu discurso, Lídia Jordão, que já foi secretária de saúde, desejou boa sorte a nova gestão. “É possível presenciar uma rede de trabalho em funcionamento. Acredito que o trabalho da atual secretária sempre será facilitado, na medida em que pode contar com essa rede. Temos em Araxá pessoas incansáveis, comprometidas e verdadeiras que querem o melhor para nossa cidade”, completou a vice-prefeita. A lista dos conselheiros empossados pode ser acessada pelo site www.araxa.mg.gov.br.

 

Nova mesa diretora

Após a solenidade de posse, o Conselho Municipal de Saúde definiu os cargos da mesa diretora. A nova presidente é Cristiane dos Santos Andrade, o vice-presidente, Sander Carlos de Souza, o segundo vice-presidente, Evaristo de Freitas Malta, o terceiro vice-presidente, Carlos Alberto Ribeiro Sales e o secretário, Daniel Batista Nazário.

 

O post Empossados novos representantes do Conselho Municipal de Saúde apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/empossados-novos-representantes-do-conselho-municipal-de-saude/feed/ 0
Polícia Militar apreende adolescentes com droga no Urciano Lemos http://www.diariodearaxa.com.br/policia-militar-apreende-adolescentes-com-droga-no-urciano-lemos/ http://www.diariodearaxa.com.br/policia-militar-apreende-adolescentes-com-droga-no-urciano-lemos/#respond Tue, 12 Jun 2018 13:51:06 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36787

A Polícia Militar foi acionada pela Central de Videomonitoramento, nesta segunda-feira (11), devido a três adolescentes, todos de 14 anos de idade, em atitude suspeita. Os militares verificaram que os menores estavam fazendo uso de substância entorpecente na praça João Amâncio, bairro Urciano Lemos em Araxá. Ao avistarem a Polícia Militar, um dos adolescentes tentou ...

O post Polícia Militar apreende adolescentes com droga no Urciano Lemos apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A Polícia Militar foi acionada pela Central de Videomonitoramento, nesta segunda-feira (11), devido a três adolescentes, todos de 14 anos de idade, em atitude suspeita.

Os militares verificaram que os menores estavam fazendo uso de substância entorpecente na praça João Amâncio, bairro Urciano Lemos em Araxá. Ao avistarem a Polícia Militar, um dos adolescentes tentou se desfazer de um cigarro de maconha, mas eles foram contidos.

Os adolescentes foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para demais providências, sendo acompanhados pelos seus responsáveis.

O post Polícia Militar apreende adolescentes com droga no Urciano Lemos apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
http://www.diariodearaxa.com.br/policia-militar-apreende-adolescentes-com-droga-no-urciano-lemos/feed/ 0