Festival de Gastronomia tem em sua programação oficinas gratuitas de culinária

Festival de Gastronomia tem em sua programação oficinas gratuitas de culinária

A partir do dia 24 de julho, Araxá receberá a 7ª edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, que será realizado no pátio da Fundação Calmon Barreto (Praça Arthur Bernardes, 10). Serão quatro dias de muita música e um cardápio gastronômico de dar água na boca.

Na programação, além dos tradicionais espetáculos culturais e dos famosos festins, o público poderá aproveitar as oficinas gratuitas de culinária. Ao todo serão 16 oficinas ministradas por chefs especializados na arte de criar diversos pratos.

No dia 24 (quinta-feira), a partir de 17h, o chef Thiago Ávila prepara um “Risoto de Bacalhau”. Em seguida, o chef Aldei Oliveira ensina o passo a passo do “Salmão com Molho de Tangerinas”. A programação finaliza com o chef Donisete Damasceno, que conta todos os segredos do preparo do “Arroz a Dom Pedro”.

Na sexta (25/7), a partir de 14h, o publico vai se deliciar com a oficina “Ragú, o molho Ideal para o Inverno”, comandada pelos chefs do Marinada. Logo após, o chef Donisete Damasceno ensinará a receita do Salmão com Ervas e Ratatouille de legumes. Já o “Creme Baiano” será ensinado pelo chef Aldei Oliveira, enquanto o chef Thiago Ávila apresenta a “Costelinha Agridoce com Risoto de Abobrinha”. Para fechar a noite, a oficina “Tropeiro de Soja”, com o chef Aldei Oliveira.

Na manha de sábado (26/7), a partir de 10h, o público poderá conferir a oficina “Doces de Araxá – A Arte e Perfeição de Dona Joaninha”. Em seguida, o chef Thiago Ávila prepara o “Frango a Indiana”, enquanto o chef Luís Fernando Gregório da várias dicas sobre a “Cozinha Cabocla e Quilombola de Minas Gerais”. Todos os truques do preparo de “Fondue Brasileiro” estão na oficina do chef Aldei Oliveira. Já o “Porco Enlatado” quem ensina é chef Donisete Damasceno. Para encerrar as oficinas do dia, o chef Thiago Ávila prepara o tradicional “Baião de Dois”.

No último dia de festival (27/7), a partir de 10h, os chefs do Senac ensinam a fazer “Camarão com Couli de Couve e Molho de Pimenta Rosa” e “Galinhada à Moda Mineira”.

VII Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá

Data: 24 a 27 de julho de 2014

Local: Fundação Cultural Calmon Barreto

Endereço: Praça Arthur Bernardes, 10, Centro,  Araxá

Horário: 24/7 (16h à 1h); 25/7 (12h à 1h); 26/7 (12h30 à 1h) e 27/7 (a partir de 12h)

Ingressos limitados a preços populares: R$16,00 (inteira) e R$8,00 (estudantes e maiores de 65 anos)

Informações: www.festivaldearaxa.com.br/2014

Notícias relacionadas