Super banner
Super banner

FestNatal 2012 começa no próximo sábado

FestNatal 2012 começa no próximo sábado

FestNatal 2012 começa no próximo sábado 1

DA REDAÇÃO/RAPHAEL RIOS – A Fundação Cultural Acia apresentou, nesta manhã (27), o projeto do FestNatal Araxá 2012. O evento será realizado pela quarta vez na cidade por meio de parcerias entre o governo federal, governo de Minas Gerais, Prefeitura de Araxá, terceiro setor e empresas patrocinadoras e apoiadoras. O evento começa no próximo sábado (1º) e só termina no dia 30 de dezembro.

» Programação do FestNatal 2012

A expectativa é que esta edição bata recorde de público. De acordo com a presidente da Fundação Acia, Valda Sánchez, no ano passado cerca de 100 mil pessoas passaram pelo evento. “Nós queremos bater esse número e pelas novidades a gente espera que tenhamos mais pessoas. Na região e no Estado já existem pessoas que sabem do evento, e a cada ano esse número aumenta”, diz.

Entre as principais novidades deste ano está o projeto Caminho de Luz, uma parceria com a Prefeitura de Araxá que vai iluminar desde o teatro até a rotatória do Expominas. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, o investimento será de R$ 500 mil por meio da Lei Rouanet.

“Esse projeto é muito importantes para os lojistas. A reurbanização tem chamado as pessoas para o Centro da cidade. Agora com o Natal, com a decoração e a iluminação, com certeza essa público vai ser maior ainda e teremos mais turistas em Araxá”, diz.

Para o presidente da Acia, Márcio Farid, as expectativas são as melhores possíveis, principalmente pelo número maior de parceiros somando ao evento. Além de cultura e arte, o FestNatal é um instrumento para fomentar o comércio local.

“Com esse evento, Araxá vai atrair a comunidade do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Isso é importantíssimo para o nosso comércio porque é hora de você oferecer novos produtos aos turistas que visitam Araxá, motivados pelo FestNatal”, destaca.

Locais

O pátio do Estádio Fausto Alvim será o grande palco para a realização do festival. Sua capacidade de público (em torno de 10 mil pessoas) e sua localização central tornam este espaço o mais acessível e de maior visibilidade.

O novo calçadão da rua Presidente Olegário Maciel e a recém revitalizada Praça da Avenida Antônio Carlos também serão excelentes locais para a realização de apresentações musicais e cênicas de menor porte, por estarem no “coração” comercial da cidade, com grande fluxo de pessoas e pela nova arquitetura que proporciona comodidade. Neste local e em suas proximidades será montado um minipalco, feira de artesanato e o Ateliê do Papai Noel, a ser instalado no prédio histórico do Museu de Som e Imagem.

A Praça Governador Valadares resgatará um ambiente tradicional e histórico em nossa cidade, com pequenas apresentações culturais e que também se estenderão para a Praça da Igreja Matriz.

O Palco Móvel será levado para variados pontos em bairros da cidade, aumentando o número de pessoas que serão assistidas pelo projeto cultural.

A decoração natalina, com iluminação especial e composta por outros elementos ornamentais farão parte do FestNatal Araxá. Destaque para o corredor de luz que irá desde o novo Teatro Municipal até o Fórum, passando pelas avenidas Antônio Carlos e Imbiara, principais vias centrais da cidade.

Estruturas

Os elementos estruturais foram desenvolvidos para os locais contemplados de forma que proporcionem uma excelente acomodação ao público. Profissionais de arquitetura e decoração foram contratados para tornar estes ambientes mais bonitos e de maior temática natalina.

A estrutura no pátio do Estádio Fausto Alvim conta com o grande palco, camarins para artistas, área exclusiva de imprensa e convidados, praça de alimentação e bares que sigam às normas de higiene, banheiros químicos e adaptados, lugares reservados para PNEs, rampas, dentre outros elementos. A praça de alimentação será formada por barracas das principais instituições beneficentes da cidade, de forma que, com o movimento gerado no local proporcione lucro para que estas possam investir no amparo à população.

Para as crianças, haverá um espaço lúdico com miniparque de diversões, casa do Papai Noel e atividades recreativas executadas pelos monitores formados nas oficinas teatrais. Todos devidamente sinalizados. A segurança será mantida pelo contingente da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ambulância e segurança privada para garantia do ambiente familiar frequentado por públicos de todas as faixas etárias e classes sociais.

No centro da cidade haverá o minipalco para apresentações musicais de pequeno porte, Feira de Artesanato com barracas padronizadas e pessoal devidamente identificado, o Ateliê do Papai Noel com oficinas para proporcionar às crianças momentos de diversão e aprendizado, além de uma grande Árvore de Natal.

Auto de Natal

Momento singular do festival, o Auto de Natal resgatará a história do nascimento de Jesus, encenado por meio de um roteiro baseado nos registros bíblicos. A apresentação contará com um grande elenco composto por mais de 150 pessoas capacitadas por oficinas teatrais da Fundação Cultura Acia para comover e encantar o público com a narração que inspira os sentimentos de amor, paz e solidariedade, tão típicos do período.

Festival de Dança

O Festival de Dança contará com a participação de mais de 200 dançarinos adultos, jovens e crianças de diversas instituições e escolas de dança da cidade com apresentações de variados estilos como Jazz, Balé, Street, Free Style etc. Destaque especial para a Cia de Dança de Cadeirantes que superam seus limites para mostrarem a arte sobre rodas e emocionar o público.

Festival de Novos Talentos

Organizado pelo Rotary Araxá, o concurso será realizado utilizando-se da estrutura do FestNatal Araxá para revelar os talentos da cidade. O artista ou conjunto vencedor terá a oportunidade de expressar seu trabalho dentro da programação oficial do evento para centenas ou, até mesmo, milhares de pessoas. É considerado pelas bandas amadoras de Araxá e região como a melhor ocasião para iniciarem suas carreiras e serem reconhecidos.

Chegada do Papai Noel

A chegada do Papai Noel na cidade é sempre um momento especial e de grande expectativa. Neste ano será desenvolvido um grande cenário com teatro e dança. O momento mágico será concebido de forma lúdica, proporcionando ao público o verdadeiro sentido do Natal. Atores bailarinos, músicos e recreadores cuidarão para que esse momento seja inesquecível. Será preparada ainda uma estrutura para acomodar o bom velhinho, com a Casa do Papai Noel, Vila do Noel e Ateliê do Papai Noel, espaços lúdicos destinados para que ele possa interagir com o público. Haverá também apresentações diárias de esquetes teatrais, recreação e outras atividades diversificadas com as crianças.

Instituições beneficentes – Praça de Alimentação

Essas instituições movimentam a praça de alimentação e levam um caráter familiar ao festival, além de terem sido beneficiadas com todo o lucro obtido nas vendas das respectivas barracas. Esse lucro será revertido em pagamento de 13º salário dos funcionários dessas instituições, aquisição de materiais permanentes e de consumo, e ainda investido em outros melhoramentos. Também foram adquiridos por uma das instituiçõesaparelhos ortopédicos que serão disponibilizados às pessoas que necessitarem.

Notícias relacionadas