Fliaraxá 2015 conta com mais de 60 escritores em quatro dias de evento

Fliaraxá 2015 conta com mais de 60 escritores em quatro dias de evento

A IV edição do Festival Literário de Araxá, o Fliaraxá 2015, abre as portas nesta quarta-feira, 26. A abertura do evento será comandada pelo multi-instrumentista Maurício Tizumba, com um cortejo literário onde participarão 40 tambores do grupo Tambor Mineiro, de Belo Horizonte, e 30 tambores do grupo de Congado de Araxá.  O cortejo está marcado para as 19h, em frente a Igreja Matriz (São Domingos de Araxá) e seguirá até à Fundação Cultural Calmon Barreto.

A programação segue com a abertura da exposição fotográfica “Cidades Escritas” do argentino Daniel Mordzinski. São 30 fotografias de renomados escritores como Jean-Claude Izzo, Gabriel García Márques, Mario Vargas Llosa, dentre outros.

Simultaneamente, acorre a inauguração da Livraria Leitura, que nesta edição conta com um espaço de de 400 m², comportando 80 mil livros, entre lançamentos e clássicos, com o preço a partir de R$1.

Encerrando a primeira noite do festival, o curador Afonso Borges dará boas-vindas ao público falando sobre o tema evento “Imagina os livros. Imagina a cidade”.

A quarta edição do Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – comemora os 150 de Araxá e reúne mais de 60 autores da cena literária nacional e internacional, apresentando o que há de mais atual, os desafios no processo de construção da literatura para crianças, jovens e adultos.

O evento segue até o dia 30 de agosto com debates, oficinas, lançamento de livros, exposição fotográfica, concurso literário e apresentações teatrais e de música.

Todo o Festival será gravado em vídeo e transmitido de forma simultânea, online, pela internet. Quatro debates serão selecionados e transformados em programa de televisão, a ser transmitido para todo o país, pela TV Câmara. O Festival também está nas redes sociais, no Facebook e no Twitter. A programação completa está disponível no site www.fliaraxa.com.br.

O Fliaraxá 2015 é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Circuito CBMM de Cultura, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio cultural do Itaú, realização da Associação Cultural Sempre Um Papo, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos e Fundação Cultural Calmon Barreto, com produção Rubim Produções.

Notícias relacionadas