Super banner

Fliaraxá homenageia cartunista Maurício de Souza

Fliaraxá homenageia cartunista Maurício de Souza

Fliaraxá homenageia cartunista Maurício de Souza 1

Da Redação – O 2° Festival Literário de Araxá, que recebe curadoria de Afonso Borges, idealizador do Sempre Um Papo, vai homenageia o cartunista Maurício de Souza, criador da personagem Mônica há 50 anos. A data será comemorada na edição de 2013 em setembro. A notícia foi dada por Afonso Borges durante a última realização do Sempre Um Papo em Araxá.

O Fliaraxá tem uma proposta multicultural e pedagógica, tendo no incentivo e contato com o universo literário seu principal objetivo. A educação para a literatura toma forma tangível quando há oportunidades de estreitamento de laços com os livros e, principalmente, com seus autores.

Maurício de Souza, paulista de Santa Isabel, começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem, foi aprovada pelo jornal Folha de São Paulo. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao famoso menino de cabelos espetados Cebolinha.

Quatro anos depois, a personagem Mônica foi criada. Em 1987, ela passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil d’O Estado de S. Paulo, o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica. O nome que deu vida a essa personagem famosa do mundo da história em quadrinhos veio da sua filha Mônica, aliás, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada, são inspirações de seus filhos.

Outras atrações ainda não foram confirmadas pelo curador Afonso Borges que vive a expectativa de recorde de público, pois em 2012, 6 mil pessoas estiveram acompanhando os debates, palestras e oficinas.

“A primeira edição foi muito feliz na escolha dos nomes, teve uma repercussão nacional, então, fica um desafio maior, fazer uma coisa melhor do que a primeira. Não tem definido os nomes mesmo, vamos começar a fazer a curadoria agora, mas uma promessa de fazer com que o festival neste ano tenha muito mais participação da comunidade de Araxá tanto das escolas, quanto da Academia de Letras e tudo mais”, disse.

Como no ano passado, a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) vai ser palco novamente da 2ª edição do Fliaraxá entre os dias 19 e 21 de setembro.

 

 

 

 

Notícias relacionadas