Super banner

Fortalecimento de ações para alavancar o turismo de negócios é pauta de reunião

Fortalecimento de ações para alavancar o turismo de negócios é pauta de reunião

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas (Sebrae-MG), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o Araxá Convention & Visitors Bureau (AC&VB) e a Associação do Circuito da Canastra, estiveram reunidos mais uma vez para avaliar as ações do planejamento estratégico referente ao projeto Turismo de Bem-estar e Negócios de Araxá.

Na oportunidade, foram levantados os eventos e acontecimentos já realizados na área de bem-estar, porém, segundo os presentes, ainda faltam muitas ações para tornar real o turismo de negócios.

Para a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, o trabalho não pode ser deixado de lado. Segundo ela é preciso um monitoramento maior das ações e um envolvimento mais sério com o projeto.

“Nós precisamos trabalhar o turismo de bem-estar e negócios paralelamente até porque um depende do outro. Muitos pais de família viajam a negócios buscando também o entretenimento, o lazer e o descanso para os seus familiares e acompanhantes. Além disso, o trabalho de integrar as duas atividades precisa acontecer inclusive para gerar uma maior procura pelos hotéis e o comércio local.”

O consultor do Sebrae em Araxá, Otávio Gomes de Menezes Neto, afirma que é preciso avaliar se o planejamento estratégico elaborado está tendo funcionalidade. Segundo ele, as ações precisam gerar retorno.

“Nós precisamos fazer um estudo e avaliar se a proposta está de acordo com a realidade, senão temos que nos reunir e refazer o planejamento com ações que realmente tragam resultados”, afirma.

Desde o início do ano, o trade turístico, juntamente com as entidades reunidas, está participando de reuniões para promover as ações com a consultora, doutora em Administração e especialista em Estratégia, Aprendizagem Organizacional e Empreendedorismo, Maria Elisa Brandão.

E para continuar o trabalho e gerar novos resultados, o Sebrae e a prefeitura dizem que vão continuar o projeto, auxiliando as instituições e formatando novas parcerias para que o setor alcance novos resultados.

A proposta é de que no próximo mês (novembro), o consultor Elton de Mattos Silva realize um trabalho em Araxá com o objetivo de redirecionar as ações do turismo de negócios e iniciar o ano de 2011 já com novos projetos para alavancar o setor.

Notícias relacionadas