Super banner
Super banner

Fórum Comunitário debate o meio ambiente

Fórum Comunitário debate o meio ambiente

foto: Ascom Câmara Municipal de Araxá

O Fórum Comunitário da Câmara Municipal desta segunda-feira (27) teve o meio ambiente como tema central, envolvendo a participação da mineradora Vale Fertilizantes, Ministério Público, Polícia Militar de Meio Ambiente, ativistas, imprensa e comunidade. A audiência foi promovida por requerimento do vereador Sargento Amilton (PTdoB), vice-presidente da Casa.

Na abertura do debate, Sargento Amilton falou sobre a importância da atividade mineral para o desenvolvimento econômico do município, mas também as consequências que este setor causa ao meio ambiente como a poluição de rios e desmatamento desordenado, defendendo o equilíbrio e a sustentabilidade.

Além disso, o vereador comentou sobre sua preocupação com a qualidade do ar, relatando que os bairros Parque das Flores e Boa Vista estão sendo afetados pela fumaça lançada ao ar em função da atividade mineral, pois, segundo ele, a Vale tem somente explorado o minério de Araxá e deveria investir mais no social.

Representando a Vale Fertilizantes, o gerente geral Industrial, Roberto Ribeiro Liporaci, inicialmente apresentou um projeção e vídeo institucional sobre histórico da empresa e as vantagens sobre a produção de fertilizantes para desenvolvimento do setor de agricultura. Liporaci também falou sobre programas sociais que a empresa realiza como a Campanha do Agasalho, contribuição para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência, Centro de Desenvolvimento Ambiental e investimentos em diversas entidades assistenciais e projetos do Poder Público.

Já em relação às indagações sobre os bairros, o gerente relatou especificamente sobre o bairro Boa Vista que tem pontos de monitoramento e que até o momento estes não acusaram poluição prejudicial à saúde, mas se comprometeu a revisitar esses pontos e comentou que os relatórios sobre o monitoramento estão disponíveis no site da Supram – Superintendência Regional de Regularização Ambiental.

Os vereadores também pleitearam mais atenção a projetos sociais e ambientais, além de melhorias no acesso à empresa e na avenida José Ananias de Aguiar, tendo em vista o alto fluxo de veículos pesados.

Ao final, Sargento Amilton agradeceu a participação de todos e relatou que aguarda por escrito as respostas a todos os questionamentos feitos à Vale durante o Fórum Comunitário. A empresa disse que está de portas abertas e à disposição de todos.

Confira a reunião na íntegra:

Notícias relacionadas