Super banner
Super banner

Fórum Comunitário discute Educação em Araxá

Fórum Comunitário discute Educação em Araxá

Na tarde desta segunda-feira (20), por solicitação do vereador Romário do Picolé (PTdoB), foi realizado Fórum Comunitário para debater a educação no município de Araxá. O evento foi presidido pelo vereador Roberto do Sindicato (SD) e contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, de Conselhos Municipais e Conselho Tutelar, secretários municipais, profissionais da Educação, Procuradoria Geral do Município e pais de alunos.

O vereador Romário abriu o encontro apresentando dados referentes à educação em Araxá: comparativo do vencimento base dos profissionais da educação ao longo dos anos, crescimento da verba do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) desde 2009, comparativo das matrículas na rede municipal e estadual de ensino, entre outros. Para o parlamentar, ações preventivas como o Fórum Comunitário são o meio mais adequado para fiscalizar os recursos públicos e estimular os gestores na busca da eficiência na aplicação dos mesmos.

A Secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, esclareceu dúvidas sobre a transferência e aplicação de recursos do Fundeb para os municípios, quantidade de alunos e profissionais por unidade de ensino, fundamentação para a carga horária de 27 horas semanais para os profissionais do magistério, investimento por aluno em cada ano e outras perguntas feitas pelos parlamentares e comunidade.

A situação da Escola Estadual Alice Moura foi outro tema bastante debatido no encontro. O advogado Wisley Cill Farney destacou a qualidade de Ensino e a importância da escola que atualmente atende mais de 580 alunos. Ele demonstrou sua preocupação em relação ao futuro incerto da instituição de ensino.

A Procuradora Geral do Município, Cidinha Rios, esclareceu que a Prefeitura está em busca de um terreno para construção da sede da Escola.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x