Super banner
Super banner

Fórum intermunicipal discute a implantação do programa Viver sem limites

Fórum intermunicipal discute a implantação do programa Viver sem limites

Foto: Ascom PMA

Um fórum intermunicipal, realizado na tarde de terça-feira na sede da Ampla em Araxá, discutiu a implantação do programa “Viver sem Limites”, na região do Alto Paranaíba. O congresso faz parte de um conjunto de ações que até agora, já visitou 13 cidades pólo no estado de Minas Gerais com meta de chegar a 15 até dezembro.

O objetivo é criar um complexo de municípios que se mobilizem juntamente com o Estado e a União para implantar programas de acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais.  São quatro eixos principais, educação, acessibilidade, inclusão social e saúde, dentro dos quais são os projetos são desenvolvidos.

No início do mês o coordenador do programa em Minas, Ronaldo Peres do Amaral esteve reunido com as secretarias de Educação e Desenvolvimento Humano para falar a respeito, depois da conferência de terça-feira, o próximo passo é levar a proposta até o Governo Federal para a que o convênio seja definitivamente confirmado.

Representantes de 10 municípios da microrregião compareceram ao fórum, que discutiu inclusive, sobre políticas públicas de auxílio à pessoa com deficiência e métodos de implementação do programa de acordo com a realidade de cada município. O secretário de Desenvolvimento Humano, José domingos Vaz, destacou os projetos que vem sendo realizado na cidade nesse sentido. “Hoje nós já temos pessoas que beneficiadas pelo BPC, trabalhamos muito no sentido de adaptar os espaços públicos para os deficientes, temos convênios com instituições que prestam serviços à estas pessoas e estamos sempre em busca de parcerias que viabilizem projetos desta natureza na cidade, como é o caso do Viver Sem Limites”, destacou.

O Viver sem Limites contempla, inclusive, investimentos do Governo Federal para projetos de adaptação, criação de espaços públicos e compra de veículos adaptados. A meta é de que até 2014 mais de 2600 ônibus escolares adaptados estejam em circulação. Até agora, Minas já adquiriu 60 unidades, dos quais dois estão em Araxá, realizando o transporte de alunos da rede pública municipal.  Uma verba do PAC de 900 milhões de reais já foi liberada para a aquisição destes veículos e vai beneficiar cerca de 42 mil escolas no país. Os benefícios de prestação continuada, até a copa do mundo deverá atingir cerca de 50 mil beneficiados.

Maria Conceição Aguiar, presidente da Fada, esteve no congresso. Para ela o principal gargalo hoje é a acessibilidade. “Nós entendemos que o poder público tem se mobilizado muito nesse sentido, mas ainda há muito o que fazer e o Viver sem Limites vem como um complemento deste trabalho”, finaliza.

Notícias relacionadas