Super banner
Super banner

Fredy e Leonardo Guerra conquistam o tetra brasileiro de Corrida de Aventura

Fredy e Leonardo Guerra conquistam o tetra brasileiro de Corrida de Aventura

Fredy e Leonardo Guerra conquistam o tetra brasileiro de Corrida de Aventura 1

Os multiatletas Fredy Guerra e Leonardo Guerra sagraram-se tetracampeões brasileiro e campeões paulista de Corrida de Aventura em 2010 pela equipe ARS São Francisco Saúde/Acquaflora Cosméticos, na categoria Dupla Mista Pro, conquistando as etapas de Maresias (SP) e dos circuitos Haka Race (tri), Hyundai Adventure e Chauás, fechando o calendário. Ao todo, foram 15 provas, 12 pódios, sendo nove deles no lugar mais alto.

Fundada em 2004, em Ribeirão Preto (SP), pelo experiente atleta e educador físico Arthur Rizzi Soares, a equipe se reveza com os atletas araxaenses Fredy Guerra e Leonardo Guerra, além da consagrada triatleta com experiência internacional e diversas vezes eleita como melhor Corredora de Aventura Brasileira, Rosângela Hoeppner.

Além das competições, a ARS desenvolve continuamente ações socioambientais como o plantio de mudas, palestras de conscientização ambiental e qualidade de vida, e apoio a entidades carentes.

“Conseguir chegar entre as melhores equipes de corrida de aventura do Brasil já é algo bastante difícil, mas mais desafiador ainda é manter-se ali por vários anos”, comenta Arthur.

“É importante saber que não se consegue atingir esses resultados, e muito menos mantê-los apenas com predisposição genética e treinos duros. A todo momento a equipe é colocada a prova e seus limites físicos e psicológicos são desafiados”, acrescenta.

Para Arthur, é necessário estrutura como equipamentos, alimentação, espaço físico e profissionais capacitados para os treinamentos, estratégias para alcançar os objetivos, trabalho em equipe, determinação, dedicação, persistência e muito amor pelo esporte.

“É preciso honestidade, respeito e humildade para com todas as outras equipes e é fundamental o comprometimento com propostas e ações que honrem junto aos parceiros, patrocinadores e apoiadores da equipe, toda a credibilidade e confiança despendida ao longo desses anos. Por isso cabe ressaltar que sem pessoas e empresas que acreditem e apóiem o esporte, nada disso seria possível.”

Fredy Guerra, único atleta residente em Araxá, ainda conquistou o quinto lugar no Circuito Haka Race 2010 na categoria Solo Profissional, após quatro etapas. Ele treina pela Assessoria Esportiva Tendência Outdoor, é patrocinado pela CBMM/Uniaraxá e apoiado por empresas e entidades da cidade.

“Alguns organizadores já demonstram interesse em trazer provas desse tipo pra nossa cidade e região. Vale ressaltar que o turismo de aventura, que atrai turistas com alto poder aquisitivo, já está sendo encarado como uma realidade em nossa cidade, visto que já temos grandes eventos como a Copa Internacional de Mountain Bike, a Corrida de Rua Internacional de São Domingos e o XC Open World Series de Voo Livre, na rampa de decolagem do Horizonte Perdido”, destaca Fredy.

Corrida de aventura

A corrida de aventura é um esporte de longa duração em meio à natureza, muito ligado ao meio ambiente e a sustentabilidade. Geralmente, envolve as modalidades como canoagem/rafting, orientacão, mountain bike, técnicas verticais e corrida em trilha/trekking. Os atletas, que competem em quartetos, duplas ou solo, têm que cumprir o percurso que planejaram no mapa cartográfico e precisam assinar, obrigatoriamente, os PC´s (postos de controle) e passar pelas AT´s (áreas de transição para troca de modalidades), com o objetivo de chegar na linha de chegada no menor tempo possível.

O atleta deverá ser autossuficiente durante o percurso, cuidando de sua estratégia de equipamentos e alimentação para suportar horas ou dias de competição ininterrupta.

Mais informações: www.arsaventura.com.br e www.tendenciaoutdoor.com

Notícias relacionadas