Super banner

Gestão de Recursos Humanos, o diferencial das empresas modernas

Gestão de Recursos Humanos, o diferencial das empresas modernas

SÉRIE ESPECIAL – ESCOLHA A SUA PROFISSÃO

Com a estabilidade do mercado e a diversidade de produtos e marcas, as organizações passaram a direcionar seus investimentos para um setor que faz toda a diferença nos modernos modelos de gestão: os recursos humanos.  De olho nessa tendência, muita gente tem despertado para essa função e procurado aperfeiçoar os conhecimentos por meio de um curso superior, enquanto as instituições adotam cursos tecnológicos nesta área, com menor duração – dois anos – e conteúdo específico para a formação profissional.

No Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), o curso de Gestão de Recursos Humanos está no terceiro período, com mais de 40 alunos, e a segunda turma registrou uma procura que superou as expectativas; para o vestibular deste mês de julho, o curso já é o terceiro mais concorrido.

O coordenador do curso, professor Wagner de Freitas Oliveira explica que, além de recrutamento e seleção, o segmento de gestão de pessoas é responsável pelo desenvolvimento total de uma organização, passando por outras questões, como administração de benefícios, retenção de talentos, plano de cargos e salários, treinamento e desenvolvimento.

Gestão de Recursos Humanos, o diferencial das empresas modernas 1

“As empresas das áreas comercial e industrial podem buscar recursos ou tecnologias em diversas esferas. Esses serviços estão sempre acessíveis, mas o grande gargalo está na gestão de pessoas”, destaca o professor. Para quem há uma demanda reprimida no mercado por pessoas com capacidade de administrar. Muitos empresários já entenderam que não existe empresa de sucesso sem uma gestão estratégica de recursos humanos.

O perfil do profissional desta área deve ser de alguém que goste de relacionar-se com pessoas, tenha habilidade para preparar, treinar e capacitar.  “O mercado de trabalho do setor é crescente e efervescente. Algumas empresas contratam o profissional e aquelas menores, que não podem ter o gestor em seus quadros, buscam assessoria para recrutar, selecionar, manter e até gerir pessoas”, destaca Wagner.

Os professores do Uniaraxá, Álvaro Francisco de Britto Júnior, Maria Betânia Pereira, Letícia Vasconcelos Britto e Heliene Lemos, uniram-se e fundaram a empresa de RH Asserhtiva, com sede em Araxá. A equipe concorda que o profissional de RH é essencial para o processo de construção da identidade de uma organização, como colaborador ou consultor, e que a sua atuação contribui no processo de formação da política de recursos ligados aos colaboradores, tornando-se o principal diferencial competitivo.

Gestão de Recursos Humanos, o diferencial das empresas modernas 2

 Empresas de recrutamento e seleção são cada vez mais requisitadas pelas organizações na hora de contratar o profissional adequado, o que faz ampliar as oportunidades de colocação de profissionais de RH. Na opinião do professor Álvaro Britto, várias empresas em Araxá já estão investindo na implementação ou no aprimoramento desta área e, portanto, trata-se de um mercado muito promissor.

“O curso oferece o conhecimento das diferentes áreas como desenvolvimento gerencial, cargos e salários, seleção, treinamento, comportamento organizacional dentre outros. Entretanto, uma boa formação também depende do nível de envolvimento do aluno, pois muita leitura, interesse e grande participação são comportamentos extremamente importantes para a formação de um profissional que realmente possa atuar estrategicamente nas organizações,” recomenda o professor.

Gerenciando pessoas

A motivação de quem decide pelo curso de Recursos Humanos geralmente vem da expectativa de lidar com pessoas, contribuindo para o aprimoramento das relações nos ambientes de trabalho, gerando resultados positivos para as empresas e para os funcionários. Foi assim com a universitária Flávia Cristina de Oliveira, que trabalha como vendedora e está no 3° período do Curso de Gestão de Recursos Humanos.

Ela conta que já mudou sua forma de ver, atuar e conviver com os colegas de trabalho. Está recebendo uma formação voltada para o gerenciamento de pessoas e consegue observar pontos que podem ser melhorados no estabelecimento onde trabalha.

Percebe que ficou mais atenta e analisa as situações de forma mais profissional. Ela avalia que o curso está sendo muito bom para seu crescimento pessoal e suas expectativas com o mercado de trabalho são bastante positivas.

“Acredito que os empresários estão descobrindo a importância de ter um profissional qualificado. Buscam alguém que possa auxiliar no crescimento da empresa através da contratação e qualificação do colaborador e o Gestor de RH pode ajudar em todos os departamentos. Estou otimista. Se tivesse que recomeçar, escolheria esse curso novamente.”

O estudante Rafael Nadino Souza Neto, aluno do 3° período de RH, concorda que o curso é uma ótima opção para quem gosta de lidar com pessoas.

Gestão de Recursos Humanos, o diferencial das empresas modernas 3

Ele é estagiário desde março área de pedagogia no Instituto Educativo, nos Espaços Multiuso da Prefeitura de Araxá, e pretende utilizar os conhecimentos da graduação para trabalhar coordenando projetos pedagógicos em empresas, sempre inovando na área de RH. Confiante no futuro da profissão, ele afirma que um profissional de RH está vindo para fazer diferença no mercado e mudar o conceito de liderança nas empresas de Araxá.

Notícias relacionadas