Super banner
Super banner

Governo do Estado homenageia personalidades com a Medalha Calmon Barreto

Governo do Estado homenageia personalidades com a Medalha Calmon Barreto

Governo do Estado homenageia personalidades com a Medalha Calmon Barreto 1

O Governo do Estado de Minas Gerais promoveu a solenidade de outorga da Medalha Calmon Barreto, realizada na noite desta segunda-feira (15), no Tauá Grande Hotel. O governo foi representado pela secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

Foram 10 personalidades agraciadas com a medalha instituída por meio da lei estadual 13.371 de 1999, que de alguma forma se destacaram por suas atuações pelo desenvolvimento das atividades culturais e turísticas de Minas Gerais, contribuindo para o fortalecimento desses segmentos no Estado. Dos agraciados, cinco são residentes ou nasceram em Araxá; Emílio Parolini (presidente da Federaminas), Marcus Paulo Queiroz Macêdo (promotor de Justiça), Élvio Bertoni (delegado aposentado e secretário municipal de Segurança Pública), Renato Zouain Zupo (juiz de Direito) e César de Mesquita (médico, não pôde comparecer).

“É uma honra muito grande receber uma homenagem desse quilate, e uma reflexão para um trabalho futuro, pois aumenta a nossa responsabilidade com a comunidade. Mas isso não nos assusta, pois trabalhamos com prazer, amamos Araxá, somos araxaenses por adoçãom e estamos felizes com essa homenagem que partiu muito mais de corações de pessoas que estão do nosso lado do que nosso próprio merecimento”, relata o secretário Élvio Bertoni.

No uso da palavra, o prefeito Aracely de Paula destacou esse grande araxaense que foi Calmon Barreto, imortalizado também por meio da medalha que leva seu nome para homenagear personalidades do Estado que contribuem com a cultura e o turismo.

“E nada melhor do que saudar a todos os agraciados com o nome de um grande artista desse país, e em um palco magnífico como o do Grande Hotel. Suas esculturas, sua energia, destacando escravos, índios e a beleza incomensurável da mulher que escreveram a história de Araxá. Deixo um agradecimento especial aos agraciados pela medalha, que prestam seus serviços e sabem valorizar, com muita competência e amor, um trabalho extraordinário que realizam em prol da sociedade. Araxá se engradece com a homenagem que vocês recebem, por uma mensagem de quem conheceu Calmon Barreto, trabalhou as tradições de Araxá, construiu o seu ateliê na rua, nada cobrou e pagou com a sua arte em pontos estratégicos na saudosa Praça Antônio Carlos”, destacou o prefeito.

A secretária Eliane Parreiras também fez menções de destaque a Calmon Barreto e ressaltou diversas iniciativas da Secretaria de Cultura realizadas em todas as regiões de Minas para disseminar e fomentar o setor, elogiando especialmente a estrutura em Araxá para abrigar diversos projetos por meio de várias expressões de arte como a música, dança, pintura e outros.

Agraciados

– Diva Dorothy Safe de Andrade Carneiro – Juíza do Trabalho aposentada e Escritora.

– César de Mesquita – Médico.

– Élvio Bertoni – Delegado Geral de Polícia Civil aposentado.

– Emílio César Ribeiro Parolini – Presidente da Federaminas.

– José Eustáquio de Brito – Vice-Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

– Leonardo Bahia Diniz – Economista.

– Lourival Silvestre  – Compositor.

– Marcus Paulo Queiroz Macêdo – Promotor de Justiça.

– Renato Zouain Zupo – Juiz de Direito.

– Silvana Melo do Nascimento – Subsecretária de Estado de Turismo.

Notícias relacionadas