Super banner

Governo federal doa área do Dnit para ampliação do Cefet-MG/Araxá

Governo federal doa área do Dnit para ampliação do Cefet-MG/Araxá

Um trabalho conjunto entre Prefeitura de Araxá, deputado Aracely de Paula e governo federal culminou na doação de parte da área do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para ampliação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) de Araxá. A falta de espaço físico na unidade era o grande empecilho para que novos cursos fossem implantados e a quantidade de vagas ampliadas.

Na área de aproximadamente 9 mil m² será construído um novo prédio que abrigará diversos laboratórios e salas de aulas. A assinatura do contrato de doação aconteceu hoje (24), na sala de reuniões do Cefet/Araxá, com a presença do diretor Geral do Cefet-MG, Flávio Antônio dos Santos, e o gerente Regional do Patrimônio da União em Minas Gerais, Rogério Aranha.

Além da importância doação do Dnit, o Cefet-MG comemorou na tarde desta quinta-feira (23) a inauguração do Laboratório de Tratamento de Minérios do Curso Técnico de Mineração e a instalação do Núcleo de Excelência Mineral e Metalúrgica de Araxá. O projeto beneficiará consideravelmente a educação e o desenvolvimento na área de mineração em toda a região.

A reforma constituiu na ampliação do espaço laboratorial e aquisição de novos equipamentos e vidrarias. Agora, o local atenderá a uma nova realidade, na qual o crescimento da qualificação nas áreas de processamento mineral se torna cada vez mais necessária.

Essa modernização permitirá aperfeiçoar a capacitação dos alunos do curso Técnico em Mineração e, futuramente, dos estudantes do curso de Engenharia de Minas – cuja oferta está em estudo –, uma vez que eles poderão atuar na prática das disciplinas referentes. O local tem estrutura para oferecer cursos de curta duração para capacitação de pessoal de nível operacional de empresas mineradoras.

O projeto de ampliação e modernização do laboratório, iniciado em 2007, foi aprovado numa parceria entre o Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais e o Cefet-MG.

De acordo com o diretor Geral do Cefet-MG, novos projetos serão implantados em Araxá, tanto no ensino técnico quanto na graduação. “Nossa expansão é muito dependente de novas edificações para construir novos laboratórios e ofertar novos cursos. Com a doação de parte do terreno do Dnit, vamos ter condições de equacionar esse gargalo e, portanto, implementar novos projetos”, ressalta Flávio.

Segundo o gerente Regional do Patrimônio da União em Minas Gerais, a expansão do ensino superior e técnico gratuito é uma meta do governo federal. “Nós disponibilizamos essa área de mais de nove mil m² e com isso oferecemos cursos gratuitos para a demanda futura de Araxá e região. Trazer esse empreendimento para a cidade é de suma importância para a educação do país”, afirma Rogério Aranha.

O prefeito Jeová Moreira da Costa diz que o mais importante é oferecer à comunidade de Araxá a oportunidade de cursar uma faculdade federal. “A administração municipal é parceira de todo o projeto que vem trazer benefícios para Araxá. Educação é o conhecimento é onde as pessoas avançam de maneira tecnológica. Sempre defendemos que nossa cidade tem essa potencialidade na educação, principalmente na área de mineração, e por isto, a prefeitura sempre será parceira do Cefet-MG”, destaca.

O deputado federal Aracely de Paula diz que a conquista do terreno para ampliação da unidade do Cefet em Araxá é o resultado de união das autoridades locais, Cefet Minas Gerais e a disponibilidade da União “Era uma reivindicação justa da família araxaense que cria condições de ampliação do ensino superior na área da engenharia e tecnologia. É uma vitória da população de Araxá que traz resultados extremamente positivos.”

O evento também contou com a participação do senador Eduardo Azeredo.

Notícias relacionadas