Super banner
Super banner

Grande Expediente 09/04/2013 – Romário e Garrado

Grande Expediente 09/04/2013 – Romário e Garrado

Vereador Romário do Picolé (PTdoB)

Romário do Picolé - 09.04.13 - Ascom Câmara

Quarto orador do dia, o vereador Romário do Picolé (PTdoB) abriu seu pronunciamento destacando sobre sua participação representando o presidente Miguel Júnior (PMDB) na comemoração dos 23 anos da Associação dos Aposentados e Pensionista de Araxá, promovida no último domingo (7).

Depois, parabenizou a vice-prefeita Edna Castro (PMDB) por ter assumido a prefeitura interinamente nos próximos dias em função da viagem internacional do prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT), mas fez questão de destacar que se absteve (não participou da votação) para autorização desta viagem.

Romário também destacou projetos de autoria do Executivo que estabelece convênio com diversas entidades assistenciais, mas lembrou que alguns que foram aprovados no ano passado os recursos não foram repassados em sua totalidade e lamentou essa conduta, defendendo que isso não aconteça novamente.

Em outro assunto abordado, o vereador voltou a contestar sobre o serviço de coleta seletiva na cidade sobre o atraso desde novembro de 2012 no pagamento do Executivo sobre a medição do lixo colhido pelas cooperativas.

Indagou também sobre um caminhão cedido para a cooperativa Reciclara que cujo serviço está sendo apenas testado por um mês para ver o quanto consegue coletar, e que este teste seria feito também junto com a cooperativa Cooperado, conforme informação recebida via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Ele acrescentou que seu trabalho junto a essa causa é pelo direito de trabalho e sobrevivência dos catadores.</p>

Romário também questionou sobre a falta de pediatras nas Unidades de Saúde, sendo que alguns atendem somente dois dias por semana, e na Unileste não tem nenhum atendendo essa especialidade, pois houve remanejamento para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), onde está com alta demanda, mas não tem pediatria 24 horas, além de mães esperarem horas para seus filhos serem atendidos.

Logo depois, o vereador apresentou requerimentos.

– 284/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Doação de terreno para edificação de um abrigo para a Associação Protetora dos Animais de Araxá – Abrigo Mãos de Assis, entidade que presta serviço relevante no cuidado aos cães de rua.

– 285/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Recapeamento do asfalto na rua Eurindo Barbosa de Lacerda, no bairro Pão de Açúcar.

– 286/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Recapeamento do asfalto na rua Abdanur Elias, no bairro São Pedro.

– 288/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Instalação de quebra-molas na rua Araguari, bairro São Cristóvão.

Vereado Garrado (PR)

Garrado - 09.04.13 - Ascom Câmara

Último orador do Grande Expediente, o vereador Garrado (PR) abriu seu pronunciamento apresentando requerimento ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) para que providencie o término do processo de registro da avenida Waldomira Lemos Guimarães, bairro Pão de Açúcar.

Também apresentou requerimento à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para providenciar infraestrutura da avenida Antônio Jorge Vieira, antigo corredor de acesso ao Quiosque do Vandinho, com atenção prioritária e emergencial à água pluvial do bairro Pão de Açúcar ao final da avenida Waldomira Lemos Guimarães.

Em seguida, apresentou projeto de lei que denomina como rua José Eustáquio Marins Júnior, a atual rua Dois, do loteamento residencial Vitória, nesta cidade.

Já no debate, Garrado destacou os diversos projetos de autoria do Executivo que autorizam a celebração de convênios com diversas entidades assistenciais, ressaltando a iniciativa do prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT), solicitando também atenção especial ao Centro Espírita Augusto Lima, que presta importante serviço na confecção de fraldas doadas à comunidade, além da venda de latinhas de alumínio (doadas à entidade) para angariar recursos e manter o projeto.

Falou também sobre recente visita à empresa Bem Brasil, onde destacou sobre o aproveitamento do rejeito da produção para adubos. Sobre esgoto lançado na Córrego da Galinha, disse que a situação deve ser avaliada com carinho, pois a empresa gera entre 350 e 400 empregos e o assunto deve ser resolvido por um denominador comum.

Destacou também a posse da vice-prefeita Edna Castro (PSDB) para assumir interinamente o Executivo, e também contestou recentes exonerações nas secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias motivadas por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). 

Notícias relacionadas