Super banner

Grande Expediente 26/03/2013 – Romário e Eustáquio

Grande Expediente 26/03/2013 – Romário e Eustáquio

Vereador Romário do Picolé (PTdoB)

Vereador Romário do Picolé - 26/03/13 - Ascom Câmara

O vereador Romário do Picolé (PTdoB) abriu o discurso na tribuna da Câmara Municipal de Araxá nesta terça-feira (26) defendendo um plano de ação para Araxá, defendendo uma cidade populista, em busca de menos desigualdade social. Ele relatou que durante seu mandato como vereador vai lançar diversas sugestões de caráter social e também diretamente ao prefeito municipal, estando disposto a trabalhar junto ao Executivo na formatação desses projetos.

Romário também comentou sobre uma recente visita que fez às três cooperativas de materiais recicláveis existentes em Araxá e ouviu junto aos seus representantes diversos problemas relativos à coleta seletiva. Contestou ainda o fato de somente uma dessas cooperativas prestar atualmente o serviço e ter caminhões cedidos pelo Município, conforme decisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

“Os motivos alegados pelo secretário são completamente injustificáveis para o desemprego, fome, contas para pagar de luz, água e aluguéis de diversas famílias, e destruição do aterro sanitário, construído para durar 20 anos e custou R$ 4,5 milhões aos cofres públicos na época de sua construção, em 2008, sem pensar nos impactos ao meio ambiente que isso pode causar”, considerou o vereador.

Ele lembrou ainda que fez diligência a vários órgãos para tratar sobre o assunto e está disposto a lutar pela causa das famílias que estão sem trabalhar com a coleta seletiva. Ressaltou ainda sobre um Fórum Comunitário previsto para ser promovido na Casa Legislativa, via requerimento do vereador Juninho da Farmácia (DEM), com o objetivo de buscar soluções sobre o impasse.

Em seguida, o Romário apresentou requerimentos.

– 237/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá Habilitação (capacitação) de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, bem como seus pais, a realizar busca ativa de focos do Aedes Aegypti, vetor da transmissão da dengue, que vem se alastrando pela cidade, visando a responsabilidade social no combate à doença.

– 238/2013 – Corpo de Bombeiros Militar – Esclarecimentos sobre os referidos pontos em relação à construção do calçadão da rua Presidente Olegário Maciel – se existe mapa indicando os principais riscos do local, uma vez que o mesmo contém edificações antigas que podem armazenar produtos perigosos; se há vias de acesso para viaturas; se foi elaborada uma instrução técnica para prevenção e proteção contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco; se foi realizado estudos para propor normas de prevenção contra incêndio e pânico; se foi realizada vistoria indicando se o local possui condições de segurança; se há ponto de tomada de água ligado à rede pública de abastecimento; se existe sistema de energia alternativa em caso de falta o falha da fonte norma de alimentação da rede elétrica.

– 239/2013 – Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araxá – Encaminhamento ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), ao Conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Meio Ambiente para que enviem ações tomadas pelos mesmos referentes à limpeza de lotes urbanos.

– 240/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Instalação de bueiros com grande capacidade de captação de água na rua José Vaz da Silva, no bairro Santo Antônio.

– 241/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Construção de creche no bairro Mangabeiras.

– 242/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Reparo nos buracos existentes nas esquinas da rua Josefa Pereira, no bairro Santa Rita II.

– 243/2013 – Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araxá – Realização de Fórum Comunitário com representantes do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para tratar de assuntos relativos às questões voltadas à acessibilidade em espaços urbanos de uso público por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Vereador Eustáquio Pereira (PTdoB)

Vereador Eustáquio Pereira - 26/03/13 - Ascom Câmara

Segundo orador do dia, o vereador Eustáquio Pereira (PTdoB) iniciou seu pronunciamento parabenizando os vereadores Juninho da Farmácia (DEM) e Fabiano Santos Cunha (PRB) pela autoria de dois Fóruns Comunitários realizados nesta segunda-feira (25), que trataram sobre o plano de carreira dos servidores da Secretaria Municipal de Educação e da ausência de profissionais de Educação Física em creches e escolas da rede municipal de ensino, respectivamente.

Entretanto, lamentou a falta de representantes do Poder Executivo que foram convocados para tratar sobre os dois assuntos. “É lamentável e uma baita falta de respeito e consideração a esta Casa de Leis”, afirmou, lembrando que a ação dos dois vereadores se deu em função de reivindicações recebidas por eles.

Em outro assunto abordado, Eustáquio destacou a realização do Mutirão da Escritura promovido no dia 22 passado, na Escola Municipal Professora (Caic), oportunidade em que foram concedidas escrituras para 150 mutuários da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), parabenizando, ainda, o deputado estadual Bosco (PTdoB), por ter sido o autor do requerimento que promoveu o evento, e o presidente da Câmara Municipal de Araxá, Miguel Alves Ferreira Júnior, pela parceria da Casa Legislativa junto à ação. Acrescentou que outros 900 mutuários devem ser beneficiados com a sua escritura em breve.

Em seguida, Eustáquio apresentou requerimentos, dentre eles, pedido de melhorias em Unidades de Saúde da cidade. Confira

– 223/2013 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Fazer operação tapa-buracos ou recapeamento na avenida Prefeito Aracely de Paula em frente ao supermercado Kamel Mega Mix.

– 224/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Providência de melhorias diversas na Unileste, no bairro Santo Antônio – arrumar local adequado para instalação de televisão; conserto do bebedouro para uso dos pacientes; instalação de computadores na recepção com programa de cadastro de prontuários; compra de material pedagógico para que as psicólogas possam atender as crianças adequadamente; compra de material necessitado por fonoaudiólogas; aumento do número de atendimento de psiquiatria e geriatria; contratação de pediatra, nutricionista e profissional da área de vacinação; pagamento de insalubridade para todos os funcionários que têm direito.

– 226/2013 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Limpeza dentro e fora do barracão da prefeitura situado no bairro Cincinato de Ávila e que aproveite o mesmo para algo em prol da população, conforme reivindicação de moradores.

– 245/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Providência de melhorias diversas na Unisul, na Vila Silvéria – janelas em salas que estão sem; conserto de torneiras, fechaduras e pias quebradas; mofo nas paredes; fornecimento de quantidade suficiente de material esterilizado; fornecimento de quantidade suficiente de material de papelaria e de limpeza; manutenção de equipamentos; aumento do número de consultas médicas; contratação de mais funcionários; agilizar marcação de consultas especializadas; contratação de mais médicos na área de ortopedia, pediatria e psquiatria.

– 246/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Possibilidade de registro do bairro Abolição no cartório – moradores não conseguem escrituras de suas casas e terrenos pelo motivo do mesmo não existir (estar registrado) no cartório.

 – 247/2013 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano – Devolver para a sociedade os Centros de Convivência (Espaços Multiuso).

– 254/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Providenciar com urgência um médico pediatra para atender no Pronto Atendimento Municipal (PAM) no período da tarde.

Notícias relacionadas