Super banner

Grande procura no primeiro dia de vacinação contra a gripe A para a comunidade

Grande procura no primeiro dia de vacinação contra a gripe A para a comunidade

Já no primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza A voltada para a comunidade a procura foi grande em Araxá. A campanha iniciou nesta segunda-feira (22) e acontece até o próximo dia 2 de abril para bebês com idade entre 6 meses e 2 anos (meia dose da vacina e depois de 30 dias outra meia dose), gestantes em qualquer período de gestação e pessoas com problemas crônicos, exceto idosos que serão chamado posteriormente.

Na lista das doenças crônicas, inclui-se problemas do coração, pulmão, fígado, rins, sangue, daibéticos, pessoas com debilitação do sistema imunológico e obesos grau 3 (mórbidos). A primeira etapa da vacinação que foi restrita aos trabalhadores da área de saúde e população indígena encerrou hoje (19).

A terceira etapa da campanha abrange adultos de 20 a 29 anos e acontece de 5 a 23 de abril. Já a quarta fase, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal. Nesse período, os idosos serão vacinados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica (gripe A). A estratégia foi elaborada de forma que a população dessa faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez.

A quinta e última etapa compreende o grupo de 30 a 39 anos, com a vacinação ocorrendo entre 10 a 21 de maio. A vacina é contraindicada em casos de alergia grave às proteínas do ovo ou a outro item de sua composição. Em caso de dúvida, o paciente deve avaliar junto ao médico a indicação para ser vacinado.

O secretário Municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, diz que cerca de 33 mil pessoas devem ser vacinadas em Araxá. “O objetivo é evitar um surto do vírus que rapidamente se espalhou pelo mundo, provocando a morte de milhares de pessoas.”

Pontos de vacinação em Araxá

Centro de Vacinação.

Unidades de Saúde.

Programas de Saúde da Família.

Cronograma de vacinação

2ª etapa – 22 de março a 2 de abril – Vacinação dos portadores de doenças crônicas (exceto idosos), dos bebês entre seis meses e menos de dois anos e das gestantes.

3ª etapa – 5 a 23 de abril – Vacinação da população adulta de 20 a 29 anos.

4ª etapa – 24 de abril a 7 de maio – Vacinação da população com mais de 60 anos com doenças crônicas, os quais também tomarão a vacina contra gripe comum.

5ª etapa – 10 de maio a 21 de maio – População de 30 a 39 anos.

Notícias relacionadas