Super banner

Grupo Zema recebe homenagem por seus 90 anos

Grupo Zema recebe homenagem por seus 90 anos

Foto: Guilherme Bergamini

O empreendedorismo e o pioneirismo que marcaram a história do Grupo Zema foram lembrados no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante Reunião Especial que homenageou os 90 anos do conglomerado de empresas. O deputado Bosco (PTdoB), que solicitou a homenagem, relembrou o surgimento do Grupo Zema, com a vinda da Itália de Domingos Zema, avô do atual presidente da empresa, Ricardo Zema.

Segundo o deputado Bosco, o pioneirismo do avô frutificou nas mãos de Ricardo Zema, que sempre teve o trabalho e a determinação como marcas registradas em sua vida. Para o parlamentar, o resultado disso é o fato de o grupo ter 459 lojas distribuídas em seis Estados e 287 postos de combustíveis.

Além disso, segundo o deputado, são 7.200 funcionários envolvidos com as atividades do grupo e 1.800 empregos indiretos. De acordo com o parlamentar, o grupo já constou, por diversas vezes, nas listas das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. “Nesta vida existem homens que transcendem o seu próprio tempo, e o senhor é um deles, pois tem feito a diferença”, disse, referindo-se a Ricardo Zema.

Ricardo Zema lembrou os desafios e a responsabilidade que enfrentou aos 14 anos, após a morte do pai, quando teve que ocupar o seu lugar na empresa da família. Ele também contou as dificuldades encontradas ao assumir definitivamente o grupo, em março de 1964, época em que a empresa devia cinco vezes o valor de seu patrimônio. “Para vencer na vida temos que trabalhar, ser honestos e acreditar em nós mesmos”, concluiu.

Representando o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), o deputado Ivair Nogueira (PMDB) ressaltou em seu discurso a capacidade de trabalho e a firmeza de objetivos da família Zema, características que, segundo ele, resultaram na construção de uma das empresas mais sólidas do mercado. O deputado também destacou que o Grupo Zema optou por adotar um modelo de gestão baseado na responsabilidade social e ambiental, preocupado com a valorização da mulher e com a cidadania corporativa.

O deputado Braulio Braz (PTB) também participou da reunião.

História – Inaugurado em 1923, em Araxá, o Grupo Zema surgiu de uma pequena loja de peças, acessórios, lubrificante e combustível. Hoje a empresa atua nos segmentos de distribuição de combustível, varejo de móveis, eletroeletrônicos e vestuários, concessionárias de veículos, auto locadora, varejo de autopeças e serviços financeiros. A Zema está presente em mais de 600 cidades em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará e Espírito Santo.

Notícias relacionadas