Super banner
Super banner

História de Dona Beja é recontada por atores araxaenses ao estilo clown

História de Dona Beja é recontada por atores araxaenses ao estilo clown

Créditos das fotos: Ariana Santos

A história da cortesã mais famosa das Minas Gerais e do Brasil ganhou uma nova versão, agora, para os palcos do teatro. Anna Jacintha de São José, ou somente, Dona Beja, a Dama de Araxá, é tema do mais recente trabalho do Núcleo Fratelo de Pesquisas Cênicas, antigo Grupo de Teatro Fratelo, e do Grupo Teatro de Arak, formado pelos atores mais velhos da companhia.

A peça Dona Beja – O mito entre tapas e beijos, conta, de uma forma inusitada, algumas das principais passagens da vida de Anna Jacintha, a moça que mudou os conceitos do Arraial de São Domingos dos Arachás, nos idos do século 19. “A peça nasceu de uma ideia antiga do grupo, fomentada após um pedido da direção do Tauá Grande Hotel, querendo um espetáculo para os hóspedes, na época da Copa do Mundo. Montamos o espetáculos em três meses, estreamos e desde a Copa, estamos em cartaz”, explica o diretor, Josceleno Donizete.

Figurino, criação de maquiagem, cenários e texto: tudo foi produzido pelos próprios atores, em uma criação coletiva. “Nós pegamos os vários relatos históricos e os mitos em volta de Dona Beja e escrevemos o texto juntos, cada um dando suas sugestões e adaptações. Assim, criamos o nosso mito, que é contato através de uma comédia. Pesquisamos também roupas da época, para que as nossas fossem criadas, claro, dentro do meio que trabalhamos a peça, que é o clown (palhaço)”, explica a atriz Jeicinely Maike Gomes, que interpreta a protagonista da história.

Depois de alguns meses com a peça sendo apresentada para o público composto, na sua maioria, por turistas, o Tauá Grande Hotel, o Núcleo Fratelo e o Teatro de Arak, abrem as portas do Cine Teatro Tiradentes para receber o público da cidade. 

Serviço

Evento: Espetáculo Dona Beja – O mito entre tapas e beijos

Local: Cine Teatro Tiradentes do Tauá Grande Hotel

Data: 18 de outubro de 2014

Horário: 21h

Ascom Núcleo Fratelo de Pesquisas Cênicas

Notícias relacionadas