Super banner
Super banner

IBGE aponta 93.049 habitantes em Araxá

IBGE aponta 93.049 habitantes em Araxá

Da Redação – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finalizou a coleta de dados do Censo 2010 em Araxá. O número de habitantes recenseados no município é 93.049, o que significa um crescimento populacional um pouco maior que a última estimativa feita pelo órgão em 2007, quando se esperava uma população de 92.927 habitantes para 2010.

Desde o início de agosto passado 69 agentes trabalharam na coleta de informações e realizaram a pesquisa em 29.127 domicílios ocupados. Os dados oficiais serão divulgados somente em dezembro próximo, após os supervisores realizarem toda a revisão das informações coletadas. Em Tapira, Pratinha e Campos Altos, a coleta também já foi concluída.

A grande parte da população respondeu ao questionário básico, com perguntas relacionadas à saúde, educação e saneamento. A pesquisa também vai apurar se as pessoas têm medidor de energia elétrica em casa e se está sendo fornecida, se têm telefone celular, motocicleta e acesso à internet. O Censo 2010 é o maior levantamento das características socioeconômicas da população brasileira já feito no país.

A pesquisa é realizada de 10 em 10 anos e o IBGE é, por lei, o órgão responsável pela sua realização. As informações que compõem os questionários dos censos variam a cada 10 anos, porque a realidade de um decênio pode não refletir-se nos dez anos seguintes, já que certos dados podem perder importância.

A gerente da Agência do IBGE em Araxá, Gislene Maria Ferreira Ramos, diz que com base nas informações preliminares o aumento populacional acima da estimativa deve-se ao desenvolvimento econômico do município.

“As políticas sociais do município, o desenvolvimento da cidade em várias áreas influenciaram para que Araxá superasse a estimativa de população prevista em 2007. Hoje, os habitantes saem menos de Araxá para morar em outras cidades porque as suas necessidades estão sendo atendidas. Temos muitos estudantes que viajam diariamente para cidades vizinhas para estudar, mas trabalham aqui, têm oportunidade de emprego em Araxá.”

De acordo com ela, Araxá possui cinco bairros bastante populosos. “Os bairros Santo Antônio, Urciano Lemos, São Geraldo, Alvorada e Boa Vista são regiões grandes, onde temos que dividir a pesquisa em cinco setores censitários. Os loteamentos distantes da região central também possuem um grande número de imóveis e para finalizar a pesquisa tivemos que realizar um trabalho intensivo no penúltimo fim de semana e no feriado passado para que os questionários fossem respondidos”, afirma.

“Já a área rural houve uma redução no número de habitantes, como naturalmente era esperado, mas em Araxá essa redução foi um pouco maior devido à criação do distrito de Itaipu que não pertence mais ao perímetro de Araxá para a tabulação do IBGE”, ressalta.

Segundo Gislene, uma avaliação ainda será realizada para verificar se realmente todos os imóveis foram recenseados. “Às vezes, as pessoas questionam que o agente não passou na sua residência e quando essa situação acontece nós abrimos o computador de mão usado pelos recenseadores para saber se outra pessoa do imóvel respondeu o questionário. Por isso, ainda podemos ter algumas alterações nas informações coletadas, não podemos descartar a possibilidade, mas achamos difícil porque fizemos um trabalho minucioso”, destaca.

Notícias relacionadas