Super banner
Super banner

IBGE informa que já colheu dados de mais da metade da população

IBGE informa que já colheu dados de mais da metade da população

Mais da metade da população brasileira (60%) já entrou no levantamento feito pelo Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recenseamento começou em 1º de agosto e se estende até outubro. Dados atualizados hoje (8) mostram que foram visitados 59% dos 58 milhões de domicílios do país.

O recenseamento continua mais rápido em Rondônia, onde 74% dos domicílios receberam a visita do IBGE, seguido de Tocantins (69%), Mato Grosso do Sul (68%) e Paraíba (68%). O Paraná, que estava com um dos mais baixos percentuais de coleta no balanço divulgado no último dia 30, alcançou a quarta posição, com 67% das casas recenseadas.

Com a menor cobertura, em função das grandes distâncias que precisam ser enfrentadas por meio de barcos, estão os Estados do Amazonas (40%), do Acre (46%) e do Pará (49%), fazendo com que a Região Norte tenha o menor percentual de residências visitadas (51%), diante dos 62% de domicílios recenseados no Centro-Oeste, o maior.

Em relação ao censo nos municípios, Santa Catarina é o Estado que finalizou o levantamento em mais cidades, cinco ao total – Peritiba, Lajeado Grande, Arvoredo, Pinheiro Preto e Entre Rios. Com o acréscimo de Peritiba, de uma semana para outra, subiu de oito para nove, o total de municípios no país (5.565) em que o Censo 2010 foi concluído.

Também integram a lista dos municípios recenseados no país, Borá, no interior de São Paulo (o menor do país), Oliveira de Fátima, em Tocantins, Santo Antônio do Rio Abaixo, em Minas Gerais, e Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Até outubro, os recenseadores devem visitar 58 milhões de domicílios. O objetivo é coletar informações para traçar o perfil socioeconômico dos brasileiros, fornecendo dados para elaboração de políticas públicas. Neste ano, a estimativa é contar 191 milhões de pessoas.

Com ABr

Notícias relacionadas