Super banner
Super banner

Inclusão e Acessibilidade no Uniaraxá

Inclusão e Acessibilidade no Uniaraxá

Muitos são os desafios das pessoas com necessidades educacionais específicas, e promover a inclusão e a acessibilidade a elas é um dever das Instituições de Ensino. O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do Uniaraxá está vinculado aos diversos Setores do Centro Universitário, bem como aos cursos de Graduação e Pós-Graduação, e desenvolve um trabalho voltado para a formação conforme a temática “Diversidade e Inclusão”. A importância desse trabalho está no acesso das pessoas com necessidades educacionais específicas no âmbito do Uniaraxá, fazendo-se necessária a adoção de medidas que assegurem a oferta de recursos e serviços de acessibilidade, atendendo ao disposto na legislação referente aos direitos destas pessoas.

Pensando nisso, muitos são os programas de inclusão permanentes na Instituição: Prioridade na contratação de Pessoas com Deficiência; Acompanhamento pedagógico diferenciado; Oferta de LIBRAS como disciplina optativa aos alunos do Uniaraxá, com docente contratado pela Instituição; Oferecimentos de diversos cursos com o intuito de socializar práticas de inclusão, socialmente justas, por meio da Universidade Corporativa do Uniaraxá (UNI+) para todos os colaboradores, professores, estagiários e comunidade externa. Dentre os cursos oferecidos podemos destacar: Autismo; Dislexia; TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção; Respeito à diversidade e combate à discriminação; Legislação e Políticas Públicas de Inclusão; Como incluir PCD no mercado; Dificuldades na aprendizagem; Cuidador de Idosos; 3ª Idade – Super Dicas de Saúde e Bem-Estar; Aprenda a Conviver com o Diabete; Como Conviver com a Pressão Alta; Educação Sexual para Adolescentes; Transtornos Globais do Desenvolvimento. Além destes, o Centro Universitário conta também com Curso de Extensão Presencial em LIBRAS; oferecido anualmente.

O Uniaraxá se orgulha do trabalho realizado no decorrer destes anos, uma vez que assegura as condições necessárias para o pleno acesso, participação efetiva e aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas, em todas as atividades acadêmicas. Tais condições abrangem a disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade, físicos e pedagógicos, e estratégias que eliminam as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Além disso, assegura também, a acessibilidade arquitetônica em todos os ambientes, a fim de que os discentes e demais membros da comunidade acadêmica e sociedade em geral tenham garantido o direito de ir e vir com segurança e autonomia.  Desta forma, a Instituição se compromete cada vez mais a empenhar-se em atender e satisfazer as necessidades dos alunos de Araxá e toda a região, garantindo o bem estar e desenvolvimento pleno dos mesmos.

Para o Aluno e Estagiário, Victor Neves, as condições referentes à acessibilidade no Centro Universitário melhoraram muito no decorrer dos anos. “Quando iniciei no Uniaraxá, a acessibilidade não era como é hoje. Havia poucas rampas de acesso, não existiam pisos táteis. Hoje, após a reforma, a acessibilidade e a inclusão estão totalmente adequadas, com rampas de acesso em todo o campus, vagas de estacionamento demarcadas, pisos táteis por todos os blocos, banheiros adaptados e salas com espaço amplo. Os locais que frequento no campus, perante minha limitação, me deixam totalmente independente. Consigo me locomover por todos os Conjuntos, em todos os blocos, com extrema facilidade”, relata Victor.

Para isso, o Uniaraxá conta com profissionais capacitados a atender e assistir pessoas com deficiência no que for necessário.  As colaboradoras designadas para esta função estão distribuídas em períodos de atendimento conforme demanda, sendo os colaboradores Solange Teixeira, nos períodos da manhã e tarde, Gustavo Pereira e Patrícia Silva, no período da tarde e à noite. A condecoração das ações do Núcleo pôde ser evidenciada na visita feita pelos profissionais do MEC. Na oportunidade de Recredenciamento da Instituição como Centro Universitário, garantimos a classificação de campus com Acessibilidade Plena. Este reconhecimento é fruto de um trabalho constante da Instituição em oferecer e desenvolver programas permanentes, voltados à inclusão de pessoas com deficiência, propiciando-lhes condições para a utilização dos espaços acadêmicos e pedagógicos, com segurança e autonomia, de forma total ou assistida, respeitando a diversidade das habilidades humanas e desenvolvendo ações e técnicas colaborativas, com o intuito de promover condições igualitárias para toda a Comunidade Acadêmica.

O Uniaraxá reitera também o compromisso de sempre cumprir as recomendações legais quanto à contratação de PCD’s.  As pessoas com deficiência interessadas em trabalhar na Instituição, podem encaminhar currículo para o e-mail: [email protected]. Desta forma, o Centro Universitário do Planalto de Araxá vai construindo sua história através da inclusão e integração de seus mais diversos públicos, sempre de forma humana e inovadora.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x