Inverno será marcado por temperaturas baixas e pouca chuva

Inverno será marcado por temperaturas baixas e pouca chuva

O inverno deste ano terá início às 14h16 da próxima terça-feira (21) e vai até o dia 23 de setembro. De acordo com o meteorologista do Centro de Climatologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Arthur Chaves Paiva Neto, a estação será marcada por baixas temperaturas e a umidade relativa do ar deverá ser inferior a 30%.

“Esta época é a mais seca do ano em Minas Gerais, apresenta os menores índices de chuva e de umidade relativa do ar, além de as temperaturas serem as mais baixas”, afirma o meteorologista. Ele explica, ainda, que a passagem de frentes frias deve fazer com que as temperaturas atinjam valores negativos no Sul do Estado, provocando dias frios também no Campo das Vertentes, Zona da Mata e região Central. Os menores valores de umidade relativa do ar devem ocorrer, principalmente, no Triângulo Mineiro, Centro e Norte de Minas.

De acordo com Arthur Chaves, ao contrário dos dois últimos anos, em 2011 não há a ocorrência de El Niño ou La Niña no Oceano Pacífico, o que contribui para ocorrência de valores de chuva, temperatura e umidade dentro da média histórica de cada região.

Com Ascom

Notícias relacionadas