Super banner
Super banner

IPDSA intensifica combate ao comércio irregular em Araxá

IPDSA intensifica combate ao comércio irregular em Araxá

IPDSA intensifica combate ao comércio irregular em Araxá 1

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) vai intensificar o combate ao comércio irregular em Araxá. A iniciativa tem início após uma reunião na Associação Comercia e Industrial de Araxá, entre o presidente da ACIA, Marcio Farid, o superintendente do IPDSA, Paulinho de Souza, e o Secretário de Segurança Urbana, Élvio Bertoni.

 O alvo principal são os caminhões que chegam ao município para vender diversos tipos de mercadoria sem autorização da Prefeitura de Araxá e sem Alvará de Funcionamento. O IPDSA disponibiliza para a comunidade os seus telefones para que a fiscalização possa ser acionada e coibir qualquer tipo de comércio ilegal.

A ação do instituto de fiscalizar de forma extensiva todo ambulante que vem de fora tem como objetivo defender o interesse do comércio local e também do consumidor de Araxá que tem direito a garantia de tudo aquilo que compra.  Os telefones para denúncias são (34) 3661-3675 ou o celular nos fins de semana (34) 8861-4075.

O superintendente o IPDSA, Paulinho de Souza, diz que a comercialização ilegal não favorece a ninguém a não ser os vendedores que vêm de fora e logo após as vendas pegam o dinheiro e vão embora. “É muito importante que o cidadão araxaense compreenda que quando ele compra de alguém que não tem nota fiscal e não garante a qualidade da mercadoria esta deixando de exercer um direito e prejudicando toda a sociedade”, explica.

Segundo Paulinho, ao receber a denúncia, o fiscal do IPDSA vai até o local e identifica os vendedores. Se constatando que não há documentação que os autorize a exercer a atividade será confeccionada uma notificação e eles serão convidados a se retirarem do local. Ele afirma que, caso haja uma desobediência da determinação do fiscal a polícia será acionada. O combate ao comércio ilegal vai contar com o total apoio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania.

O chefe de Meio Ambiente e Fiscalização do IPDSA, Givago Matheus Leite, afirma que o instituto ligado a Prefeitura de Araxá, conta atualmente com nove fiscais que também ficaram a disposição da comunidade para fiscalizar ambulantes irregulares inclusive com plantão durante os finais de semana. “A equipe de fiscais já está à disposição da comunidade e apta a receber as denúncias. Temos inclusive uma escala de plantão já definida até o mês de dezembro com a definição de duplas que estão atuando aos sábados, domingos e feriados”, revela Givago.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araxá, Marcio Farid, afirma que este tipo de comércio traz muitos prejuízos para a cidade. “A ACIA sempre se preocupou com esta questão, uma vez que há inúmeras reclamações de empresários araxaenses que tem seus negócios estabelecidos, pagam seus encargos e impostos e têm que conviver com esta concorrência desleal. A cidade recebe muitos caminhões que despejam suas mercadorias em um lugar qualquer e começam a vender de forma clandestina diversos tipos de produtos. Os próprios consumidores são prejudicados, pois estes produtos não tem procedência e nenhuma garantia, além de que estes vendedores irregulares não estão gerando emprego e renda para a cidade e nem benefícios sociais para o município”, afirma Farid.

Notícias relacionadas