Super banner
Super banner

IPTU poderá ser pago a partir de março

IPTU poderá ser pago a partir de março

O vencimento da primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será em 30 de março, mas a Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, já disponibiliza a emissão da guia no site do município. A entrega a domicílio dos carnês está prevista para a primeira semana de fevereiro. Será possível, também, obter o carnê no balcão da prefeitura, situado na rua Presidente Olegário Maciel, 306, Centro.

Em relação ao ano anterior, o valor do imposto foi reajustado em 6,58% índice do IPCA Especial do IBGE. A arrecadação continua sendo revertida em 15% para saúde e 25% para educação. O desconto para quem optar por cota única será de 10%. Já o parcelamento poderá ser feito em até 10 vezes, com pagamento no último dia útil de cada mês. A parcela mínima é corresponde ao valor da Unidade Fiscal do Município: R$ 48,50.

O secretário de Fazenda e Planejamento, Fernandes Cândido de Barros, prevê redução no percentual de inadimplentes, que equivalia a cerca de 40% nos últimos anos. Ainda segundo ele, o pagamento à vista vai proporcionar ao contribuinte um desconto maior do que o índice do reajuste, ficando o valor do imposto a vista deste ano mais baixo do que o do ano passado para quem pagou em 2016 o valor parcelado.

“No decorrer dos anos anteriores, a arrecadação era de cerca de 60%. Para esse ano, acredito que mais de 80% da população pagará o IPTU. É importante destacar que se considerarmos o reajuste de 6,58% e o contribuinte optar pelo pagamento à vista, a pessoa pagará valor menor em relação ao ano passado em um percentual de 3,42%”, analisou.

 Emissão via site

O contribuinte já pode emitir o boleto de pagamento o IPTU 2017 através da internet. Basta acessar o site www.araxa.mg.gov.br, clicar no item IPTU e preencher o campus com o endereço ou número de inscrição do imóvel. No caso do endereço basta colocar o  nome do logradouro, sem escrever rua ou avenida.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x