Super banner

Jornada de Educação e Ciclo de Estudos Criminais no Uniaraxá

Jornada de Educação e Ciclo de Estudos Criminais no Uniaraxá

Fechando o mês de maio no Uniaraxá, dois tradicionais eventos institucionais movimentaram o campus, abordando temas dentro das áreas da Pedagogia e do Direito. A Jornada da Educação e o Ciclo de Estudos Criminais reuniram Comunidade local, Discentes, Docentes e Profissionais de renome dessas duas áreas.

A 15ª Edição da Jornada da Educação do Uniaraxá, realizada pelo Curso de Pedagogia da Instituição, teve início no último dia 21/05 com uma Mostra Científica, na qual foram expostos diversos banners, produzidos pelos Estudantes do 7º período do Curso. No dia 22/05, a programação da Jornada recebeu mais uma edição do tradicional “Sempre Um Papo”. O papo dessa vez foi com o Escritor e Doutor em Educação, Hugo Monteiro Ferreira, que abordou os desafios da Educação na atualidade. No terceiro dia do evento, 23/05, a Delegada Dra. Paula Lobo Dib palestrou sobre a “Garantia dos Direitos da Criança e dos Adolescentes”. Fechando a programação da Jornada da Educação, no dia 24/05, Profissionais da Educação e do Direito realizaram uma Mesa Redonda, cuja temática foi “Protegendo as Crianças e os Adolescentes”; momento de reflexão e muita informação para os Estudantes participantes.

A Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profª. Fabíola Melo, explica que o evento acontece, também, em virtude do Dia do Pedagogo, comemorado no dia 20/05. Ainda segundo a Profª. Fabíola, as atividades, realizadas durante a Jornada, possibilitaram uma reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente e o papel da sociedade na garantia desses direitos. “Para viver democraticamente, em uma sociedade plural, é preciso respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural que a constitui. A sociedade deve ser uma Instituição de aprendizagem, onde as regras do espaço público democrático garantam a igualdade, do ponto de vista da cidadania; e, ao mesmo tempo, a diversidade como direito. Assim, essa Jornada de Educação oportunizou um cenário para o “despertar” da consciência crítica, do respeito e da garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente, na busca do resgate da dignidade humana, com vistas às questões da diversidade e igualdade social”, explica a Professora Fabíola.

Jornada de Educação e Ciclo de Estudos Criminais no Uniaraxá 1

Outro evento fechou o mês de maio no Uniaraxá: o XII Ciclo de Estudos Criminais, realizado nos últimos dias 24 e 25/05, no Teatro Municipal de Araxá. O ciclo de palestras reuniu Estudantes e Profissionais da área de Direito e abordou diversos temas; dentre eles, destacam-se: a exposição pornográfica não consentida; a fixação de indenização nos casos de crimes contra os bens de propriedade industrial; a prisão cautelar no Processo Penal Brasileiro: aspectos práticos e crítica teórica; a ampliação do conceito de Crime Militar, promovido pela Lei 13.491/2017.

Dessa forma, o Uniaraxá encerra maio, somando resultados positivos nas diversas atividades realizadas; e, reforçando mais uma vez seu compromisso com o Ensino de Qualidade. A Instituição se prepara agora para os próximos eventos; os quais, certamente, em muito enriquecerão o aprendizado dos Estudantes.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *