Super banner
Super banner

Jovens Capal: Excelência na propriedade

Jovens Capal: Excelência na propriedade 1

O grupo Jovem Capal formado por 30 pessoas entre 15 e 29 anos que integram a Cooperativa Agropecuária de Araxá, participou da palestra Excelência na Propriedade Rural, ministrada pelo administrador e consultor do Senar, Walmes Mendonça. O evento contou com a presença de familiares dos jovens, do presidente do Sindicato Rural de Araxá e da Capal, Alberto Adhemar do Valle Júnior, do gerente Regional do Senar Minas, Flávio Silveira e de jovens que querem ingressar no grupo.

Temas como sucessão familiar, diferenças no gerenciamento entre as gerações, aceitação e planejamento foram destacados pelo palestrante como pontos importantes a serem considerados na administração da propriedade. Em seguida, foi apresentado o programa Negócio Certo Rural do Senar, que trabalha questões ligadas à administração do negócio rural, como diagnóstico, planejamento, planilha de ações e prospecção, tudo acompanhado e monitorado pelos consultores do Senar. “Firmamos o compromisso de organizar a turma e queremos começar essa etapa ainda este semestre”, completa Nislene Brito, presidente do grupo.

Esse é o segundo e o resultado tem atendido às expectativas dos organizadores. “Hoje a gente vê que nossos familiares estão engajados em melhorar e aceitam as mudanças, muitos já estão até praticando essas mudanças”, comemora Nislene.

O grupo foi criado há um ano e meio e vem se fortalecendo e ganhando o apoio de várias entidades do setor, como o Senar, Ocemg entre outras. Uma das preocupações dos líderes é dar continuidade ao trabalho para que sejam mantidos a seriedade e o comprometimento de todos. “Criamos um cronograma de ações que envolve encontros, cursos e viagens técnicas a serem realizados no decorrer do ano”.

Nislene diz que a ação conjunta visa preparar os jovens para suceder os pais nos negócios familiares, com foco no cooperativismo e união do grupo.  “A mudança de comportamento é fundamental para mantermos nossos negócios familiares com lucratividade e resultados. Para isso é preciso conhecimento e capacitação, para trabalharmos com qualidade, baixo custo e tecnologia.”

O Minas Jovem Rural é um projeto piloto desenvolvido pelo Senar Minas em parceria com a Capal e o Sindicato Rural de Araxá. Os encontros do grupo ocorrem no terceiro sábado do mês. Para mais informações: (34) 3691.5080, com Nislene.

Notícias relacionadas