Super banner
Super banner

Jovens de Araxá são contemplados com o ProJovem Urbano

Jovens de Araxá são contemplados com o ProJovem Urbano

O governo de Minas lançou oficialmente hoje (21) o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), no auditório do Banco de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte. Araxá está entre os 70 municípios que serão contemplados com o programa, desenvolvido pela parceria entre a União e o Estado.

O objetivo do ProJovem Urbnao é a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, além de qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com práticas de solidariedade, exercício da cidadania e intervenção na realidade local. O programa tem duração de 18 a 20 meses.

O lançamento oficial foi conduzido pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia e contou com a participação da maioria dos prefeitos dos municípios beneficiados e demais autoridades de Minas.

“Esse é um projeto de cunho social muito importante, na medida em que permite uma oportunidade de retorno aos estudos daqueles jovens que, por diversos motivos, se ausentaram da sala de aula. Agora, há um estímulo para que eles voltem aos estudos”, destaca Anastasia.

Segundo o vice-governador, a participação dos municípios é fundamental na execução do ProJovem Urbano, já que cada um tem suas características e peculiaridades.

Ele diz que caberá aos municípios, juntamente com o Instituto de Governança Social, a execução do programa na esfera municipal.

“Ou seja, a realização das aulas, os cursos de qualificação, o estímulo e a identificação dos professores. Esses projetos de caráter social têm vários desdobramentos a favor da inclusão social, diminuição da violência e participação cidadã. Por isso são tão positivos”, explica.

Cerca de 40 mil jovens serão atendidos, com investimento superior a R$ 85 milhões. O governo federal fará a gestão direta nos municípios com mais de 200 mil habitantes, delegando aos Estados a implantação e execução nos municípios com número de habitantes inferior a 200 mil.

Neste caso, os recursos para execução são viabilizados por meio de transferência direta do governo federal para o Estado, que vai executar o ProJovem Urbano de acordo com as diretrizes exigidas.

Previsão

O ProJovem Urbano em Minas Gerais, na gestão executada diretamente pelo Estado, iniciará as aulas em 1º de outubro próximo. As matrículas serão efetuadas nos meses de agosto e setembro. O programa só será implantado nos municípios que registrarem um número superior a 400 jovens inscritos.

Notícias relacionadas