Super banner

Justiça Eleitoral de Araxá divulga regras para as eleições e esclarece dúvidas

Justiça Eleitoral de Araxá divulga regras para as eleições e esclarece dúvidas

O juiz eleitoral Renato Zouain Zupo promoveu uma audiência com candidatos e representantes de partidos políticos de Araxá e Tapira para divulgar e esclarecer dúvidas relativas às regras para as Eleições 2010, nesta manhã (16), na sede do Juizado Especial.

O ponto mais debatido durante o encontro foi em relação à propaganda eleitoral e liberação dos partidos registrados para a utilização de alto-falantes ou amplificadores de som (8h às 22h) nas suas sessões ou em veículos, assim como realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, (8h às 24h).

“Foi um encontro maravilhoso, a gente gosta de conversar sobre as regras do jogo com os candidatos, a fim de que depois se sintam mais à vontade para ter que, eventualmente, puni-los. Explicamos antes o que a lei permite e não permite. Depois se tivermos que multar, faremos com a consciência tranquila, porque eles já sabiam que aquela determinada conduta era equivocada”, afirma o juiz.

“Por outro lado, é interessante a gente divulgar a lei, porque ela está aí para ser obedecida, não para ser transgredida. Muitas vezes o candidato e o cabo eleitoral dele transgridem a lei até por desconhecimento e não por má fé. Divulgando e explicando como funciona a legislação eleitoral, evitamos que aconteça qualquer transtorno, ou pelo menos diminui a incidência desse problema”, acrescenta Zupo.

Disputa entre candidatos de Araxá

Para deputado estadual, Miguel Júnior (PMDB), Wellington Gonçalves (PTC), Bosco (PTdoB), Sérgio Chaer (PCdoB), Saul Carneiro (PTC) e Rodrigo Teixeira (PMN), o Rodriguinho do Cavaco, concorrem ao pleito.

Aracely de Paula (PR) e Rogério Farah (PT) buscam vaga na Câmara dos Deputados.

De acordo com Zupo, o número de candidatos para a Assembleia Legislativa e o atual processo de votação são os pontos mais críticos durante o período eleitoral em Araxá.

“Eu acredito que estamos com excesso de candidatos a deputado estadual e isso vai acirrar muito as eleições aqui. Além disso, vamos ter alguns problemas com a atual mecânica do voto, que agora vai começar por deputado estadual, e nós teremos dois votos para senador. Grande parte do eleitorado pode não entender muito bem essa dinâmica para votar a primeira vez para senador. Ele vai dar o primeiro voto, a tela muda, vai ter outro voto para senador, aí o eleitor vai empacar. Vai achar que não votou a primeira vez, que anulou o primeiro voto e vai votar no mesmo candidato novamente. Se repetir o candidato, o segundo será anulado.”

Candidatos presentes na audiência*

Deputado federal

Rogério Farah

Deputado estadual

Bosco

Sérgio Chaer

Saul Carneiro

*Os demais candidatos foram representados.

Notícias relacionadas