Super banner
Super banner

Lideranças empresariais e políticas de Goiás visitam Araxá

Lideranças empresariais e políticas de Goiás visitam Araxá

Lideranças empresariais e políticas de Goiás visitam Araxá 1

O Sebrae de Goiás promoveu uma Missão Técnica Empresarial goiana que reuniu lideranças empresariais e políticas de cidades do interior do Estado de Goiás que visitaram Araxá. Representantes de dez cidades do interior goiano estiveram na Acia e na CBMM. Na delegação a presença de diretores do Sebrae/GO, empresários, prefeitos e secretários municipais.

A Missão veio conhecer o trabalho das mineradoras na cidade e a parceria que elas mantêm com o município. Entre os municípios goianos representados na visita à Araxá estão Alto Horizonte, Campinorte, Estrela do Norte, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Porangatu, Santa Tereza e Uruaçu que reunidos somam cerca de 200 mil habitantes. A iniciativa faz parte do projeto Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) realizado pelo Sebrae Nacional.

O gerente do Sebrae/Goiás, Augusto de Araújo Almeida Neto, diz que o objetivo da missão é conhecer como os empresários de Araxá souberam potencializar todos os investimentos feitos através da mineração em prol do desenvolvimento da cidade. “A região norte de Goiás é rica em mineração e viemos na Acia e na CBMM conhecer um pouco do sucesso de Araxá para tentarmos levar isso para os municípios do interior de Goiás que terão a partir no ano que vem novos investimentos neste setor”, explica Augusto.

Segundo ele, o importante é traduzir estes investimentos em oportunidades de desenvolvimento para toda a população. “Um dos referenciais que fizeram a gente vir à Araxá é o elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município o que é um exemplo para todo o Brasil, em especial para nós do Norte do Estado de Goiás”, afirma o gerente do Sebrae/GO.

O presidente da Acia, Marcio Farid, apresentou ao grupo goiano as principais características da cidade de Araxá com a sua vocação econômica voltada para a mineração, turismo, agronegócio e comércio. Ele falou também sobre o funcionamento da Associação Comercial e Industrial de Araxá.

“É muito importante esta troca de informações. Além de mostrarmos os cases de sucesso de Araxá, visitas como esta também sempre trazem novidades que podem ser implantadas no nosso município”, diz Farid.

A Prefeitura de Araxá foi representada no encontro com as lideranças do interior de Goiás pelos secretários municipais Leandro Haddad, de Desenvolvimento Econômico e José Maria Lemos Júnior, de Desenvolvimento Rural.

Segundo Haddad, é um orgulho para Araxá receber lideranças que viajaram mais de mil quilômetros para ver de perto o trabalho desenvolvido em Araxá. “Trata-se de uma grande oportunidade também para os empresários da nossa cidade, uma vez que nos foi relatado que começam a surgir várias demandas por prestação de serviços nestes municípios goianos que podem ser inclusive absorvidos por empresários araxaenses”, conclui o secretário.

O prefeito de Porangatu, Eronildo Valadares, diz que a visita à Araxá foi muito produtiva. “Tivemos a oportunidade de ver de perto o que vem dando certo em Araxá e voltamos com muitas ideias para implantarmos na nossa região que também é muito promissora. Esta troca de experiências com Araxá vai fazer a diferença no desenvolvimento de novos projetos no Norte de Goiás”, afirma o prefeito.

O prefeito de Minaçu, Maurides Nascimento, avalia como fundamental as visitas com esta à Araxá. “Sempre é enriquecedor conhecermos coisas novas e levarmos os projetos que deram certo em Araxá para desenvolvermos no nosso município. Ficamos encantados com o progresso e a beleza de Araxá onde fomos muito bem acolhidos e agora esperamos colher frutos desta experiência para o beneficio da população de Minaçu”, diz o prefeito.

Notícias relacionadas