Super banner
Super banner

Ligações entre fone fixo ficam 0,97% mais caro

Ligações entre fone fixo ficam 0,97% mais caro

Usuários da Oi/Telemar/BrasilTelecom e Telefônica pagarão 0,97% a mais por minuto de ligação.

Para a CTBC Telecom o reajuste do custo do minuto de ligação será de 5,64% e para a Sercomtel, de 5,52%. Não haverá aumento de tarifa para as ligações entre telefones fixos e móveis.

Os reajustes aplicados para cada concessionária foram definidos com base na variação do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) entre maio/2008 a junho/2009, que foi de 5,07%, compensado por um desconto de 3,9% que representa o fator X, calculado com base na produtividade das concessionárias.

As novas tarifas devem constar em atos publicados no Diário Oficial da União. Além disso, as concessionárias também têm que dar ampla divulgação dos novos valores em jornais de grande circulação, nas áreas em que atuam, 48 horas antes de colocar em prática os novos valores.

O reajuste para as tarifas de longa distância não pode ultrapassar o índice de 0,9767% estabelecido pela Anatel. Para as chamadas internacionais ainda não houve solicitação de reajuste pela única concessionária operante, a Embratel.

Houve também um reajuste de 0,82% no valor do crédito para uso em telefone público – único em todo o território nacional -, que passou de R$ 0,1215 para R$ 0,1225, com impostos e contribuições sociais.

Notícias relacionadas