Super banner

Livro retrata o que Minas tem de mais atrativo para os turistas

Livro retrata o que Minas tem de mais atrativo para os turistas

Com lançamento para a próxima sexta-feira (4), às 19h, na Leitura do BH Shopping, o livro “Minas em Foco” é uma obra que explora o Estado que é eminentemente turístico. As cidades históricas, o Circuito das Águas (Lambari, Caxambu, Cambuquira) ou marcos ecológicos, como Serra do Cipó e São Tomé das Letras, atraem cada vez mais o olhar dos turistas que se encantam com as especificidades dos lugares e do jeito de ser do povo mineiro.

“Minas em Foco” é um registro inédito, sem similar no mercado editorial, que se dedica a mostrar o Estado em todo o seu potencial através de suas mais representativas manifestações culturais, tais como o folclore, o artesanato, a culinária, os esportes radicais, além de suas belas paisagens e cachoeiras, e lugares de visitação obrigatória, como parques, museus e grutas. Dentre os locais destacados no livro está o Grande Hotel de Araxá.

A obra, da Associação Universo Cultural e Assistencial, conta com o registro fotográfico de Márcio Carvalho, autor dos consagrados livros “Viver Belo Horizonte” e “Cidades Históricas Mineiras”, este com edição já esgotada. Já o texto é do jornalista e escritor Airton Guimarães, autor com vários livros publicados, como “Histórias Mineiras”, coletânea de contos editada pelo convênio Rede Globo/Editora Ática.

O profissional, várias vezes premiado, com exposições internacionais já realizadas na Espanha, nos Estados Unidos e em Portugal, promete superar o sucesso das outras obras com esse novo livro, que foi idealizado e concretizado através da aprovação pela Lei Rouanet (de Incentivo à Cultura).

“Me vejo como um divulgador da beleza e das tradições de Minas porque, particularmente, nunca chegou às minhas mãos livros que retratassem o estado da forma como tenho buscado fazer. Busco mostrar, através do registro das minhas lentes, lugares já vistos como marcos turísticos, mas também outros praticamente desconhecidos, como a cachoeira Parida, próxima à cidade de Tapira”, destaca.

“Procurei fazer um raio-x por meio de indicações de outras pessoas e também do meu próprio olhar, selecionando o que Minas tem de melhor, mais bonito e especial. Isso é muito gratificante”, acrescenta Márcio.

Prefácio assinado por Aécio Neves

Com prefácio assinado pelo governador Aécio Neves, intitulado “Viagem Sentimental por Minas Gerais”, a obra busca apresentar tanto a modernidade de Belo Horizonte quanto a paisagem do Caraça e a religiosidade de Ouro Preto, Mariana, Congonhas e São João del-Rei.

Também ganham visibilidade o congado de Itaúna, as cachoeiras do Triângulo e da Serra da Canastra, a represa de Furnas e a Vesperata em Diamantina, as grutas de Lagoa Santa e de Cordisburgo, o acervo natural e artístico de Inhotim, em Brumadinho, as florestas de Monte Verde e as estâncias hidrominerais de Caxambu, São Lourenço, Araxá e Lambari. Além disso, Minas em Foco tem o propósito de desvendar outros lugares, pouco conhecidos até mesmo por mineiros.

Cidades fotografadas e o destaque turístico de cada uma delas

Araxá – Grande Hotel

Belo Horizonte – Praça do Papa, Igreja da Pampulha, Mineirinho e Mineirão

Catas Altas – Caraça

Congonhas – Santuário Bom Jesus do Matozinho

Cordisburgo – Gruta do Maquiné

Diamantina – Vesperata e Mercado Municipal

Lagoa Santa – Gruta da Lapinha

Lambari, Cambuquira e Caxambu – Circuito das Águas

Mariana – Igreja Nossa Senhora do Carmo e Igreja São Francisco de Assis Monte Verde

Ouro Preto – Semana Santa e Centro Histórico

Poços de Caldas – Fabricação de cristais

Sacramento – Gruta Palhares e Cachoeira Parida

São João del-Rei – Centro Histórico

São Lourenço – Maria Fumaça

Serra da Canastra e Serra do Cipó – cachoeiras e natureza

Sete Lagoas – Gruta Rei do Mato

Notícias relacionadas