Localize e remova fotos repetidas que estão armazenadas no PC

Localize e remova fotos repetidas que estão armazenadas no PC

Assim como faixas mp3 duplicadas dão um jeito de encontrar um lugar em bibliotecas musicais, fotos repetidas fazem o mesmo nos seus acervos de imagens. Na verdade, o maior culpado tende a ser erro humano, nas situações em que você acaba baixando duas vezes o mesmo álbum da sua câmera digital.

Seja qual for a causa, essas duplicatas são uma praga, sem dúvida. Felizmente há um utilitário gratuito muito bom que consegue localizar e removê-las para você: o VisiPics.

Comece escolhendo um ou mais drives ou pastas do HD para que o VisiPics faça uma varredura. Depois, estabeleça o filtro como mais rigoroso, mais flexível ou um meio termo entre os dois. Isso vai determinar a rigidez com a qual o programa irá olhar para as semelhanças e diferenças entre suas fotos.

Como se vê, o VisiPics não procura apenas por nomes de arquivos duplicados – ele de fato examina o conteúdo de casa foto, buscando similaridades. Os resultados são mostrados em uma coluna no lado esquerdo da janela do software; é só levar o mouse até uma foto e sua duplicata para ter uma prévia.

Para selecionar uma das cópias para que seja apagada, é só clicar nela (o programa ainda pode mover as fotos duplicadas para uma pasta separada, caso você opte por não deletá-las).

Usamos o filtro menos rígido na Pasta Minhas Imagens de nossa máquina de testes, que contém mais de quatro mil fotos. O scan levou cerca de 40 minutos para terminar, mas o trabalho realizado foi incrível.

Este utilitário é, sem dúvida, altamente recomendável. O desenvolvedor do software aceita doações para futuras melhorias, apesar de o programa ser grátis.

> Clique aqui e faça o download do VisiPics

FONTE: PCWORLD

Notícias relacionadas