Super banner

Mais de 16 mil pessoas devem ser imunizadas em Araxá

Mais de 16 mil pessoas devem ser imunizadas em Araxá

Mais de 16 mil pessoas devem ser imunizadas em Araxá 1

Da Redação/Raphael Rios – A campanha de vacinação contra a gripe sazonal começou hoje (25) em Araxá e em todo o país. Além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, também devem receber a dose gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde.

Este ano a campanha vai imunizar também os grupos contra a Influenza A (H1N1) – gripe suína. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior.

De acordo com a coordenadora de imunização da secretaria Municipal de Saúde, Kênia Souza, mais de 16 mil pessoas devem receber a vacina. Ela conta que 150 profissionais da área da saúde foram treinados na semana passada para o atendimento.

A campanha segue até 13 de maio e será feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças. Menores de 2 anos receberão duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.

A orientação é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, também devem consultar um médico antes de tomar a dose.

Em Minas Gerais devem ser vacinadas mais de 3,1 milhões de pessoas.

Programação

O Dia D da campanha acontece no próximo sábado (30), quando todas as Unidades de Saúde (Unis), Programas de Saúde da Família (PSFs), Centro de Vacinação e postos volantes funcionarão das 8h às 17h.

Nos demais dias, a vacinação também acontece das 8h às 17h em todas as Unis, PSFs e Centro de Vacinação.

Notícias relacionadas