Mais de 16 mil pessoas devem ser imunizadas em Araxá

Mais de 16 mil pessoas devem ser imunizadas em Araxá

Da Redação/Raphael Rios – A campanha de vacinação contra a gripe sazonal começou hoje (25) em Araxá e em todo o país. Além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, também devem receber a dose gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde.

Este ano a campanha vai imunizar também os grupos contra a Influenza A (H1N1) – gripe suína. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior.

De acordo com a coordenadora de imunização da secretaria Municipal de Saúde, Kênia Souza, mais de 16 mil pessoas devem receber a vacina. Ela conta que 150 profissionais da área da saúde foram treinados na semana passada para o atendimento.

A campanha segue até 13 de maio e será feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças. Menores de 2 anos receberão duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.

A orientação é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, também devem consultar um médico antes de tomar a dose.

Em Minas Gerais devem ser vacinadas mais de 3,1 milhões de pessoas.

Programação

O Dia D da campanha acontece no próximo sábado (30), quando todas as Unidades de Saúde (Unis), Programas de Saúde da Família (PSFs), Centro de Vacinação e postos volantes funcionarão das 8h às 17h.

Nos demais dias, a vacinação também acontece das 8h às 17h em todas as Unis, PSFs e Centro de Vacinação.

Notícias relacionadas