Super banner

Mais de 5 mil pessoas assistem ao desfile de 7 de Setembro

Mais de 5 mil pessoas assistem ao desfile de 7 de Setembro

Araxá recebeu o tradicional desfile de 7 de Setembro na manhã desta terça-feira (7), na rua Presidente Olegário Maciel. Apesar do forte sol, milhares de pessoas acompanharam o evento que comemora a Independência do Brasil e fim das comemorações da Semana da Pátria.

Como não podia deixar de ser, a festa que não aconteceu em 2009 devido às recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A, o patriotismo e o civismo ficaram evidentes no público presente que vestiu as cores da Bandeira e camisas da Seleção Brasileira. De acordo com a Polícia Militar (PM) cerca de 5 mil pessoas assistiram ao desfile.

Mais de 5 mil pessoas assistem ao desfile de 7 de Setembro 1

Com o tema Araxá Viva – Educação, Cidadania e Sustentabilidade -, escolas, clubes de serviço, associações, entidades, dentre outros, desfilaram pela avenida. Cada unidade de ensino trouxe subtemas com o objetivo gerar reflexões sobre questões ligadas à pátria, como ética, dependência, trabalho, educação, cidadania e civismo.

Os setores da administração municipal deram o tom político ao evento, carregando faixas que destacavam as ações da Prefeitura de Araxá. O ponto auge da festa foi o desfile dos atiradores do Tiro de Guerra, que levantaram o público presente.

A secretária municipal de Educação, Giovana de Paula Mesquita Guimarães, diz que a grande participação da comunidade engrandece o evento.

“Comemoramos e enaltecemos valores como educação, cidadania e principalmente sustentabilidade de uma forma coletiva. Na verdade, quando paramos no 7 de Setembro a gente pensa nesses valores de forma coletiva e patriótica, a gente chama Araxá para essa conscientização. Uma manifestação popular que é fundamental para as crianças e jovens porque é através da educação que a gente tem a possibilidade de transformar a sociedade de se tornar cidadã.”

O prefeito Jeová Moreira da Costa diz que a comunidade está entendendo o valor no processo de construção de uma cidade melhor.

“O 7 de Setembro é um dia reservado para que todos nós, brasileiros, agradeçam àquelas pessoas que deram a sua vida para hoje estarmos desfrutando de um país democrático, livre. A gente sente a participação da população e da cidade, que busca melhorar cada vez mais. O desfile é o que acende o sentimento de patriotismo e civismo, e é o momento de voltarmos a cultivar símbolos tão importantes que temos sempre que defender.”

Galeria

Mais de 5 mil pessoas assistem ao desfile de 7 de Setembro 2

Notícias relacionadas