Marco Antonio é campeão da 2ª Etapa do Circuito Araxaense de Xadrez

Marco Antonio é campeão da 2ª Etapa do Circuito Araxaense de Xadrez

Aconteceu neste sábado (17), na Sorveteria Mineirin, a 2ª etapa do Circuito Araxaense de Xadrez Rápido 2014. O evento foi organizado pela Academia Araxaense de Xadrez com apoio da Sorveteria Mineirin e Grêmio Livre Estudantil do Cefet. Participaram do evento, 20 enxadristas representando os colégios Dom Bosco, Atena, Escolas Estaduais Padre Anacleto Giraldi, Dom José Gaspar, Padre João Botelho e o Cefet. Além de estudantes destas escolas, o torneio teve a presença de alguns dos melhores enxadristas araxaenses e uma enxadrista do povoado de Jaguarinha na Zona Rural do município de Sacramento.

A competição foi muito disputada e ao final das cinco rodadas o enxadrista da Academia Araxaense de Xadrez sargento Marco Antonio Gonçalves, que obteve 5,0 pontos, sagrou-se campeão. Em segundo lugar, ficou outro enxadrista da Academia Araxaense de Xadrez Alexandre, Augusto de Oliveira Cobos, que obteve 4,0 pontos. O terceiro lugar geral ficou com o enxadrista da Escola Estadual Dom José Gaspar, Gustavo Ribeiro Roque, que obteve a mesma pontuação de Alexandre, perdendo nos critérios de desempates. A campeã feminina desta etapa foi a enxadrista de Sacramento Juliana Aparecida Gomes.

O Cefet, acompanhado pelo professor Sérgio Cardoso Barcelos foi o grande destaque desta etapa, no qual conquistou 10 medalhas e tem como líder do Circuito na categoria Feminino a estudante do 3º ano do Curso de Mecânica Amanda Beatriz Vaz Felizardo. Durante esta semana o Cefet será a única escola de Araxá que representará o xadrez na Etapa Microrregional dos Jemg (Jogos Escolares de Minas Gerais) em Frutal. O Cefet estará participando no Modulo II naípes masculino e feminino e com boas possibilidades de ótimos resultados.

A arbitragem desta etapa ficou por conta do Árbitro Adriano Pena Ribeiro Lemos que conduziu perfeitamente o evento. Todos os participantes desta etapa pontuaram no Ranking Araxaense e no Ranking Nacional da LBX (Liga Brasileira de Xadrez) na modalidade de Xadrez Rápido.

Na classificação parcial do Circuito Araxaense de Xadrez Rápido 2014 o Sargento Marco Antonio Gonçalves segue na liderança com 20 pontos, seguido pelo enxadrista Vítor Amorim Frois, de apenas 11 anos, que tem 13 pontos. Em terceiro lugar está o enxadrista Alexandre Augusto de Oliveira Cobos com 8 pontos. O Circuito tem até o momento 27 enxadristas pontuados.

Campeões por categoria da 2ª Etapa

Sub-10 – Jessika Correa Santos (Escola Estadual Padre João Botelho)

Sub-12 – Vítor Amorim Fróis (Colégio Atena)

Sub-16 – João Vitor Carlos da Silva (Cefet)

SUB-20 – Erik Anderson do Prado Rocha (Cefet)

Categoria Feminino:

Campeã: Juliana Aparecida Gomes (Sacramento)

Vice-campeã: Gabriella Silva Souza (Cefet)

3ª colocada: Cristiana Afonso Leitão (Cefet)

Notícias relacionadas