Super banner
Super banner

Matriz aguarda complementação de projeto para iniciar reforma

Matriz aguarda complementação de projeto para iniciar reforma

Marcada entre os principais símbolos de Araxá, a Igreja Matriz de São Domingos necessita de uma urgente reforma geral para que suas atividades não fiquem comprometidas no futuro. Um projeto foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano passado, mas a entidade exige uma complementação para que seja aprovado e encaminhado ao Ministério da Cultura (MinC).

As obras estão orçadas em cerca de R$ 2 milhões e a seria via Lei Rouanet (de Incentivo à Cultura) – destinada por impostos da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

De acordo com o pároco Manoel Claro Costa, o projeto enviado no ano passado compreendia a restauração do forro de estuque – que está se deteriorando com o tempo por causa de infiltrações – substituição da rede elétrica, troca do telhado, além de pintura interna e externa.

“Para que seja aprovado, o Iphan exige uma complementação na parte de segurança e revitalização do entorno da igreja (estacionamento, calçadas laterais e praça). Espero que ainda este ano possamos começar essa reforma que é urgentíssima”, diz o pároco.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, diz que a reforma da Matriz vai ser incorporada à revitalização da avenida Antônio Carlos.

“São dois projetos que terão verbas diferentes, mas que vão se unificar com a revitalização. Estamos com a esperança de que tudo inicie este ano. Nos próximos dias, a complementação do projeto da Matriz será feita e encaminhada ao Iphan.”

Notícias relacionadas