Super banner

Mauro destaca projetos executados no primeiro ano da Secretaria de Segurança Pública

Mauro destaca projetos executados no primeiro ano da Secretaria de Segurança Pública

Secretário Mauro da Silveira Chaves - Foto: Jorge Mourão

A Secretaria Municipal de Segurança Pública completa um ano de existência e desde então vem sendo administrada pelo vereador licenciado e ex-investigador da Polícia Civil, Mauro da Silveira Chaves. Em nota encaminhada à imprensa, ele destaca a conclusão de nove projetos e outros dois que estão em fase de implantação. “Desta forma, espero estar contribuindo com nossa cidade no combate à violência, buscando o objetivo de torná-la cidade modelo na gestão de Segurança Pública”, considera o secretário. Confira.

Instalação da sede própria

Instalação da Secretaria Municipal de Segurança Pública numa ala do Centro Administrativo, com amplo e confortável espaço, levando aos servidores e usuários maior conforto e comodidade na prestação dos serviços público.

Reestruturação do quadro de vigias patrimoniais

Em setembro de 2013 foram contratados 40 novos servidores, que somados aos 83 efetivos, trouxe nova filosofia de trabalho, fazendo com que o índice de ocorrências contra o patrimônio da municipalidade reduzisse em 95%, sendo que a média mensal era de 16 ocorrências, caindo para apenas uma.

Placas de identificação de vias públicas

Fixação de placas de identificação de ruas, com frases educativas voltadas contra a violência. Uma inovação que vem dando certo. Já foram concluídos os setores Norte e Sul e está em conclusão a região do bairro Santo Antônio. Em breve os demais bairros serão contemplados. “Projeto inovador no Brasil”.

Ronda Escolar

Iniciado no dia 28 de maio de 2014, visa contemplar os alunos e servidores das escolas municipais com o serviço de monitoramento das portas de escolas, visando combater o bullying, consumo de drogas, evasão escolar e assédio sexual, bem como levar as salas de aulas campanhas contra a violência.

Área de treinamento e exame de baliza

Obra concluída e entregue no dia 3 de junho de 2014 à Polícia Civil para uso de todos os candidatos a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), trazendo maior conforto e tranquilidade aos futuros motoristas, visando aumentar o índice de aprovação e maior segurança no entorno da área de exame. “Projeto inovador em Minas Gerais”.

Base Comunitária Integrada de Segurança Pública

Projeto concluído e obra entregue à comunidade do Setor Norte. Instalada na avenida Washington Barcelos, 1.050, no bairro Urciano Lemos, tem como objetivo integrar as forças de Segurança Pública, em especial a Polícia Militar e Vigilância Patrimonial da Secretaria Municipal de Segurança Pública, aproximando ainda mais da comunidade, trazendo mais segurança à população e por consequência diminuindo o índice de criminalidade. Outras bases deverão ser instaladas nos setores Sul, Leste, Oeste e Centro, de acordo com o secretário.

Revitalização de sinalização vertical e horizontal, intervenções viárias e recapeamentos de vias

Parceria entre as secretarias de Segurança Pública e de Desenvolvimento Urbano, processo iniciado, de forma continuada, já tendo contemplado diversos bairros, entre eles, Fertiza, Pão de Açúcar, Urciano Lemos, avenida Imbiara e Centro.

Apoio às polícias Civil e Militar

Continuidade à execução dos convênios de apoio às polícias Civil e Militar, fornecendo abastecimento de viaturas e cessão de servidores, bem como contato permanente para planejamento de ações compartilhadas.

Posto de Identificação Civil

A inauguração aconteceu no dia 24 de junho de 2014. Desta forma, a Secretaria Municipal de Segurança Pública realiza um sonho da comunidade de Araxá, dando conforto, comodidade e celeridade na expedição deste importante documento (identidade) e resolvendo de vez um problema que dura mais de uma década.

Em fase final de planejamento

Guarda Municipal

Fase final de elaboração do edital do concurso público. No dia 10 de junho entrou em tramitação na Câmara Projeto de Lei que reestrutura a Guarda Municipal e cria sua corregedoria, dando fundamento à elaboração do edital. Serão abertas 60 vagas.

Videomonitoramento Urbano

Já foi concluído o pré-projeto executivo, definindo a necessidade de instalação de 54 câmeras, incluindo o Distrito Industrial e o Barreiro, além de vários bairros de Araxá. A aquisição está em fase de montagem do processo.

Notícias relacionadas