Super banner
Super banner

Mauro e José Domingos são exonerados por Jeová

Mauro e José Domingos são exonerados por Jeová

Mauro e José Domingos - Fotos: Jorge Mourão/Diário de Araxá/Arquivo

DA REDAÇÃO/COM BLOG DO GERMANO AFONSO – O prefeito Jeová Moreira da Costa exonerou, nesta quarta-feira (1º), Mauro da Silveira Chaves (Mauro do Detran) e José Domingos Vaz das Secretarias Municipais de Segurança Pública e de Desenvolvimento, respectivamente. A notícia foi divulgada com exclusividade no blog do apresentador do programa Sem Censura/Diário de Araxá, Germano Afonso. Mauro e José Domingos são vereadores titulares pelo PDT e reassumem suas cadeiras nesta sexta-feira (3).

Com isso, deixam o Legislativo os suplentes Néia da Uninorte e Pastor Moacir, quem também são do PDT. De acordo com o blog, eles foram comunicados ontem pessoalmente pelo prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) sobre a volta de José Domingos e Mauro ao Legislativo.

Os dois novos secretários já foram escolhidos pelo prefeito. Na Segurança Pública, assumirá o assessor direto de Jeová, João Jacques Affonso de Castro, fundador do PSDB em Araxá e que não tem experiência nesse setor. Já no Desenvolvimento Humano, o responsável pelo Setor de Compras da pasta, Jânio Márcio Veloso Borges, será o titular. Ele é pouco conhecido no meio político e desempenha função técnica.

A saída de Mauro e José Domingos já estava prevista. Inicialmente, isso aconteceria em julho, mas foi adiada para dezembro. Entretanto, a decisão em exonerar os dois secretários agora em outubro estaria diretamente ligada ao fato da suplente Néia da Uninorte apoiar um candidato a deputado federal apoiado pelo grupo do deputado federal Aracely de Paula (PR), que disputou as últimas eleições contra Jeová para a Prefeitura de Araxá e é alvo de investigações judiciais. Jeová se defende de duas cassações de mandato eletivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Curiosamente, esse candidato faz parte do PDT, partido de Néia.

Anteriormente, a suplente havia declarado apoio para federal um candidato de Patos de Minas que é do PP, porém, com a polêmica criada em torno do prefeito e alguns de seus vereadores apoiarem inicialmente candidatos que não são do PDT – a questão está sendo tratada na Executiva Estadual  – ela mudou o apoio para o candidato do PDT, porém, defendido pelo grupo de Aracely. Néia também mudou seu apoio para deputado estadual. Anteriormente, ela havia fechado com um candidato de Uberaba, mas depois resolveu apoiar o candidato de Araxá. José Domingos também transferiu apoio de candidatos de outras legendas para candidatos do PDT, só que com nenhuma ligação à política local.

Para a saída de Néia, as duas exonerações tiveram que ser feitas, tendo em vista que ela é a primeira suplente da coligação PDT/PSDB. Ela continuaria no Legislativo caso somente o Pastor Moacir fosse sacado.

Outro fato ligado às exonerações de José Domingos e Mauro seria a vontade do prefeito em eleger sua base para a Mesa Diretora da Câmara. A eleição acontece no fim do ano e o nome de José Domingos é o mais cotado no grupo do prefeito para presidente, porém, no início da legislatura o próprio José Domingos havia perdido a eleição para a Mesa Diretora para Miguel Júnior (PMDB), com o apoio do chamado Grupo dos 9, que teve a maioria dos votos.

Com a possibilidade de reeleição da Mesa aprovada esta semana, o G9 deve novamente fechar em torno de um novo candidato ou pela reeleição de Miguel Júnior, inviabilizando as pretensões do Executivo.

A posse dos novos secretários acontece depois do primeiro turno das Eleições Gerais, provavelmente na próxima segunda-feira (6).

Sobre os secretários exonerados

Mauro foi empossado para a Secretaria de Segurança Pública em 10 de julho de 2013, e sai bem avaliado durante em pouco mais de um ano à frente da pasta. Conseguiu executar importantes projetos como a implantação do Posto de Identificação Civil, desafogando grande demanda pela confecção de carteiras de identidade, Ronda Escolar, setor específico para exames de rua, Posto Integrado de Segurança no Setor Norte e Guarda Patrimonial.

José Domingos deixa a Secretaria de Desenvolvimento Humano pela segunda vez. Sua primeira passagem pela pasta de 29 de março de 2011 ao início de abril de 2012, quando teve que deixar o cargo para novamente se candidatar a vereador. Reeleito naquele ano, ele retornou à secretaria no final de janeiro de 2013, quando não conseguiu votos suficientes para se eleger presidente da Câmara, ficando no Executivo até 1º de outubro de 2014. Tem como principal bandeira o projeto de casas populares construídas em Araxá ao longo desse tempo, por meio de parceria com a Caixa Econômica Federal através do Minha Casa, Minha Vida.

Notícias relacionadas