Super banner

Mesa Diretora apresenta balanço de 100 dias de mandato na Câmara Municipal

Mesa Diretora apresenta balanço de 100 dias de mandato na Câmara Municipal

Ao comemorar 100 dias de mandato da Legislatura 2017/2020, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araxá apresentou, no início da Reunião Ordinária dessa terça-feira (11), um balanço das ações já desenvolvidas nos primeiros meses de trabalho na Casa, os projetos em realização e as novas propostas que estão sendo viabilizadas para o Poder Legislativo araxaense. A apresentação do balanço foi feita pelo Presidente Fabiano Santos Cunha (PRB).

Foram apresentados até o momento pelo Legislativo, ao todo, 227 proposituras entre Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, Projetos de Resolução e Moções. Três Fóruns Comunitários foram realizados para debater assuntos como as Vagas na Educação Pública Municipal, Reciclagem e situação das Cooperativas da cidade e o Preço dos Combustíveis em Araxá.

Outro assunto destacado pelo presidente foi o lançamento do “Projeto Líderes do Futuro – Uma Juventude Mais Cidadã”, que será promovido pela Escola do Legislativo com o objetivo de aproximar os jovens da Câmara. Fabiano também lembrou as reformas estruturais que estão sendo realizadas nas dependências da Câmara e que novas melhorias estão sendo providenciadas.

Dentre as melhorias, estão: padronização da identidade visual do prédio, inauguração do Arquivo do Legislativo “Kátia Regina Dias”, elaboração do projeto para construção de um almoxarifado e adequação do Projeto para construção do Plenarinho.

O Presidente aproveitou a oportunidade para anunciar a realização de uma palestra, com o empresário araxaense, Ricardo Zema, para todos os servidores da Casa, que será realizada na próxima semana. Em breve, outros cursos e palestras para capacitação dos servidores do legislativo serão promovidos. Ainda ressaltou que está sendo feito processo para compra de novos equipamentos para melhorar a transmissão ao vivo das reuniões realizadas na Casa.

Resumo da Tribuna

Fernanda Castelha (PSL)

Indicação – A implantação/construção de 01 (uma) ondulação transversal “quebra-molas” na Rua Celina Maria de Jesus, Bairro Aeroporto, próximo ao nº 250.

Indicação – Recapeamento de buracos na Rua Celina Maria de Jesus, Bairro Aeroporto.

Indicação – Pavimentação e recapeamento de buracos da Rua Quatro, Bairro Aeroporto II (esquina com Rua Celina Maria de Jesus, Bairro Aeroporto.

Indicação – Limpeza de área pública ao longo da Rua Quatro, Bairro Aeroporto II (esquina com Rua Celina Maria de Jesus.

Indicação – Limpeza e a desobstrução dos bueiros da Rua David Roberto de Rezende, Bairro Ana Pinto de Almeida.

Indicação – A construção de uma praça pública com instalação de equipamentos de ginástica adequados para a realização de exercício ao ar livre, na área institucional localizada no residencial Villa Mayor.

Fórum Comunitário – Para orientar a população sobre os animais abandonados da cidade de Araxá, Explicar como irá funcionar o Canil Municipal, quais suas responsabilidades e como conduzir as denúncias de maus tratos.

José Valdez da Silva (PMB)

Indicação – Encaminhar um caminhão pipa para uso diário no Aterro  Sanitário de Araxá.

Indicação – Recuperação da Faixa de Pedestres na Avenida João Paulo II, em frente ao Supermercado ABC.

Indicação – Estudo de viabilidade de um redutor de velocidade na Rua Jaime Gotelip, no Bairro São Domingos, em frente a uma farmácia

Indicação – Melhorias no trânsito no final da Rua Jaime Gotelip Neto, no cruzamento com Avenida Auxiliadora Paiva, no Bairro Boa Vista.

Indicação – Que seja feito o término da obra da quadra do Bairro São Domingos, situada na Avenida Capitão Jaime Gotelip com Rua Estrela Dalva.

Indicação – Estudo para um redutor de velocidade na Rua Augusta Alves, entre os números 255 e 275, no Bairro São Domingos.

Edinho Souza (PTB)

Projeto de Lei – Denominação de via pública, a Rua O, do Loteamento Vila das Artes, para Rua José Nicolau de Souza.

Indicação – Que estude possibilidade de revitalizar a Unicentro, com instalação de uma rampa até a Farmácia Municipal, que funciona no local, facilitando o acesso da população.

Indicação – Colocação de braços de iluminação nos postos da Rua Caetano Barbosa da Silva, para melhorar a segurança do local.

Indicação – Instalação de câmeras de videomonitoramento na Praça José Batista Sorinho, no Bairro São Geraldo.

Moção de Congratulações – aos atletas Jonathan Gonçalves de Castro, Patrícia Ribeiro Martins, Wesley Vaz e Jaqueline Ferreira Ordones, pela premiação de 1º lugar, em suas categorias, no 1º Treinão Solidário de Páscoa.

Moção de Congratulações – Ao Grupo “Corre Belas”, pela realização do 1º Treinão Solidário de Páscoa.

Carlos Roberto Rosa (SD)

Indicação – Construção de rotatória, em frente ao Supermercado ABC, na confluência da Rua Pará com a Avenida João Paulo II.

Indicação – Asfalto na Rua Fernando Parolini, no Bairro Bom Jesus, em Araxá.

Indicação – Construída de uma Passarela Central na Avenida João Paulo II até a entrada da Rua Argentina, a partir do Centro de Atendimento à Criança.

Indicação – Recapeamento nas Ruas Imbiaça, Mário Campos, Antônio Pereira Guimarães, Maria Guimarães Faria e Pedro Adolfo.

Robson Magela (PRB)

Moção de Pesar – Aos familiares de Heliana Mara de Paiva Rodrigues, que faleceu em 04 de abril de 2017.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá realize a revitalização da Praça João Amâncio, no bairro Urciano Lemos.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá estude a viabilidade da construção de uma intervenção no entroncamento da Avenida Luiz Geraldo da Silva, conhecida como a avenida da lavadora de batatas, com a Avenida Waldomira Lemos Guimarães, no início do bairro Pão de Açúcar.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá providencie a colocação de um redutor de velocidade na Avenida Waldomira Lemos Guimarães, no bairro Pão de Açúcar, na altura do número 905.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá providencie a devida sinalização de trânsito na rotatória localizada no início da Rua Wellington Lemos, no início do bairro Pão de Açúcar.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá providencie a limpeza e o recapeamento asfáltico nos bairros Jardim das Oliveiras, Vila Verde e Villa Mayor.

Indicação – Que a agência central dos Correios informe porque não realiza a entrega das correspondências enviadas para os moradores dos bairros Pão de Açúcar 3 e 4.

Indicação – Que seja investigada as causas da mortandade de peixes, registrada no dia 9 de abril de 2017 no Rio Capivara.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá firme convênio com a Associação de Amparo às Pessoas com Câncer de Araxá (Ampara) visando o repasse de recursos para a manutenção da entidade.

Raphael Rios (SD)

Indicação – Que a Assessoria de Trânsito e Transportes (Asttran) fiscalize o pátio da Igreja Matriz de São Domingos e seu entorno, coibindo a circulação e estacionamento de veículos.

Indicação – Que o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) fiscalize o pátio no entorno da Igreja Matriz de São Domingos, no Centro de Araxá, para coibir o comércio ambulante.

Indicação – Que estude viabilidade de apoio do município para algumas melhorias estruturais nas residências do Projeto Mãos na Massa, como por exemplo, construção de muros de arrimo.

Indicação – Que seja viabilizada a parceria com o Pequeno Jardineiro, para revitalizar a Praça Leandro Rodrigues da Silva, no Bairro Bela Vista.

Indicação – Que sejam destinados varredores para limpeza das Ruas do Bairro Bela Vista.

Indicação – Que sejam instaladas as placas denominativas de vias, no Bairro Bela Vista.

Indicação – Que seja providenciada sinalização horizontal no Bairro Bela Vista, especialmente no entroncamento da Rua Antônio Vieira Dornelas com Avenida Honório de Paiva Abreu.

Indicação – Melhorias na iluminação na Praça Leandro Rodrigues da Silva e instalação de equipamentos do Programa Ginástica na Praça,

Indicação – Instalação de rede pluvial ao longo de toda Avenida Honório de Paiva Abreu.

Indicação – Ao IPDSA, que fiscalize e notifique proprietário do último terreno vago na Rua Domingos Félix Gondin, no Bairro Bela Vista.

Indicação – Que seja providenciado o recapeamento da Rua Funcionário João Rosa, no Bairro Vila Jardim.

Indicação – Que seja feito recapeamento da Rua Alexandro Dumont, no Bairro Santa Luzia.

Indicação – A atleta Soraya Ribeiro, pela participação no 17º Campeonato de Fisiculturismo, realizado em BH.

Hudson Fiúza (PSL)

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de construção de uma piscina semi-olímpica no 5º Pelotão do Corpo de Bombeiro Militar de Araxá.

Indicação – Colocação de semáforo de emergência em frente ao portão de entrada e saída do corpo de bombeiro, na Av. Damaso Drummond, 01 – Vila Guimarães.

Indicação – Que seja estudada a viabilidade de obra de infraestrutura completa do trecho compreendido entre as Avenidas Honório de Paiva Abreu e Totonho Pereira.

Indicação – Demarcação de vagas no estacionamento interno da Unioeste, que fica no Bairro Serra Morena.

Indicação – Relocação de poste de rede elétrica que se encontra em frente ao portão de entrada de garagem de residência situado na Rua Ypy Barbosa, 155 Veredas da Cidade, dificultando a entrada e saída de veículos do morador.

Projetos aprovados

Projeto de Lei 021/17 – Autoriza o Poder Executivo a apoiar eventos educacionais, esportivos, culturais, de turismo, entre outros, que atendam ao interesse público – O apoio aos supracitados eventos revela-se oportuno e imprescindível, uma vez que Araxá apresenta-se como município de inafastável vocação para receber eventos dos mais variados, quer sejam locais, nacionais e até mesmo internacionais, eventos esses que atraem grande público, fomentando de forma significativa o setor hoteleiro e o comércio em geral.

Projeto de Lei 022/17 – Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua João Ferreira Benfica, a Rua K do Loteamento Jardim Europa V.

Projeto de Lei 023/17 – Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Avenida Luiz Gonzaga Batista, a Avenida Um do Loteamento Condomínio Villagio II.

Projeto der Lei 025/17 – Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Liga Araxaense de Desportos (LAD) – Contribuição de R$ 65 mil, como forma de apoiar o desenvolvimento do esporte amador.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *