Super banner

Mesários de Araxá passam por treinamento

Mesários de Araxá passam por treinamento

Mesários de Araxá passam por treinamento 1

Da Redação – Cerca de 840 mesários de Araxá estão recebendo instruções sobre como atuar no dia da eleição. Nas Eleições 2012, a Justiça Eleitoral contará com o trabalho de 180 mil mesários em todo o Estado.O treinamento visa sensibilizar o mesário quanto à importância do seu papel na realização das eleições, imbuindo-o do sentimento de prestação de serviço.

De acordo com o chefe do cartório eleitoral em Araxá, Fabrício, o treinamento é muito importante para que o processo ocorra com tranquilidade. “Os mesários recebem informações sobre a urna, todo o processo durante a votação encerramento das eleições e também a logística como a entrega das urnas, recibos que eles devem assinar. Enfim, tudo isso é passado no treinamento dos mesários”, diz.

O mesário tem a função de recepcionar o eleitor, já o presidente é a autoridade máxima na seção responsável pelo gerenciamento de todo o processo, o secretário coordena as filas e fica responsável pela ata.

 Quem atua nas eleições também recebem benefícios como dois dias de folga no trabalho para cada dia que atender à convocação da Justiça Eleitoral, bem como o direito a horas de atividade complementar para os universitários. Além disso, o cidadão que atuar como mesário pode ter direito ao desempate em concurso público, caso essa possibilidade esteja prevista no edital.

Notícias relacionadas