Super banner
Super banner

Mesmo sem verba, Grupo Fratelo garante encenação da Paixão de Cristo

Mesmo sem verba, Grupo Fratelo garante encenação da Paixão de Cristo

Grupo Fratelo

O tradicional espetáculo Paixão de Cristo, realizado há 12 anos por um grupo de artistas que Araxá, que hoje formam o Núcleo Fratelo de Pesquisas Cênicas e o Grupo Fratelo de Teatro Religioso, em 2014, na sua 13ª edição, vai acontecer, em respeito ao público que espera a peça, e devido ao evento fazer parte do calendário oficial da cidade. Neste ano, mesmo com projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, a equipe de coordenação não conseguiu captar os recursos para a montagem.

Mesmo assim, a direção e os atores decidiram por apresentar o espetáculo, que está sendo ensaiando desde fevereiro, com os recursos de cenário e figurino que eles já têm, claro, sem apresentam a grande estrutura que em anos anteriores era sempre destacada na mídia e pelo público presente.

“Em 2010, o extinto grupo O Irmão Menor ficou sem verba e não apresentamos nada. Neste ano, a história se repete, mas agora que temos um material humano ainda mais preparado, decidimos fazer a peça, respeitando àqueles que nos acompanham todos esses anos de Paixão de Cristo”, explica o diretor Josceleno Donizete, que neste ano interpreta Jesus Cristo.

A montagem é realizada pelo Fratelo e tem como parceiros a Fundação Cultural Acia, a Cooperativa Cultura e Arte e o Grupo Tauá, que cedeu as instalações do Grande Hotel e as áreas de jardim do Complexo do Barreiro para a realização do espetáculo, que em 2014 traz uma roupagem completamente diferente do que já foi visto na Paixão de Cristo e em espetáculos na cidade.

O Fratelo apresenta uma peça itinerante, que leva o público a caminhar junto dos atores pelos cenários e locais onde as cenas da vida de Jesus vão sendo apresentadas, desde a anunciação do anjo até a ressurreição. “O público vai ser quase que o povo da época, presenciando dentro da cena, interagindo com os atores em todos os momentos da peça”, conta Josceleno.

Com esta mudança, o público fica limitado a uma quantidade de 200 pessoas por seção, sendo que serão feitas quatro apresentações: nos dias 15, 16 e 17 de abril, às 19h, e na Sexta-Feira da Paixão, dia 18 de abril, o espetáculo começa às 15h. Quem quiser assistir vai precisar retirar ingresso que será trocado por um litro de óleo. Os pontos de troca são na Fundação Acia, na Avenida Getúlio Vargas, Centro; e no Espaço Fratelo, na rua Wantuir Batista da Costa, 54, no João Ribeiro. O barracão fica em frente ao estacionamento do Hotel da Torre.

Notícias relacionadas