Super banner

MG Tempo prevê inverno com baixas temperaturas no Estado

O inverno deste ano, que começou oficialmente às 20h59 desta sexta-feira (20), será marcado pela ausência de chuvas, por baixa umidade relativa do ar e pela entrada de massas de ar frio, que provocarão queda nas temperaturas de Minas Gerais. As previsões são de Ruibran dos Reis, meteorologista do MG Tempo – Cemig/Puc Minas.

Neste ano, o fenômeno La Niña (temperatura da água do mar abaixo da média histórica, na costa do Peru e do Equador) está atuando, porém com fraca intensidade. Entretanto cientificamente está comprovado que, em anos de La Niña, as massas de ar polar chegam com maior freqüência em Minas Gerais. De acordo com Ruibran dos Reis, prevê-se que esse seja o inverno mais rigoroso em relação aos últimos dez anos.

Previsão para o inverno

Nos próximos meses, ocorrerão entradas de massas de ar polar, que causarão a queda significativa nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Em Minas, no Triângulo Mineiro, a temperatura média durante o inverno deverá ficar entre 14 e 27ºC. Na região Norte, as temperaturas no período poderão chegar a 29ºC. No Leste, os termômetros deverão marcar entre 15 e 27ºC. Para a Zona da Mata, as temperaturas deverão ficar entre 12 e 23ºC. Há previsão de frio para o Sul, onde as temperaturas mínimas médias serão de 8ºC e as máximas, de 22ºC. Já na região Central, incluindo Belo Horizonte e a região metropolitana, as temperaturas deverão ficar entre 13 e 26ºC.

 “Ressalto que estamos na estação seca em Minas Gerais. Essa época é caracterizada por baixos índices pluviométricos e por baixos índices de umidade relativa do ar, o que aumenta o número de focos de queimadas”, afirma o meteorologista.

Notícias relacionadas