Super banner
Super banner

Minas Gerais prorroga vacinação contra a gripe até 29 de maio

Minas Gerais prorroga vacinação contra a gripe até 29 de maio

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomenda, com base em determinação do Ministério da Saúde, que todos os municípios prossigam com a Campanha de Vacinação contra a Gripe para maiores de 60 anos até o dia 29 de maio. Atualmente, Minas Gerais conta com uma cobertura de 65,70%, o que corresponde a 1.456.135 pessoas imunizadas.  A meta estabelecida é imunizar 80% da população com 60 anos ou mais.

“É importante que os municípios continuem com os esforços para que possamos atingir os indicadores traçados e conseqüentemente reduzirmos o número de internações por doenças respiratórias. A vacina nos dá esta resposta e a população maior de 60 anos deve estar atenta e procurar as unidades de saúde”, explicou a coordenadora Estadual de Imunização da SES, Tânia Brant.

Segundo Tânia Brant, a vacinação é realmente eficaz. Desde que começou a ser feita em 1999 provocou uma diminuição de 30% das internações de idosos por pneumonia e por doenças pulmonares obstrutivas crônicas no Estado.

“A população acima de 60 anos é composta por pessoas felizes e animadas, que têm orgulho de ter chegado a esta idade com saúde. Elas querem continuar produzindo e têm muito a ofertar à sociedade, por isso se cuidam e se preparam para o futuro”, afirmou.

Tânia também alertou que a imunização, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não causa gripe, pois tem em sua composição vírus mortos. Os efeitos mais comuns são dores no local de aplicação, vermelhidão e febre, que se manifestam em apenas 1% dos imunizados. A vacina demora duas semanas para assegurar uma proteção contra a doença e seis semanas para uma proteção máxima, o que coincide com o inverno.

Notícias relacionadas