Super banner

Minas lança primeira campanha estadual contra a meningite

Minas lança primeira campanha estadual contra a meningite

A apresentação da primeira campanha estadual de vacinação contra a meningite meningocócica C foi realizada nesta quarta-feira (18), no Palácio da Liberdade, com a participação do governador Aécio Neves. O dia D para a vacinação em massa será no sábado, 28 de novembro, nos 853 municípios mineiros, quando serão disponibilizadas 800 mil doses do medicamento. Minas é o primeiro Estado brasileiro a oferecer gratuitamente esse tipo de vacina. A inclusão da vacina contra a doença no calendário nacional está prevista apenas para 2011.

Já no próximo domingo (22), emissoras de rádio e TV começam a veicular vídeo convocando e chamando a atenção dos pais para a importância de levar os filhos menores de 2 anos a um dos 7,3 mil postos de saúde e postos volantes que estarão atendendo em todo o Estado. O objetivo é imunizar 100% da população estimada em 540 mil crianças dessa faixa etária que vivem no Estado.

Crianças menores de 1 ano receberão duas doses e um reforço será feito entre 12 e 24 meses. Após um ano de idade a vacina é feita em dose única. Com essa ação a expectativa é de que no período de cinco anos todas as crianças de 3 meses a 5 anos, num total de 1,3 milhão de crianças no Estado, estejam protegidas contra meningite meningocócica C.

Imunização

Para o secretário-adjunto de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a decisão do governo de Minas em colocar a vacina meningocócica C no calendário de imunização do Estado representa um importante avanço.

“Estamos falando de um aspecto da ousadia de um governo que tem uma característica muito inovadora, que traz mais uma vez uma iniciativa em que Minas sai na frente, incorporando ao calendário vacinal a principal ferramenta de enfrentamento a essa doença tão grave que é a meningite, que é a vacina.”

Notícias relacionadas